Concepções sobre cinética química: a influência da temperatura e da superfície de contato
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6777 |
Resumo: | Identificar as concepções dos estudantes é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem, pois ao conhecê-las é possível planejar e organizar as atividades a serem desenvolvidas com os estudantes. Visto isso, apresenta-se aqui parte dos resultados de uma pesquisa que objetivou analisar as concepções de estudantes do Ensino Médio sobre os fatores que alteram a velocidade das reações químicas, discutindo especificamente as concepções a respeito da influência da superfície de contato e da temperatura. A pesquisa foi realizada com 26 estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública paranaense. Os dados foram coletados por meio de diário de campo do pesquisador e de questionários, referentes à realização de um experimento, e analisados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. As respostas foram agrupadas em oito categorias, que revelaram descrições empíricas, em que foi possível observar que os estudantes apresentam dificuldade em relacionar a prática observada no experimento com o conteúdo aprendido em sala de aula, além de evidenciar dificuldades de argumentação e escrita. Tornou-se evidente a aprendizagem mecânica, que leva os estudantes a memorizarem os fatores que alteram a velocidade das reações sem que haja uma verdadeira compreensão do conteúdo, visto que a maioria dos estudantes apresentou dificuldades em relacionar energia cinética e colisões efetivas, e em justificar a influência da superfície de contato. Frente ao exposto, evidencia-se a importância de se conhecer as dificuldades dos estudantes, pois a partir desse reconhecimento é possível traçar estratégias didáticas adequadas para melhoria da aprendizagem de conceitos de Química. |
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Concepções sobre cinética química: a influência da temperatura e da superfície de contatoEducação, Ensino-AprendizagemConcepções alternativas; Ensino de química; Superfície de contato; TemperaturaIdentificar as concepções dos estudantes é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem, pois ao conhecê-las é possível planejar e organizar as atividades a serem desenvolvidas com os estudantes. Visto isso, apresenta-se aqui parte dos resultados de uma pesquisa que objetivou analisar as concepções de estudantes do Ensino Médio sobre os fatores que alteram a velocidade das reações químicas, discutindo especificamente as concepções a respeito da influência da superfície de contato e da temperatura. A pesquisa foi realizada com 26 estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública paranaense. Os dados foram coletados por meio de diário de campo do pesquisador e de questionários, referentes à realização de um experimento, e analisados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. As respostas foram agrupadas em oito categorias, que revelaram descrições empíricas, em que foi possível observar que os estudantes apresentam dificuldade em relacionar a prática observada no experimento com o conteúdo aprendido em sala de aula, além de evidenciar dificuldades de argumentação e escrita. Tornou-se evidente a aprendizagem mecânica, que leva os estudantes a memorizarem os fatores que alteram a velocidade das reações sem que haja uma verdadeira compreensão do conteúdo, visto que a maioria dos estudantes apresentou dificuldades em relacionar energia cinética e colisões efetivas, e em justificar a influência da superfície de contato. Frente ao exposto, evidencia-se a importância de se conhecer as dificuldades dos estudantes, pois a partir desse reconhecimento é possível traçar estratégias didáticas adequadas para melhoria da aprendizagem de conceitos de Química.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Marani, Pamela FrancoOliveira, Thais Andressa Lopes deSá, Marilde Beatriz Zorzi2017-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/677710.3895/actio.v2n1.6777ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 321-341ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 321-3412525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6777/4369Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:24Zoai:periodicos.utfpr:article/6777Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:24Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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