Concepções sobre cinética química: a influência da temperatura e da superfície de contato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marani, Pamela Franco
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Thais Andressa Lopes de, Sá, Marilde Beatriz Zorzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6777
Resumo: Identificar as concepções dos estudantes é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem, pois ao conhecê-las é possível planejar e organizar as atividades a serem desenvolvidas com os estudantes. Visto isso, apresenta-se aqui parte dos resultados de uma pesquisa que objetivou analisar as concepções de estudantes do Ensino Médio sobre os fatores que alteram a velocidade das reações químicas, discutindo especificamente as concepções a respeito da influência da superfície de contato e da temperatura. A pesquisa foi realizada com 26 estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública paranaense. Os dados foram coletados por meio de diário de campo do pesquisador e de questionários, referentes à realização de um experimento, e analisados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. As respostas foram agrupadas em oito categorias, que revelaram descrições empíricas, em que foi possível observar que os estudantes apresentam dificuldade em relacionar a prática observada no experimento com o conteúdo aprendido em sala de aula, além de evidenciar dificuldades de argumentação e escrita. Tornou-se evidente a aprendizagem mecânica, que leva os estudantes a memorizarem os fatores que alteram a velocidade das reações sem que haja uma verdadeira compreensão do conteúdo, visto que a maioria dos estudantes apresentou dificuldades em relacionar energia cinética e colisões efetivas, e em justificar a influência da superfície de contato. Frente ao exposto, evidencia-se a importância de se conhecer as dificuldades dos estudantes, pois a partir desse reconhecimento é possível traçar estratégias didáticas adequadas para melhoria da aprendizagem de conceitos de Química.
id UTFPR-13_b84b4e19b70edbb055346ec5ac1f527f
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6777
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Concepções sobre cinética química: a influência da temperatura e da superfície de contatoEducação, Ensino-AprendizagemConcepções alternativas; Ensino de química; Superfície de contato; TemperaturaIdentificar as concepções dos estudantes é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem, pois ao conhecê-las é possível planejar e organizar as atividades a serem desenvolvidas com os estudantes. Visto isso, apresenta-se aqui parte dos resultados de uma pesquisa que objetivou analisar as concepções de estudantes do Ensino Médio sobre os fatores que alteram a velocidade das reações químicas, discutindo especificamente as concepções a respeito da influência da superfície de contato e da temperatura. A pesquisa foi realizada com 26 estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública paranaense. Os dados foram coletados por meio de diário de campo do pesquisador e de questionários, referentes à realização de um experimento, e analisados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. As respostas foram agrupadas em oito categorias, que revelaram descrições empíricas, em que foi possível observar que os estudantes apresentam dificuldade em relacionar a prática observada no experimento com o conteúdo aprendido em sala de aula, além de evidenciar dificuldades de argumentação e escrita. Tornou-se evidente a aprendizagem mecânica, que leva os estudantes a memorizarem os fatores que alteram a velocidade das reações sem que haja uma verdadeira compreensão do conteúdo, visto que a maioria dos estudantes apresentou dificuldades em relacionar energia cinética e colisões efetivas, e em justificar a influência da superfície de contato. Frente ao exposto, evidencia-se a importância de se conhecer as dificuldades dos estudantes, pois a partir desse reconhecimento é possível traçar estratégias didáticas adequadas para melhoria da aprendizagem de conceitos de Química.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Marani, Pamela FrancoOliveira, Thais Andressa Lopes deSá, Marilde Beatriz Zorzi2017-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/677710.3895/actio.v2n1.6777ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 321-341ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 321-3412525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6777/4369Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:24Zoai:periodicos.utfpr:article/6777Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:24Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções sobre cinética química: a influência da temperatura e da superfície de contato
title Concepções sobre cinética química: a influência da temperatura e da superfície de contato
spellingShingle Concepções sobre cinética química: a influência da temperatura e da superfície de contato
Marani, Pamela Franco
Educação, Ensino-Aprendizagem
Concepções alternativas; Ensino de química; Superfície de contato; Temperatura
title_short Concepções sobre cinética química: a influência da temperatura e da superfície de contato
title_full Concepções sobre cinética química: a influência da temperatura e da superfície de contato
title_fullStr Concepções sobre cinética química: a influência da temperatura e da superfície de contato
title_full_unstemmed Concepções sobre cinética química: a influência da temperatura e da superfície de contato
title_sort Concepções sobre cinética química: a influência da temperatura e da superfície de contato
author Marani, Pamela Franco
author_facet Marani, Pamela Franco
Oliveira, Thais Andressa Lopes de
Sá, Marilde Beatriz Zorzi
author_role author
author2 Oliveira, Thais Andressa Lopes de
Sá, Marilde Beatriz Zorzi
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Marani, Pamela Franco
Oliveira, Thais Andressa Lopes de
Sá, Marilde Beatriz Zorzi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Ensino-Aprendizagem
Concepções alternativas; Ensino de química; Superfície de contato; Temperatura
topic Educação, Ensino-Aprendizagem
Concepções alternativas; Ensino de química; Superfície de contato; Temperatura
description Identificar as concepções dos estudantes é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem, pois ao conhecê-las é possível planejar e organizar as atividades a serem desenvolvidas com os estudantes. Visto isso, apresenta-se aqui parte dos resultados de uma pesquisa que objetivou analisar as concepções de estudantes do Ensino Médio sobre os fatores que alteram a velocidade das reações químicas, discutindo especificamente as concepções a respeito da influência da superfície de contato e da temperatura. A pesquisa foi realizada com 26 estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública paranaense. Os dados foram coletados por meio de diário de campo do pesquisador e de questionários, referentes à realização de um experimento, e analisados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. As respostas foram agrupadas em oito categorias, que revelaram descrições empíricas, em que foi possível observar que os estudantes apresentam dificuldade em relacionar a prática observada no experimento com o conteúdo aprendido em sala de aula, além de evidenciar dificuldades de argumentação e escrita. Tornou-se evidente a aprendizagem mecânica, que leva os estudantes a memorizarem os fatores que alteram a velocidade das reações sem que haja uma verdadeira compreensão do conteúdo, visto que a maioria dos estudantes apresentou dificuldades em relacionar energia cinética e colisões efetivas, e em justificar a influência da superfície de contato. Frente ao exposto, evidencia-se a importância de se conhecer as dificuldades dos estudantes, pois a partir desse reconhecimento é possível traçar estratégias didáticas adequadas para melhoria da aprendizagem de conceitos de Química.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-22
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6777
10.3895/actio.v2n1.6777
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6777
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n1.6777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6777/4369
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 321-341
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 321-341
2525-8923
10.3895/actio.v2n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983844622336