As práticas discursivas no ensino de química: um estudo das aulas dos licenciandos do programa institucional de bolsas de iniciação à docência
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2018 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Actio (Curitiba) |
Download full: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7594 |
Summary: | Este artigo apresenta as práticas discursivas identificadas em aulas de Química de licenciandos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Essas aulas foram observadas durante o desenvolvimento do projeto Água em foco: qualidade de vida e cidadania. O objetivo da pesquisa foi compreender como as abordagens comunicativas são engendradas nas aulas do licenciandos participantes do PIBID. Para a coleta de dados foram filmadas três aulas ministradas por três bolsistas sendo cada aula em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma mesma escola no município de Belo Horizonte - MG. Na análise de dados, utilizamos a ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott (2003 e 2002) para identificar as classes de abordagem comunicativa e relacioná-las com os tipos de perguntas que aconteceram nas aulas. A partir da filmagem, elaboramos mapas de episódios nos quais selecionamos um episódio de cada aula. Nestes episódios, observamos as perguntas que os licenciandos direcionaram à turma e a partir dos questionamentos realizados buscamos identificar os tipos de abordagem comunicativas que se realizavam. A análise dos dados nos permitiu identificar o esforço realizado pelos licenciandos em promover uma interação com os estudantes, emergindo assim as diferentes classes de abordagem comunicativa. Observamos também que enunciações de processo e metaprocesso facilitam o aparecimento da abordagem interativa dialógica. |
id |
UTFPR-13_9aafe4deac0571d21b92eb96c577c47b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/7594 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
As práticas discursivas no ensino de química: um estudo das aulas dos licenciandos do programa institucional de bolsas de iniciação à docênciaDiscursive practices in teaching chemistry: a study of the classes of future teachers of the institutional program of initiation to teachingEducação, Ensino-aprendizagemPIBID; Abordagem Comunicativa; Formação de ProfessoresPIBID; Communicative Approach; Training of TeachersEste artigo apresenta as práticas discursivas identificadas em aulas de Química de licenciandos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Essas aulas foram observadas durante o desenvolvimento do projeto Água em foco: qualidade de vida e cidadania. O objetivo da pesquisa foi compreender como as abordagens comunicativas são engendradas nas aulas do licenciandos participantes do PIBID. Para a coleta de dados foram filmadas três aulas ministradas por três bolsistas sendo cada aula em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma mesma escola no município de Belo Horizonte - MG. Na análise de dados, utilizamos a ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott (2003 e 2002) para identificar as classes de abordagem comunicativa e relacioná-las com os tipos de perguntas que aconteceram nas aulas. A partir da filmagem, elaboramos mapas de episódios nos quais selecionamos um episódio de cada aula. Nestes episódios, observamos as perguntas que os licenciandos direcionaram à turma e a partir dos questionamentos realizados buscamos identificar os tipos de abordagem comunicativas que se realizavam. A análise dos dados nos permitiu identificar o esforço realizado pelos licenciandos em promover uma interação com os estudantes, emergindo assim as diferentes classes de abordagem comunicativa. Observamos também que enunciações de processo e metaprocesso facilitam o aparecimento da abordagem interativa dialógica.This article presents the discursive practices identified in Chemistry classes of future teachers of the Institutional Program of Initiatives for Teaching - PIBID. These classes were observed during the development of the Water in Focus project: Quality of Life and Citizenship. The objective of the research was to understand how the communicative approach are produced in chemistry lessons of the future teachers participants of the PIBID. For data collection were filmed three lessons taught by three scholars each class in a class of second year high school students of a school in the city of Belo Horizonte-MG. In data analysis, we use the analytical tool proposed by Mortimer and Scott (2003 and 2002) to identify the classes of Communicative Approach and the types of questions present in class. From the footage, we elaborate episodes maps in which we selected an episode of each lesson. In these episodes, we observed at the questions that the future teacher directed the class and from the questionings carried out seek to identify the types of Communicative Approach. The analysis of the data allowed us to identify the effort made by future teachers to promote an interaction with students emerging the different types of communicative approach. We also observe that questions of the process and metaprocess facilitate the emergence of the interactive dialogical approach.