As práticas discursivas no ensino de química: um estudo das aulas dos licenciandos do programa institucional de bolsas de iniciação à docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Carolina Araújo da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Duarte, Franciane Cristina Toledo, Silva, Penha Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7594
Resumo: Este artigo apresenta as práticas discursivas identificadas em aulas de Química de licenciandos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Essas aulas foram observadas durante o desenvolvimento do projeto Água em foco: qualidade de vida e cidadania. O objetivo da pesquisa foi compreender como as abordagens comunicativas são engendradas nas aulas do licenciandos participantes do PIBID. Para a coleta de dados foram filmadas três aulas ministradas por três bolsistas sendo cada aula em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma mesma escola no município de Belo Horizonte - MG. Na análise de dados, utilizamos a ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott (2003 e 2002) para identificar as classes de abordagem comunicativa e relacioná-las com os tipos de perguntas que aconteceram nas aulas. A partir da filmagem, elaboramos mapas de episódios nos quais selecionamos um episódio de cada aula. Nestes episódios, observamos as perguntas que os licenciandos direcionaram à turma e a partir dos questionamentos realizados buscamos identificar os tipos de abordagem comunicativas que se realizavam. A análise dos dados nos permitiu identificar o esforço realizado pelos licenciandos em promover uma interação com os estudantes, emergindo assim as diferentes classes de abordagem comunicativa. Observamos também que enunciações de processo e metaprocesso facilitam o aparecimento da abordagem interativa dialógica.
id UTFPR-13_9aafe4deac0571d21b92eb96c577c47b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7594
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling As práticas discursivas no ensino de química: um estudo das aulas dos licenciandos do programa institucional de bolsas de iniciação à docênciaDiscursive practices in teaching chemistry: a study of the classes of future teachers of the institutional program of initiation to teachingEducação, Ensino-aprendizagemPIBID; Abordagem Comunicativa; Formação de ProfessoresPIBID; Communicative Approach; Training of TeachersEste artigo apresenta as práticas discursivas identificadas em aulas de Química de licenciandos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Essas aulas foram observadas durante o desenvolvimento do projeto Água em foco: qualidade de vida e cidadania. O objetivo da pesquisa foi compreender como as abordagens comunicativas são engendradas nas aulas do licenciandos participantes do PIBID. Para a coleta de dados foram filmadas três aulas ministradas por três bolsistas sendo cada aula em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma mesma escola no município de Belo Horizonte - MG. Na análise de dados, utilizamos a ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott (2003 e 2002) para identificar as classes de abordagem comunicativa e relacioná-las com os tipos de perguntas que aconteceram nas aulas. A partir da filmagem, elaboramos mapas de episódios nos quais selecionamos um episódio de cada aula. Nestes episódios, observamos as perguntas que os licenciandos direcionaram à turma e a partir dos questionamentos realizados buscamos identificar os tipos de abordagem comunicativas que se realizavam. A análise dos dados nos permitiu identificar o esforço realizado pelos licenciandos em promover uma interação com os estudantes, emergindo assim as diferentes classes de abordagem comunicativa. Observamos também que enunciações de processo e metaprocesso facilitam o aparecimento da abordagem interativa dialógica.This article presents the discursive practices identified in Chemistry classes of future teachers of the Institutional Program of Initiatives for Teaching - PIBID. These classes were observed during the development of the Water in Focus project: Quality of Life and Citizenship. The objective of the research was to understand how the communicative approach are produced in chemistry lessons of the future teachers participants of the PIBID. For data collection were filmed three lessons taught by three scholars each class in a class of second year high school students of a school in the city of Belo Horizonte-MG. In data analysis, we use the analytical tool proposed by Mortimer and Scott (2003 and 2002) to identify the classes of Communicative Approach and the types of questions present in class. From the footage, we elaborate episodes maps in which we selected an episode of each lesson. In these episodes, we observed at the questions that the future teacher directed the class and from the questionings carried out seek to identify the types of Communicative Approach. The analysis of the data allowed us to identify the effort made by future teachers to promote an interaction with students emerging the different types of communicative approach. We also observe that questions of the process and metaprocess facilitate the emergence of the interactive dialogical approach.