Programa Ciência Móvel em Pernambuco: reflexões sobre as atividades itinerantes no Museu Espaço Ciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14287 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo tecer uma reflexão sobre os múltiplos elementos que perpassam a prática das atividades itinerantes do programa Ciência Móvel do museu Espaço Ciência/PE. O delineamento metodológico considerou a triangulação entre dados da pesquisa bibliográfica e documental; pesquisa netnográfica, realizada a partir de notícias e postagens veiculadas pelo setor de comunicação no site do museu e nas mídias sociais; e entrevistas de autoconfrontação realizadas com o diretor do museu e a coordenadora do programa. Esse encaminhamento metodológico aponta para a percepção dos sujeitos pesquisados, atuarem como coanalistas de sua própria atividade ao desenvolverem uma verbalização. Os resultados indicam a abrangência do programa no estado de Pernambuco e adjacências e suas contribuições nos processos de descentralização do acesso à ciência. O Ciência Móvel é um programa bem consolidado, que tem dinâmica fluida e se articula facilmente com outros programas e exposições do museu para o atendimento de múltiplas demandas. Os aspectos deficitários residem nas ações de formação da equipe de mediadores e ausência de instrumentos padronizados para coleta de dados que possibilitem revelar de forma sistemática os impactos de suas práticas itinerantes nos múltiplos sujeitos participantes. |
id |
UTFPR-13_9e74b18e9674f42758f0ec697395b668 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/14287 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa Ciência Móvel em Pernambuco: reflexões sobre as atividades itinerantes no Museu Espaço Ciência“Ciência Móvel” Program in Pernambuco: reflections on itinerant activities at the Espaço Ciência MuseumÁrea: educação e sub área: tópicos específicos de educaçãoAções itinerantes; Popularização da Ciência; Museus de Ciências.Itinerant practices; Popularization of science; Science MuseumsEste trabalho tem como objetivo tecer uma reflexão sobre os múltiplos elementos que perpassam a prática das atividades itinerantes do programa Ciência Móvel do museu Espaço Ciência/PE. O delineamento metodológico considerou a triangulação entre dados da pesquisa bibliográfica e documental; pesquisa netnográfica, realizada a partir de notícias e postagens veiculadas pelo setor de comunicação no site do museu e nas mídias sociais; e entrevistas de autoconfrontação realizadas com o diretor do museu e a coordenadora do programa. Esse encaminhamento metodológico aponta para a percepção dos sujeitos pesquisados, atuarem como coanalistas de sua própria atividade ao desenvolverem uma verbalização. Os resultados indicam a abrangência do programa no estado de Pernambuco e adjacências e suas contribuições nos processos de descentralização do acesso à ciência. O Ciência Móvel é um programa bem consolidado, que tem dinâmica fluida e se articula facilmente com outros programas e exposições do museu para o atendimento de múltiplas demandas. Os aspectos deficitários residem nas ações de formação da equipe de mediadores e ausência de instrumentos padronizados para coleta de dados que possibilitem revelar de forma sistemática os impactos de suas práticas itinerantes nos múltiplos sujeitos participantes.The present study aims to reflect on multiple elements that cut across the itinerant activities’ practices in the “Ciência Móvel” Program at Espaço Ciência Museum/PE. The methodological design considered the triangulation between data from bibliographic and documentary research, netnographic research, carried out from news and posts published by the communication sector on the museum's website and on social media; and self-confrontation interviews conducted with the museum director and the program coordinator. This methodological approach points to the perception of the individuals surveyed, acting as co-analysts of their own activity, when developing a verbalization. The results indicate the scope of Program at Pernambuco and its surroundings and its contributions on the decentralization processes of access to science. “Ciência Móvel” is a well-established Program, which has a fluid dynamic, and it is easily articulated with other museum programs and exhibitions to attend multiple demands. The identified weaknesses are in the training actions of the mediator’s team and the absence of standardized instruments to a systematic data collection to reveal the impacts of their itinerant practices on the multiple participating subjects.