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSilva, Ana Carolina Araújo daDuarte, Franciane Cristina ToledoSilva, Penha Souza2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/759410.3895/actio.v3n2.7594ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 2 (2018); 195-213ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 2 (2018); 195-2132525-892310.3895/actio.v3n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7594/5299https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7594/5300Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:06Zoai:periodicos.utfpr:article/7594Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:06Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As práticas discursivas no ensino de química: um estudo das aulas dos licenciandos do programa institucional de bolsas de iniciação à docência Discursive practices in teaching chemistry: a study of the classes of future teachers of the institutional program of initiation to teaching |
title |
As práticas discursivas no ensino de química: um estudo das aulas dos licenciandos do programa institucional de bolsas de iniciação à docência |
spellingShingle |
As práticas discursivas no ensino de química: um estudo das aulas dos licenciandos do programa institucional de bolsas de iniciação à docência Silva, Ana Carolina Araújo da Educação, Ensino-aprendizagem PIBID; Abordagem Comunicativa; Formação de Professores PIBID; Communicative Approach; Training of Teachers |
title_short |
As práticas discursivas no ensino de química: um estudo das aulas dos licenciandos do programa institucional de bolsas de iniciação à docência |
title_full |
As práticas discursivas no ensino de química: um estudo das aulas dos licenciandos do programa institucional de bolsas de iniciação à docência |
title_fullStr |
As práticas discursivas no ensino de química: um estudo das aulas dos licenciandos do programa institucional de bolsas de iniciação à docência |
title_full_unstemmed |
As práticas discursivas no ensino de química: um estudo das aulas dos licenciandos do programa institucional de bolsas de iniciação à docência |
title_sort |
As práticas discursivas no ensino de química: um estudo das aulas dos licenciandos do programa institucional de bolsas de iniciação à docência |
author |
Silva, Ana Carolina Araújo da |
author_facet |
Silva, Ana Carolina Araújo da Duarte, Franciane Cristina Toledo Silva, Penha Souza |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Franciane Cristina Toledo Silva, Penha Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Carolina Araújo da Duarte, Franciane Cristina Toledo Silva, Penha Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, Ensino-aprendizagem PIBID; Abordagem Comunicativa; Formação de Professores PIBID; Communicative Approach; Training of Teachers |
topic |
Educação, Ensino-aprendizagem PIBID; Abordagem Comunicativa; Formação de Professores PIBID; Communicative Approach; Training of Teachers |
description |
Este artigo apresenta as práticas discursivas identificadas em aulas de Química de licenciandos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Essas aulas foram observadas durante o desenvolvimento do projeto Água em foco: qualidade de vida e cidadania. O objetivo da pesquisa foi compreender como as abordagens comunicativas são engendradas nas aulas do licenciandos participantes do PIBID. Para a coleta de dados foram filmadas três aulas ministradas por três bolsistas sendo cada aula em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma mesma escola no município de Belo Horizonte - MG. Na análise de dados, utilizamos a ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott (2003 e 2002) para identificar as classes de abordagem comunicativa e relacioná-las com os tipos de perguntas que aconteceram nas aulas. A partir da filmagem, elaboramos mapas de episódios nos quais selecionamos um episódio de cada aula. Nestes episódios, observamos as perguntas que os licenciandos direcionaram à turma e a partir dos questionamentos realizados buscamos identificar os tipos de abordagem comunicativas que se realizavam. A análise dos dados nos permitiu identificar o esforço realizado pelos licenciandos em promover uma interação com os estudantes, emergindo assim as diferentes classes de abordagem comunicativa. Observamos também que enunciações de processo e metaprocesso facilitam o aparecimento da abordagem interativa dialógica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7594 10.3895/actio.v3n2.7594 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7594 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v3n2.7594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7594/5299 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7594/5300 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 2 (2018); 195-213 ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 2 (2018); 195-213 2525-8923 10.3895/actio.v3n2 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239985008541696 |