Abordagem comunicativa em sala de aula: uma autorreflexão docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miola, Diullye
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Engelmann, Gabriele Leske
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6815
Resumo: O presente trabalho analisa as abordagens comunicativas a fim de desenvolvermos uma autorreflexão docente. As abordagens ocorreram por meio de uma atividade realizada pelo grupo PIBID, utilizando como metodologia as análises discursivas de Mortimer e Scott (2002), para verificar como ocorrem as interações entre estudantes e futuros professores de química. Para tal análise, realizamos leitura e discussão de um texto: “Identificação Genômica: o DNA Forense” como forma de contextualizar a química forense em uma sequência didática. Essa atividade serviu como base para o entendimento das análises discursivas existentes na interação entre estudantes de Ensino Médio de um Colégio da Rede Pública do Estado do Paraná e acadêmicos do subprojeto PIBID, os quais denominamos como pibidianos. As discussões foram gravadas com gravadores de áudio e depois transcritas para análise. Os métodos apresentados nas análises discursivas nos conduzem a uma autorreflexão da prática docente na interação de futuros professores de Química com estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Toledo/PR. Como a atividade foi desenvolvida pelo grupo de acadêmicos do PIBID, um dos principais focos do projeto consistiu em permitir aos pibidianos vivências sobre práticas pedagógicas em sala de aula. Com isso, esta atividade permitiu a esses acadêmicos, por meio das abordagens comunicativas de Mortimer e Scott (2002), identificar os posicionamentos pedagógicos na discussão de um texto, a fim de analisar suas ações no decorrer da atividade.
id UTFPR-13_a8b48abd916ddbb4a4ce3f0cb2de5f1f
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6815
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Abordagem comunicativa em sala de aula: uma autorreflexão docenteAprendizagem e Desempenho AcadêmicosAnálises discursivas; Formação de professor; DNA Forense;O presente trabalho analisa as abordagens comunicativas a fim de desenvolvermos uma autorreflexão docente. As abordagens ocorreram por meio de uma atividade realizada pelo grupo PIBID, utilizando como metodologia as análises discursivas de Mortimer e Scott (2002), para verificar como ocorrem as interações entre estudantes e futuros professores de química. Para tal análise, realizamos leitura e discussão de um texto: “Identificação Genômica: o DNA Forense” como forma de contextualizar a química forense em uma sequência didática. Essa atividade serviu como base para o entendimento das análises discursivas existentes na interação entre estudantes de Ensino Médio de um Colégio da Rede Pública do Estado do Paraná e acadêmicos do subprojeto PIBID, os quais denominamos como pibidianos. As discussões foram gravadas com gravadores de áudio e depois transcritas para análise. Os métodos apresentados nas análises discursivas nos conduzem a uma autorreflexão da prática docente na interação de futuros professores de Química com estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Toledo/PR. Como a atividade foi desenvolvida pelo grupo de acadêmicos do PIBID, um dos principais focos do projeto consistiu em permitir aos pibidianos vivências sobre práticas pedagógicas em sala de aula. Com isso, esta atividade permitiu a esses acadêmicos, por meio das abordagens comunicativas de Mortimer e Scott (2002), identificar os posicionamentos pedagógicos na discussão de um texto, a fim de analisar suas ações no decorrer da atividade.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPES, entidade do Governo Brasileiro, voltada para a formação de recursos humanos. Beneficiário de auxílio financeiro da CAPES – Brasil.Miola, DiullyeEngelmann, Gabriele Leske2017-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/681510.3895/actio.v2n3.6815ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 115-132ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 115-1322525-892310.3895/actio.v2n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6815/4631Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:12Zoai:periodicos.utfpr:article/6815Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:12Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem comunicativa em sala de aula: uma autorreflexão docente
title Abordagem comunicativa em sala de aula: uma autorreflexão docente
spellingShingle Abordagem comunicativa em sala de aula: uma autorreflexão docente
Miola, Diullye
Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos
Análises discursivas; Formação de professor; DNA Forense;
title_short Abordagem comunicativa em sala de aula: uma autorreflexão docente
title_full Abordagem comunicativa em sala de aula: uma autorreflexão docente
title_fullStr Abordagem comunicativa em sala de aula: uma autorreflexão docente
title_full_unstemmed Abordagem comunicativa em sala de aula: uma autorreflexão docente
title_sort Abordagem comunicativa em sala de aula: uma autorreflexão docente
author Miola, Diullye
author_facet Miola, Diullye
Engelmann, Gabriele Leske
author_role author
author2 Engelmann, Gabriele Leske
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES, entidade do Governo Brasileiro, voltada para a formação de recursos humanos. Beneficiário de auxílio financeiro da CAPES – Brasil.
dc.contributor.author.fl_str_mv Miola, Diullye
Engelmann, Gabriele Leske
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos
Análises discursivas; Formação de professor; DNA Forense;
topic Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos
Análises discursivas; Formação de professor; DNA Forense;
description O presente trabalho analisa as abordagens comunicativas a fim de desenvolvermos uma autorreflexão docente. As abordagens ocorreram por meio de uma atividade realizada pelo grupo PIBID, utilizando como metodologia as análises discursivas de Mortimer e Scott (2002), para verificar como ocorrem as interações entre estudantes e futuros professores de química. Para tal análise, realizamos leitura e discussão de um texto: “Identificação Genômica: o DNA Forense” como forma de contextualizar a química forense em uma sequência didática. Essa atividade serviu como base para o entendimento das análises discursivas existentes na interação entre estudantes de Ensino Médio de um Colégio da Rede Pública do Estado do Paraná e acadêmicos do subprojeto PIBID, os quais denominamos como pibidianos. As discussões foram gravadas com gravadores de áudio e depois transcritas para análise. Os métodos apresentados nas análises discursivas nos conduzem a uma autorreflexão da prática docente na interação de futuros professores de Química com estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Toledo/PR. Como a atividade foi desenvolvida pelo grupo de acadêmicos do PIBID, um dos principais focos do projeto consistiu em permitir aos pibidianos vivências sobre práticas pedagógicas em sala de aula. Com isso, esta atividade permitiu a esses acadêmicos, por meio das abordagens comunicativas de Mortimer e Scott (2002), identificar os posicionamentos pedagógicos na discussão de um texto, a fim de analisar suas ações no decorrer da atividade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-10
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6815
10.3895/actio.v2n3.6815
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6815
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n3.6815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6815/4631
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 115-132
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 115-132
2525-8923
10.3895/actio.v2n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984905781248