Análise do processo de construção da prática docente de um professor de Ciências, a partir da perspectiva de sistema de atividades proposta por Engeström
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4739 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar o processo de construção da prática docente por um professor, considerando atividades e ações por ele descritas ao falar sobre formação e experiência profissional. Para isso, buscamos avaliar como a prática docente tem sido abordada na literatura (CAVALCANTI NETO; AMARAL, 2013), e fazer uma discussão sobre concepções de prática docente propostas na literatura (TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991; TARDIF, 2002), para situar uma visão de prática docente como atividade humana, numa perspectiva histórico cultural (LEONTIEV, 1978, ENGESTRÖM, 1997, 2001). Para estruturação e análise de atividades descritas pelo professor, tomamos por base a proposta de sistema de atividades feita por Engeström (1997, 2001), considerando aspectos de produção, troca, distribuição e consumação, nas relações estabelecidas entre sujeito, objeto, mediadores, regras, comunidade e divisão de trabalho. A pesquisa foi realizada a partir de entrevista com um professor de Ciências e Tecnologia, de Montreal, Canadá. A entrevista semiestruturada foi gravada em áudio, transcrita para análise e teve como orientação os seguintes aspectos: escolha profissional, experiências anteriores, formação inicial, engajamento na atividade de ensino e o desenvolvimento da carreira. Os resultados apontam para a construção da prática docente a partir de elementos da subjetividade do professor articulada aos contextos nos quais ele vivenciou sua formação, e tem atuação e desenvolvimento profissional. Foi evidenciado um processo dinâmico de construção da prática docente, considerando relações que constantemente são estabelecidas entre sujeito, objeto e os contextos constituídos ao longo de sua trajetória. |
id |
UTFPR-13_863c39c84bb98b1aac0dfcca70356c23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4739 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do processo de construção da prática docente de um professor de Ciências, a partir da perspectiva de sistema de atividades proposta por EngeströmEste artigo tem como objetivo analisar o processo de construção da prática docente por um professor, considerando atividades e ações por ele descritas ao falar sobre formação e experiência profissional. Para isso, buscamos avaliar como a prática docente tem sido abordada na literatura (CAVALCANTI NETO; AMARAL, 2013), e fazer uma discussão sobre concepções de prática docente propostas na literatura (TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991; TARDIF, 2002), para situar uma visão de prática docente como atividade humana, numa perspectiva histórico cultural (LEONTIEV, 1978, ENGESTRÖM, 1997, 2001). Para estruturação e análise de atividades descritas pelo professor, tomamos por base a proposta de sistema de atividades feita por Engeström (1997, 2001), considerando aspectos de produção, troca, distribuição e consumação, nas relações estabelecidas entre sujeito, objeto, mediadores, regras, comunidade e divisão de trabalho. A pesquisa foi realizada a partir de entrevista com um professor de Ciências e Tecnologia, de Montreal, Canadá. A entrevista semiestruturada foi gravada em áudio, transcrita para análise e teve como orientação os seguintes aspectos: escolha profissional, experiências anteriores, formação inicial, engajamento na atividade de ensino e o desenvolvimento da carreira. Os resultados apontam para a construção da prática docente a partir de elementos da subjetividade do professor articulada aos contextos nos quais ele vivenciou sua formação, e tem atuação e desenvolvimento profissional. Foi evidenciado um processo dinâmico de construção da prática docente, considerando relações que constantemente são estabelecidas entre sujeito, objeto e os contextos constituídos ao longo de sua trajetória.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Amaral, Edenia Maria Ribeiro doCavalcanti Neto, Ana Lúcia Gomes2016-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/473910.3895/actio.v1n1.4739ACTIO: Teaching in Sciences; v. 1, n. 1 (2016); 26-50ACTIO: Docência em Ciências; v. 1, n. 1 (2016); 26-502525-892310.3895/actio.v1n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4739/3141Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:27Zoai:periodicos.utfpr:article/4739Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:27Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do processo de construção da prática docente de um professor de Ciências, a partir da perspectiva de sistema de atividades proposta por Engeström |
title |
Análise do processo de construção da prática docente de um professor de Ciências, a partir da perspectiva de sistema de atividades proposta por Engeström |
spellingShingle |
Análise do processo de construção da prática docente de um professor de Ciências, a partir da perspectiva de sistema de atividades proposta por Engeström Amaral, Edenia Maria Ribeiro do |
title_short |
Análise do processo de construção da prática docente de um professor de Ciências, a partir da perspectiva de sistema de atividades proposta por Engeström |
title_full |
Análise do processo de construção da prática docente de um professor de Ciências, a partir da perspectiva de sistema de atividades proposta por Engeström |
title_fullStr |
Análise do processo de construção da prática docente de um professor de Ciências, a partir da perspectiva de sistema de atividades proposta por Engeström |
title_full_unstemmed |
Análise do processo de construção da prática docente de um professor de Ciências, a partir da perspectiva de sistema de atividades proposta por Engeström |
title_sort |
Análise do processo de construção da prática docente de um professor de Ciências, a partir da perspectiva de sistema de atividades proposta por Engeström |
author |
Amaral, Edenia Maria Ribeiro do |
author_facet |
Amaral, Edenia Maria Ribeiro do Cavalcanti Neto, Ana Lúcia Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcanti Neto, Ana Lúcia Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Edenia Maria Ribeiro do Cavalcanti Neto, Ana Lúcia Gomes |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar o processo de construção da prática docente por um professor, considerando atividades e ações por ele descritas ao falar sobre formação e experiência profissional. Para isso, buscamos avaliar como a prática docente tem sido abordada na literatura (CAVALCANTI NETO; AMARAL, 2013), e fazer uma discussão sobre concepções de prática docente propostas na literatura (TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991; TARDIF, 2002), para situar uma visão de prática docente como atividade humana, numa perspectiva histórico cultural (LEONTIEV, 1978, ENGESTRÖM, 1997, 2001). Para estruturação e análise de atividades descritas pelo professor, tomamos por base a proposta de sistema de atividades feita por Engeström (1997, 2001), considerando aspectos de produção, troca, distribuição e consumação, nas relações estabelecidas entre sujeito, objeto, mediadores, regras, comunidade e divisão de trabalho. A pesquisa foi realizada a partir de entrevista com um professor de Ciências e Tecnologia, de Montreal, Canadá. A entrevista semiestruturada foi gravada em áudio, transcrita para análise e teve como orientação os seguintes aspectos: escolha profissional, experiências anteriores, formação inicial, engajamento na atividade de ensino e o desenvolvimento da carreira. Os resultados apontam para a construção da prática docente a partir de elementos da subjetividade do professor articulada aos contextos nos quais ele vivenciou sua formação, e tem atuação e desenvolvimento profissional. Foi evidenciado um processo dinâmico de construção da prática docente, considerando relações que constantemente são estabelecidas entre sujeito, objeto e os contextos constituídos ao longo de sua trajetória. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4739 10.3895/actio.v1n1.4739 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4739 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v1n1.4739 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4739/3141 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 1, n. 1 (2016); 26-50 ACTIO: Docência em Ciências; v. 1, n. 1 (2016); 26-50 2525-8923 10.3895/actio.v1n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983783804928 |