Ensino de ciências e educação infantil: um estudo pautado na reprodução interpretativa e cultura da infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iglesias, Thayse Geane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silveira, Camila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10609
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar como as crianças interpretam e integram os saberes de Ciências da Natureza, por meio de suas próprias práticas. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo microetnográfica. Para a constituição de dados realizou-se a observação participante, com o registro por meio de notas de campo, em um Centro Municipal de Educação Infantil localizado em Curitiba – Paraná, em uma turma de crianças de 2 a 3 anos. O tratamento dos dados pautou-se na Análise de Conteúdo com estabelecimento de categorias a priori baseadas nos quatro eixos estruturantes da Cultura de Infância, sendo esses: a) Interatividade; b) Ludicidade; c) Fantasia do Real; e d) Interação. Os resultados indicam que na categoria da Ludicidade se concentra o maior número de unidades de significado, seguida pela Interatividade, Reiteração e Fantasia do Real. As crianças por meio do brincar reproduzem atividades dos adultos, como o passo-a-passo de um experimento, e ao mesmo tempo integram suas expectativas, frustações e interpretações. A interação é fundamental para o desenvolvimento do pensamento científico, pois os pares compartilham suas experiências e estabelecem diálogos transformando as conclusões já estabelecidas sobre determinado assunto, em novas perguntas. As crianças transpõem suas dúvidas para a fantasia do real, em busca de respostas, estabelecem conexões e elaboram explicações que consideram satisfatórias a seus questionamentos. Observar a criança em sua ação permite ao docente explorar essas conclusões, instigar a curiosidade e a investigação para que desenvolvam uma visão científica do mundo real.
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