Entre análise de textos e narrativas de professores que ensinam matemática: interesses e primeiros movimentos de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Mirian Maria
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14583
Resumo: Este artigo apresenta considerações em torno dos meus primeiros movimentos de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Formação Cientifica, Educacional e Tecnológica -  PPGFCET. São pesquisas de mestrado, ainda em andamento, que revelam os interesses de pesquisa que tenho exercitado na linha de educação matemática, neste programa. O foco dessas investigações debruça-se sobre dois principais temas: a análise de textos escritos, mobilizando para isso o Referencial Metodológico da Hermenêutica de Profundidade; e a elaboração e análise de narrativas de professores que ensinam matemática em espaços e momentos de formação, por meio da metodologia História Oral. O texto traz esses dois movimentos de pesquisas, chamados aqui de movimentos 1 e 2, e esses cuidam, especificamente e respectivamente, de uma investigação com professores participantes da Oficina Pedagógica de Matemática - OPM, cujas narrativas foram elaboradas a partir de entrevistas parametrizadas pela História Oral e uma investigação das Trilhas de Aprendizagem do estado do Paraná disparando um exercício hermenêutico de análise.
id UTFPR-13_7a4e3ae42f07642898df95b51ed2c989
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14583
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Entre análise de textos e narrativas de professores que ensinam matemática: interesses e primeiros movimentos de pesquisaBetween text analysis and narratives from teachers who teach mathematics: interests and first research movementsensinoHermenêutica de Profundidade; Trilhas de Aprendizagem; Formação de Professores; História Oral; Oficina Pedagógica de Matemática.Depth Hermeneutics; Learning Tracks; Teacher’s Formation; Oral History; Mathematics Pedagogical WorkshopEste artigo apresenta considerações em torno dos meus primeiros movimentos de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Formação Cientifica, Educacional e Tecnológica -  PPGFCET. São pesquisas de mestrado, ainda em andamento, que revelam os interesses de pesquisa que tenho exercitado na linha de educação matemática, neste programa. O foco dessas investigações debruça-se sobre dois principais temas: a análise de textos escritos, mobilizando para isso o Referencial Metodológico da Hermenêutica de Profundidade; e a elaboração e análise de narrativas de professores que ensinam matemática em espaços e momentos de formação, por meio da metodologia História Oral. O texto traz esses dois movimentos de pesquisas, chamados aqui de movimentos 1 e 2, e esses cuidam, especificamente e respectivamente, de uma investigação com professores participantes da Oficina Pedagógica de Matemática - OPM, cujas narrativas foram elaboradas a partir de entrevistas parametrizadas pela História Oral e uma investigação das Trilhas de Aprendizagem do estado do Paraná disparando um exercício hermenêutico de análise.This article presents considerations about the first research movements in the Graduate Program in Scientific, Educational and Technological Formation – PPGFCET. These are master’s researches, still in progress, that reveal the research interests I have been exercised in the Mathematics Education Field, in this Program. The focus of these investigations is inclined to two main themes: the written texts analysis, mobilizing the Depth Hermeneutics Methodological Referential for that matter; and elaborations and analysis of narratives from teachers who teach mathematics in formation spaces and moments, through the Oral History methodology. The text brings these two research movements, mentioned here as movement 1 and 2, and the last ones are regarding to, specifically and respectively, an investigation with teachers participating in the Mathematics Pedagogical Workshop – OPM, in which the narratives were elaborated from interviews parameterized by the Oral History, and an investigation on Learning Tracks in the Paraná State, launching an analysis hermeneutics exercise.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Andrade, Mirian Maria2021-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1458310.3895/actio.v6n3.14583ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 3 (2021); 1-15ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 3 (2021); 1-152525-892310.3895/actio.v6n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14583/8586Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T14:10:30Zoai:periodicos.utfpr:article/14583Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-26T14:10:30Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre análise de textos e narrativas de professores que ensinam matemática: interesses e primeiros movimentos de pesquisa
Between text analysis and narratives from teachers who teach mathematics: interests and first research movements
title Entre análise de textos e narrativas de professores que ensinam matemática: interesses e primeiros movimentos de pesquisa
spellingShingle Entre análise de textos e narrativas de professores que ensinam matemática: interesses e primeiros movimentos de pesquisa
Andrade, Mirian Maria
ensino
Hermenêutica de Profundidade; Trilhas de Aprendizagem; Formação de Professores; História Oral; Oficina Pedagógica de Matemática.
Depth Hermeneutics; Learning Tracks; Teacher’s Formation; Oral History; Mathematics Pedagogical Workshop
title_short Entre análise de textos e narrativas de professores que ensinam matemática: interesses e primeiros movimentos de pesquisa
title_full Entre análise de textos e narrativas de professores que ensinam matemática: interesses e primeiros movimentos de pesquisa
title_fullStr Entre análise de textos e narrativas de professores que ensinam matemática: interesses e primeiros movimentos de pesquisa
title_full_unstemmed Entre análise de textos e narrativas de professores que ensinam matemática: interesses e primeiros movimentos de pesquisa
title_sort Entre análise de textos e narrativas de professores que ensinam matemática: interesses e primeiros movimentos de pesquisa
author Andrade, Mirian Maria
author_facet Andrade, Mirian Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Mirian Maria
dc.subject.por.fl_str_mv ensino
Hermenêutica de Profundidade; Trilhas de Aprendizagem; Formação de Professores; História Oral; Oficina Pedagógica de Matemática.
Depth Hermeneutics; Learning Tracks; Teacher’s Formation; Oral History; Mathematics Pedagogical Workshop
topic ensino
Hermenêutica de Profundidade; Trilhas de Aprendizagem; Formação de Professores; História Oral; Oficina Pedagógica de Matemática.
Depth Hermeneutics; Learning Tracks; Teacher’s Formation; Oral History; Mathematics Pedagogical Workshop
description Este artigo apresenta considerações em torno dos meus primeiros movimentos de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Formação Cientifica, Educacional e Tecnológica -  PPGFCET. São pesquisas de mestrado, ainda em andamento, que revelam os interesses de pesquisa que tenho exercitado na linha de educação matemática, neste programa. O foco dessas investigações debruça-se sobre dois principais temas: a análise de textos escritos, mobilizando para isso o Referencial Metodológico da Hermenêutica de Profundidade; e a elaboração e análise de narrativas de professores que ensinam matemática em espaços e momentos de formação, por meio da metodologia História Oral. O texto traz esses dois movimentos de pesquisas, chamados aqui de movimentos 1 e 2, e esses cuidam, especificamente e respectivamente, de uma investigação com professores participantes da Oficina Pedagógica de Matemática - OPM, cujas narrativas foram elaboradas a partir de entrevistas parametrizadas pela História Oral e uma investigação das Trilhas de Aprendizagem do estado do Paraná disparando um exercício hermenêutico de análise.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-05
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14583
10.3895/actio.v6n3.14583
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14583
identifier_str_mv 10.3895/actio.v6n3.14583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14583/8586
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 3 (2021); 1-15
ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 3 (2021); 1-15
2525-8923
10.3895/actio.v6n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985527586816