Atividades experimentais no ensino de ciências: limites e possibilidades
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4796 |
Resumo: | Neste artigo propomos uma revisão das diversas vertentes teóricas que avaliam as possibilidades e os limites da utilização do Trabalho Experimental/Laboratorial nas aulas de Ciências. Procura-se evidenciar as discussões epistemológicas postuladas por vários pesquisadores ao classificar os procedimentos experimentais, demarcando pontos de divergência/convergência entre trabalho prático, laboratorial e experimental. Por fim, apontamos indicativos baseados nas ações realizadas em um Clube de Ciências, os quais demonstram que quando o trabalho experimental é desenvolvido pelos estudantes, utilizando um experimento investigativo para a resolução de um problema real proposto pelo professor, as possibilidades dos estudantes participarem da atividade, chegando ao conhecimento científico almejado, se ampliam consideravelmente. |
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Atividades experimentais no ensino de ciências: limites e possibilidadesNeste artigo propomos uma revisão das diversas vertentes teóricas que avaliam as possibilidades e os limites da utilização do Trabalho Experimental/Laboratorial nas aulas de Ciências. Procura-se evidenciar as discussões epistemológicas postuladas por vários pesquisadores ao classificar os procedimentos experimentais, demarcando pontos de divergência/convergência entre trabalho prático, laboratorial e experimental. Por fim, apontamos indicativos baseados nas ações realizadas em um Clube de Ciências, os quais demonstram que quando o trabalho experimental é desenvolvido pelos estudantes, utilizando um experimento investigativo para a resolução de um problema real proposto pelo professor, as possibilidades dos estudantes participarem da atividade, chegando ao conhecimento científico almejado, se ampliam consideravelmente.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Malheiro, João Manoel da Silva2016-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/479610.3895/actio.v1n1.4796ACTIO: Teaching in Sciences; v. 1, n. 1 (2016); 108-127ACTIO: Docência em Ciências; v. 1, n. 1 (2016); 108-1272525-892310.3895/actio.v1n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4796/3150Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:28Zoai:periodicos.utfpr:article/4796Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:28Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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