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSilva, Ana Carolina Araújo daDuarte, Franciane Cristina ToledoSilva, Penha Souza2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/759410.3895/actio.v3n2.7594ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 2 (2018); 195-213ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 2 (2018); 195-2132525-892310.3895/actio.v3n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7594/5299https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7594/5300Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:06Zoai:periodicos.utfpr:article/7594Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:06Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas discursivas no ensino de química: um estudo das aulas dos licenciandos do programa institucional de bolsas de iniciação à docência
Discursive practices in teaching chemistry: a study of the classes of future teachers of the institutional program of initiation to teaching
title As práticas discursivas no ensino de química: um estudo das aulas dos licenciandos do programa institucional de bolsas de iniciação à docência
spellingShingle As práticas discursivas no ensino de química: um estudo das aulas dos licenciandos do programa institucional de bolsas de iniciação à docência
Silva, Ana Carolina Araújo da
Educação, Ensino-aprendizagem
PIBID; Abordagem Comunicativa; Formação de Professores
PIBID; Communicative Approach; Training of Teachers
title_short As práticas discursivas no ensino de química: um estudo das aulas dos licenciandos do programa institucional de bolsas de iniciação à docência
title_full As práticas discursivas no ensino de química: um estudo das aulas dos licenciandos do programa institucional de bolsas de iniciação à docência
title_fullStr As práticas discursivas no ensino de química: um estudo das aulas dos licenciandos do programa institucional de bolsas de iniciação à docência
title_full_unstemmed As práticas discursivas no ensino de química: um estudo das aulas dos licenciandos do programa institucional de bolsas de iniciação à docência
title_sort As práticas discursivas no ensino de química: um estudo das aulas dos licenciandos do programa institucional de bolsas de iniciação à docência
author Silva, Ana Carolina Araújo da
author_facet Silva, Ana Carolina Araújo da
Duarte, Franciane Cristina Toledo
Silva, Penha Souza
author_role author
author2 Duarte, Franciane Cristina Toledo
Silva, Penha Souza
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Carolina Araújo da
Duarte, Franciane Cristina Toledo
Silva, Penha Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Ensino-aprendizagem
PIBID; Abordagem Comunicativa; Formação de Professores
PIBID; Communicative Approach; Training of Teachers
topic Educação, Ensino-aprendizagem
PIBID; Abordagem Comunicativa; Formação de Professores
PIBID; Communicative Approach; Training of Teachers
description Este artigo apresenta as práticas discursivas identificadas em aulas de Química de licenciandos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Essas aulas foram observadas durante o desenvolvimento do projeto Água em foco: qualidade de vida e cidadania. O objetivo da pesquisa foi compreender como as abordagens comunicativas são engendradas nas aulas do licenciandos participantes do PIBID. Para a coleta de dados foram filmadas três aulas ministradas por três bolsistas sendo cada aula em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma mesma escola no município de Belo Horizonte - MG. Na análise de dados, utilizamos a ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott (2003 e 2002) para identificar as classes de abordagem comunicativa e relacioná-las com os tipos de perguntas que aconteceram nas aulas. A partir da filmagem, elaboramos mapas de episódios nos quais selecionamos um episódio de cada aula. Nestes episódios, observamos as perguntas que os licenciandos direcionaram à turma e a partir dos questionamentos realizados buscamos identificar os tipos de abordagem comunicativas que se realizavam. A análise dos dados nos permitiu identificar o esforço realizado pelos licenciandos em promover uma interação com os estudantes, emergindo assim as diferentes classes de abordagem comunicativa. Observamos também que enunciações de processo e metaprocesso facilitam o aparecimento da abordagem interativa dialógica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7594
10.3895/actio.v3n2.7594
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7594
identifier_str_mv 10.3895/actio.v3n2.7594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7594/5299
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7594/5300
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 2 (2018); 195-213
ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 2 (2018); 195-213
2525-8923
10.3895/actio.v3n2
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985008541696