Pesquisa em ensino de astronomia para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siemsen, Giselle Henequin
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lorenzetti, Leonir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6838
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a pesquisa em Ensino de Astronomia para o Ensino Médio, desenvolvida em programas de Pós-Graduação. Para esta análise, foi utilizada uma abordagem do tipo “Estado da Arte”, a partir de trabalhos encontradas no Banco de Teses e Dissertações da Capes, voltados para o Ensino Médio. Foram averiguados, nesses documentos, principalmente a metodologia de pesquisa, o caráter disciplinar ou interdisciplinar, os conteúdos abordados e as relações estabelecidas a partir destes conteúdos. Com base nessa investigação, observou-se que todas as pesquisas são de Mestrado acadêmico ou profissional, com foco na sala de aula. Com relação aos conteúdos abordados, percebeu-se uma valorização da Física frente às demais disciplinas, com poucas relações com tópicos de outras áreas do conhecimento, indicando lacunas, principalmente quanto aos conteúdos de química. Desta forma, a maioria dos trabalhos são classificados como disciplinares, confrontando as orientações dos PCN e PCN+. Concluiu-se, então, que há a necessidade de um enfoque interdisciplinar mais sólidos nas pesquisas em Ensino de Astronomia para o Ensino Médio, considerando principalmente a inclusão de conteúdos de Química.
id UTFPR-13_90c921927f1f7cae198e09189de34536
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6838
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Pesquisa em ensino de astronomia para o ensino médioEnsino e Aprendizagem; Métodos e técnicas de ensinoEnsino de Astronomia; Ensino Médio; QuímicaO presente estudo tem como objetivo analisar a pesquisa em Ensino de Astronomia para o Ensino Médio, desenvolvida em programas de Pós-Graduação. Para esta análise, foi utilizada uma abordagem do tipo “Estado da Arte”, a partir de trabalhos encontradas no Banco de Teses e Dissertações da Capes, voltados para o Ensino Médio. Foram averiguados, nesses documentos, principalmente a metodologia de pesquisa, o caráter disciplinar ou interdisciplinar, os conteúdos abordados e as relações estabelecidas a partir destes conteúdos. Com base nessa investigação, observou-se que todas as pesquisas são de Mestrado acadêmico ou profissional, com foco na sala de aula. Com relação aos conteúdos abordados, percebeu-se uma valorização da Física frente às demais disciplinas, com poucas relações com tópicos de outras áreas do conhecimento, indicando lacunas, principalmente quanto aos conteúdos de química. Desta forma, a maioria dos trabalhos são classificados como disciplinares, confrontando as orientações dos PCN e PCN+. Concluiu-se, então, que há a necessidade de um enfoque interdisciplinar mais sólidos nas pesquisas em Ensino de Astronomia para o Ensino Médio, considerando principalmente a inclusão de conteúdos de Química.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Siemsen, Giselle HenequinLorenzetti, Leonir2017-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/683810.3895/actio.v2n3.6838ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 185-207ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 185-2072525-892310.3895/actio.v2n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6838/4679Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:13Zoai:periodicos.utfpr:article/6838Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:13Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa em ensino de astronomia para o ensino médio
title Pesquisa em ensino de astronomia para o ensino médio
spellingShingle Pesquisa em ensino de astronomia para o ensino médio
Siemsen, Giselle Henequin
Ensino e Aprendizagem; Métodos e técnicas de ensino
Ensino de Astronomia; Ensino Médio; Química
title_short Pesquisa em ensino de astronomia para o ensino médio
title_full Pesquisa em ensino de astronomia para o ensino médio
title_fullStr Pesquisa em ensino de astronomia para o ensino médio
title_full_unstemmed Pesquisa em ensino de astronomia para o ensino médio
title_sort Pesquisa em ensino de astronomia para o ensino médio
author Siemsen, Giselle Henequin
author_facet Siemsen, Giselle Henequin
Lorenzetti, Leonir
author_role author
author2 Lorenzetti, Leonir
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Siemsen, Giselle Henequin
Lorenzetti, Leonir
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e Aprendizagem; Métodos e técnicas de ensino
Ensino de Astronomia; Ensino Médio; Química
topic Ensino e Aprendizagem; Métodos e técnicas de ensino
Ensino de Astronomia; Ensino Médio; Química
description O presente estudo tem como objetivo analisar a pesquisa em Ensino de Astronomia para o Ensino Médio, desenvolvida em programas de Pós-Graduação. Para esta análise, foi utilizada uma abordagem do tipo “Estado da Arte”, a partir de trabalhos encontradas no Banco de Teses e Dissertações da Capes, voltados para o Ensino Médio. Foram averiguados, nesses documentos, principalmente a metodologia de pesquisa, o caráter disciplinar ou interdisciplinar, os conteúdos abordados e as relações estabelecidas a partir destes conteúdos. Com base nessa investigação, observou-se que todas as pesquisas são de Mestrado acadêmico ou profissional, com foco na sala de aula. Com relação aos conteúdos abordados, percebeu-se uma valorização da Física frente às demais disciplinas, com poucas relações com tópicos de outras áreas do conhecimento, indicando lacunas, principalmente quanto aos conteúdos de química. Desta forma, a maioria dos trabalhos são classificados como disciplinares, confrontando as orientações dos PCN e PCN+. Concluiu-se, então, que há a necessidade de um enfoque interdisciplinar mais sólidos nas pesquisas em Ensino de Astronomia para o Ensino Médio, considerando principalmente a inclusão de conteúdos de Química.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6838
10.3895/actio.v2n3.6838
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6838
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n3.6838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6838/4679
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 185-207
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 185-207
2525-8923
10.3895/actio.v2n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984418193408