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Roberta CristinaFranca, Suzane BezerraFerreira, Helaine Sivini2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temáticoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1428710.3895/actio.v6n2.14287ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-23ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-232525-892310.3895/actio.v6n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14287/8517https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14287/2292https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14287/2293Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:26Zoai:periodicos.utfpr:article/14287Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:26Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa Ciência Móvel em Pernambuco: reflexões sobre as atividades itinerantes no Museu Espaço Ciência “Ciência Móvel” Program in Pernambuco: reflections on itinerant activities at the Espaço Ciência Museum |
title |
Programa Ciência Móvel em Pernambuco: reflexões sobre as atividades itinerantes no Museu Espaço Ciência |
spellingShingle |
Programa Ciência Móvel em Pernambuco: reflexões sobre as atividades itinerantes no Museu Espaço Ciência Silva, Roberta Cristina Área: educação e sub área: tópicos específicos de educação Ações itinerantes; Popularização da Ciência; Museus de Ciências. Itinerant practices; Popularization of science; Science Museums |
title_short |
Programa Ciência Móvel em Pernambuco: reflexões sobre as atividades itinerantes no Museu Espaço Ciência |
title_full |
Programa Ciência Móvel em Pernambuco: reflexões sobre as atividades itinerantes no Museu Espaço Ciência |
title_fullStr |
Programa Ciência Móvel em Pernambuco: reflexões sobre as atividades itinerantes no Museu Espaço Ciência |
title_full_unstemmed |
Programa Ciência Móvel em Pernambuco: reflexões sobre as atividades itinerantes no Museu Espaço Ciência |
title_sort |
Programa Ciência Móvel em Pernambuco: reflexões sobre as atividades itinerantes no Museu Espaço Ciência |
author |
Silva, Roberta Cristina |
author_facet |
Silva, Roberta Cristina Franca, Suzane Bezerra Ferreira, Helaine Sivini |
author_role |
author |
author2 |
Franca, Suzane Bezerra Ferreira, Helaine Sivini |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Roberta Cristina Franca, Suzane Bezerra Ferreira, Helaine Sivini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Área: educação e sub área: tópicos específicos de educação Ações itinerantes; Popularização da Ciência; Museus de Ciências. Itinerant practices; Popularization of science; Science Museums |
topic |
Área: educação e sub área: tópicos específicos de educação Ações itinerantes; Popularização da Ciência; Museus de Ciências. Itinerant practices; Popularization of science; Science Museums |
description |
Este trabalho tem como objetivo tecer uma reflexão sobre os múltiplos elementos que perpassam a prática das atividades itinerantes do programa Ciência Móvel do museu Espaço Ciência/PE. O delineamento metodológico considerou a triangulação entre dados da pesquisa bibliográfica e documental; pesquisa netnográfica, realizada a partir de notícias e postagens veiculadas pelo setor de comunicação no site do museu e nas mídias sociais; e entrevistas de autoconfrontação realizadas com o diretor do museu e a coordenadora do programa. Esse encaminhamento metodológico aponta para a percepção dos sujeitos pesquisados, atuarem como coanalistas de sua própria atividade ao desenvolverem uma verbalização. Os resultados indicam a abrangência do programa no estado de Pernambuco e adjacências e suas contribuições nos processos de descentralização do acesso à ciência. O Ciência Móvel é um programa bem consolidado, que tem dinâmica fluida e se articula facilmente com outros programas e exposições do museu para o atendimento de múltiplas demandas. Os aspectos deficitários residem nas ações de formação da equipe de mediadores e ausência de instrumentos padronizados para coleta de dados que possibilitem revelar de forma sistemática os impactos de suas práticas itinerantes nos múltiplos sujeitos participantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14287 10.3895/actio.v6n2.14287 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14287 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v6n2.14287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14287/8517 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14287/2292 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14287/2293 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-23 ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-23 2525-8923 10.3895/actio.v6n2 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984912072704 |