Análise do processo de construção da prática docente de um professor de Ciências, a partir da perspectiva de sistema de atividades proposta por Engeström

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Edenia Maria Ribeiro do
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cavalcanti Neto, Ana Lúcia Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4739
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar o processo de construção da prática docente por um professor, considerando atividades e ações por ele descritas ao falar sobre formação e experiência profissional. Para isso, buscamos avaliar como a prática docente tem sido abordada na literatura (CAVALCANTI NETO; AMARAL, 2013), e fazer uma discussão sobre concepções de prática docente propostas na literatura (TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991; TARDIF, 2002), para situar uma visão de prática docente como atividade humana, numa perspectiva histórico cultural (LEONTIEV, 1978, ENGESTRÖM, 1997, 2001). Para estruturação e análise de atividades descritas pelo professor, tomamos por base a proposta de sistema de atividades feita por Engeström (1997, 2001), considerando aspectos de produção, troca, distribuição e consumação, nas relações estabelecidas entre sujeito, objeto, mediadores, regras, comunidade e divisão de trabalho. A pesquisa foi realizada a partir de entrevista com um professor de Ciências e Tecnologia, de Montreal, Canadá. A entrevista semiestruturada foi gravada em áudio, transcrita para análise e teve como orientação os seguintes aspectos: escolha profissional, experiências anteriores, formação inicial, engajamento na atividade de ensino e o desenvolvimento da carreira. Os resultados apontam para a construção da prática docente a partir de elementos da subjetividade do professor articulada aos contextos nos quais ele vivenciou sua formação, e tem atuação e desenvolvimento profissional. Foi evidenciado um processo dinâmico de construção da prática docente, considerando relações que constantemente são estabelecidas entre sujeito, objeto e os contextos constituídos ao longo de sua trajetória.
id UTFPR-13_863c39c84bb98b1aac0dfcca70356c23
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4739
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Análise do processo de construção da prática docente de um professor de Ciências, a partir da perspectiva de sistema de atividades proposta por EngeströmEste artigo tem como objetivo analisar o processo de construção da prática docente por um professor, considerando atividades e ações por ele descritas ao falar sobre formação e experiência profissional. Para isso, buscamos avaliar como a prática docente tem sido abordada na literatura (CAVALCANTI NETO; AMARAL, 2013), e fazer uma discussão sobre concepções de prática docente propostas na literatura (TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991; TARDIF, 2002), para situar uma visão de prática docente como atividade humana, numa perspectiva histórico cultural (LEONTIEV, 1978, ENGESTRÖM, 1997, 2001). Para estruturação e análise de atividades descritas pelo professor, tomamos por base a proposta de sistema de atividades feita por Engeström (1997, 2001), considerando aspectos de produção, troca, distribuição e consumação, nas relações estabelecidas entre sujeito, objeto, mediadores, regras, comunidade e divisão de trabalho. A pesquisa foi realizada a partir de entrevista com um professor de Ciências e Tecnologia, de Montreal, Canadá. A entrevista semiestruturada foi gravada em áudio, transcrita para análise e teve como orientação os seguintes aspectos: escolha profissional, experiências anteriores, formação inicial, engajamento na atividade de ensino e o desenvolvimento da carreira. Os resultados apontam para a construção da prática docente a partir de elementos da subjetividade do professor articulada aos contextos nos quais ele vivenciou sua formação, e tem atuação e desenvolvimento profissional. Foi evidenciado um processo dinâmico de construção da prática docente, considerando relações que constantemente são estabelecidas entre sujeito, objeto e os contextos constituídos ao longo de sua trajetória.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Amaral, Edenia Maria Ribeiro doCavalcanti Neto, Ana Lúcia Gomes2016-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/473910.3895/actio.v1n1.4739ACTIO: Teaching in Sciences; v. 1, n. 1 (2016); 26-50ACTIO: Docência em Ciências; v. 1, n. 1 (2016); 26-502525-892310.3895/actio.v1n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4739/3141Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:27Zoai:periodicos.utfpr:article/4739Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:27Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do processo de construção da prática docente de um professor de Ciências, a partir da perspectiva de sistema de atividades proposta por Engeström
title Análise do processo de construção da prática docente de um professor de Ciências, a partir da perspectiva de sistema de atividades proposta por Engeström
spellingShingle Análise do processo de construção da prática docente de um professor de Ciências, a partir da perspectiva de sistema de atividades proposta por Engeström
Amaral, Edenia Maria Ribeiro do
title_short Análise do processo de construção da prática docente de um professor de Ciências, a partir da perspectiva de sistema de atividades proposta por Engeström
title_full Análise do processo de construção da prática docente de um professor de Ciências, a partir da perspectiva de sistema de atividades proposta por Engeström
title_fullStr Análise do processo de construção da prática docente de um professor de Ciências, a partir da perspectiva de sistema de atividades proposta por Engeström
title_full_unstemmed Análise do processo de construção da prática docente de um professor de Ciências, a partir da perspectiva de sistema de atividades proposta por Engeström
title_sort Análise do processo de construção da prática docente de um professor de Ciências, a partir da perspectiva de sistema de atividades proposta por Engeström
author Amaral, Edenia Maria Ribeiro do
author_facet Amaral, Edenia Maria Ribeiro do
Cavalcanti Neto, Ana Lúcia Gomes
author_role author
author2 Cavalcanti Neto, Ana Lúcia Gomes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Edenia Maria Ribeiro do
Cavalcanti Neto, Ana Lúcia Gomes
description Este artigo tem como objetivo analisar o processo de construção da prática docente por um professor, considerando atividades e ações por ele descritas ao falar sobre formação e experiência profissional. Para isso, buscamos avaliar como a prática docente tem sido abordada na literatura (CAVALCANTI NETO; AMARAL, 2013), e fazer uma discussão sobre concepções de prática docente propostas na literatura (TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991; TARDIF, 2002), para situar uma visão de prática docente como atividade humana, numa perspectiva histórico cultural (LEONTIEV, 1978, ENGESTRÖM, 1997, 2001). Para estruturação e análise de atividades descritas pelo professor, tomamos por base a proposta de sistema de atividades feita por Engeström (1997, 2001), considerando aspectos de produção, troca, distribuição e consumação, nas relações estabelecidas entre sujeito, objeto, mediadores, regras, comunidade e divisão de trabalho. A pesquisa foi realizada a partir de entrevista com um professor de Ciências e Tecnologia, de Montreal, Canadá. A entrevista semiestruturada foi gravada em áudio, transcrita para análise e teve como orientação os seguintes aspectos: escolha profissional, experiências anteriores, formação inicial, engajamento na atividade de ensino e o desenvolvimento da carreira. Os resultados apontam para a construção da prática docente a partir de elementos da subjetividade do professor articulada aos contextos nos quais ele vivenciou sua formação, e tem atuação e desenvolvimento profissional. Foi evidenciado um processo dinâmico de construção da prática docente, considerando relações que constantemente são estabelecidas entre sujeito, objeto e os contextos constituídos ao longo de sua trajetória.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4739
10.3895/actio.v1n1.4739
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4739
identifier_str_mv 10.3895/actio.v1n1.4739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4739/3141
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 1, n. 1 (2016); 26-50
ACTIO: Docência em Ciências; v. 1, n. 1 (2016); 26-50
2525-8923
10.3895/actio.v1n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983783804928