Contextualização da matemática financeira com noções de mercado financeiro: uma proposta de ensino crítico e ativo no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10905 |
Resumo: | O ensino da Matemática Financeira no ensino médio representa uma grande oportunidade de utilizar a disciplina de Matemática de maneira menos expositiva e com maior atitude crítica e reflexiva dos alunos, podendo construir conhecimentos úteis para o exercício de sua cidadania. Neste trabalho, a proposta de ensino crítico a partir da resolução de problemas é complementada com a aplicação dos conhecimentos de juros simples e compostos ao entendimento das aplicações de Renda Fixa e Variável, além das demonstrações práticas do uso dos sistemas de amortização Price e SAC. Dessa forma, baseando-se também em diferentes referenciais a respeito do tema, pode-se perceber que, além de atuar como instrumento de contextualização para diversas situações do cotidiano, a Matemática Financeira pode ser uma ferramenta transformadora mediante a experiência dos alunos nas aulas de atemática. A pesquisa realizada está ancorada em análises de artigos que relatam aulas em que se adotou o método da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), o qual pode estimular o raciocínio e a intuição dos alunos, e elaborar uma proposta de aula que assimile os pontos fortes relatados, para depois, submeter essa proposta à avaliação de professores de Matemática. Como resultados, percebeu-se que a maioria dos professores que participaram da avaliação aprovou a proposta de aula sugerida neste trabalho, mas muitos deles consideraram difícil implementar a ideia e convencer os alunos da importância do tema. Por fim, notou-se que as aulas sugeridas devem ser adaptadas às capacidades avaliadas dos alunos e seu interesse em aprender um conteúdo extra e que exige maior participação. |
id |
UTFPR-13_bd96632fa346caeb71ba12f3e9279324 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/10905 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contextualização da matemática financeira com noções de mercado financeiro: uma proposta de ensino crítico e ativo no ensino médioContextualization of financial mathematics with financial market notions: a critical and active teaching proposal in high schoolEducação; Ensino-AprendizagemRenda Fixa; Renda Variável; Matemática Financeira; CidadaniaFinancial Mathematics; ABRP; Financial MarketO ensino da Matemática Financeira no ensino médio representa uma grande oportunidade de utilizar a disciplina de Matemática de maneira menos expositiva e com maior atitude crítica e reflexiva dos alunos, podendo construir conhecimentos úteis para o exercício de sua cidadania. Neste trabalho, a proposta de ensino crítico a partir da resolução de problemas é complementada com a aplicação dos conhecimentos de juros simples e compostos ao entendimento das aplicações de Renda Fixa e Variável, além das demonstrações práticas do uso dos sistemas de amortização Price e SAC. Dessa forma, baseando-se também em diferentes referenciais a respeito do tema, pode-se perceber que, além de atuar como instrumento de contextualização para diversas situações do cotidiano, a Matemática Financeira pode ser uma ferramenta transformadora mediante a experiência dos alunos nas aulas de atemática. A pesquisa realizada está ancorada em análises de artigos que relatam aulas em que se adotou o método da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), o qual pode estimular o raciocínio e a intuição dos alunos, e elaborar uma proposta de aula que assimile os pontos fortes relatados, para depois, submeter essa proposta à avaliação de professores de Matemática. Como resultados, percebeu-se que a maioria dos professores que participaram da avaliação aprovou a proposta de aula sugerida neste trabalho, mas muitos deles consideraram difícil implementar a ideia e convencer os alunos da importância do tema. Por fim, notou-se que as aulas sugeridas devem ser adaptadas às capacidades avaliadas dos alunos e seu interesse em aprender um conteúdo extra e que exige maior participação.The teaching of Financial Mathematics in high school represents a great opportunity to use the subject of Mathematics in a less expository and with a more critical and reflective attitude of the students, in order to build useful knowledge for the exercise of their citizenship. In this work, the critical teaching proposal from the resolution of problems is complemented by the application of simple and compound interest knowledge to the understanding of Fixed and Variable Income applications, in addition to the practical demonstrations of the use of the Price and SAC amortization systems. Thus, based also on different references on the theme, one can realize that, in addition to acting as an instrument of contextualization for different everyday situations, Financial Mathematics can be a transforming tool through the students' experience in Mathematics. The research carried out is anchored in analysis of articles who report classes in which was adopted the Method Based Learning Problem Solving (ABRP), which can stimulate reasoning and students' intuition, and develop a lesson proposal that assimilates the reported strengths, to then submit this proposal for evaluation of Mathematics teachers. As a result, it was noticed that most of the teachers who participated in the evaluation approved the lesson suggested in this paper, but many of them found it difficult to implement the idea and to convince the students of the importance of the topic. As a conclusion, it was noted that the suggested classes should be adapted to the students' assessed abilities and to their interest in learning an extra content that requires more participation.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Tecnológica Federal do Paranáde Andrade III, Paulo Hora2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisação; Estudo de Casoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1090510.3895/actio.v5n3.10905ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 3 (2020); 1-17ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 3 (2020); 1-172525-892310.3895/actio.v5n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10905/8023https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10905/1658https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10905/1705https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10905/1706https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10905/1790Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:33Zoai:periodicos.utfpr:article/10905Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:33Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextualização da matemática financeira com noções de mercado financeiro: uma proposta de ensino crítico e ativo no ensino médio Contextualization of financial mathematics with financial market notions: a critical and active teaching proposal in high school |
title |
Contextualização da matemática financeira com noções de mercado financeiro: uma proposta de ensino crítico e ativo no ensino médio |
spellingShingle |
Contextualização da matemática financeira com noções de mercado financeiro: uma proposta de ensino crítico e ativo no ensino médio de Andrade III, Paulo Hora Educação; Ensino-Aprendizagem Renda Fixa; Renda Variável; Matemática Financeira; Cidadania Financial Mathematics; ABRP; Financial Market |
title_short |
Contextualização da matemática financeira com noções de mercado financeiro: uma proposta de ensino crítico e ativo no ensino médio |
title_full |
Contextualização da matemática financeira com noções de mercado financeiro: uma proposta de ensino crítico e ativo no ensino médio |
title_fullStr |
Contextualização da matemática financeira com noções de mercado financeiro: uma proposta de ensino crítico e ativo no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Contextualização da matemática financeira com noções de mercado financeiro: uma proposta de ensino crítico e ativo no ensino médio |
title_sort |
Contextualização da matemática financeira com noções de mercado financeiro: uma proposta de ensino crítico e ativo no ensino médio |
author |
de Andrade III, Paulo Hora |
author_facet |
de Andrade III, Paulo Hora |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Andrade III, Paulo Hora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino-Aprendizagem Renda Fixa; Renda Variável; Matemática Financeira; Cidadania Financial Mathematics; ABRP; Financial Market |
topic |
Educação; Ensino-Aprendizagem Renda Fixa; Renda Variável; Matemática Financeira; Cidadania Financial Mathematics; ABRP; Financial Market |
description |
O ensino da Matemática Financeira no ensino médio representa uma grande oportunidade de utilizar a disciplina de Matemática de maneira menos expositiva e com maior atitude crítica e reflexiva dos alunos, podendo construir conhecimentos úteis para o exercício de sua cidadania. Neste trabalho, a proposta de ensino crítico a partir da resolução de problemas é complementada com a aplicação dos conhecimentos de juros simples e compostos ao entendimento das aplicações de Renda Fixa e Variável, além das demonstrações práticas do uso dos sistemas de amortização Price e SAC. Dessa forma, baseando-se também em diferentes referenciais a respeito do tema, pode-se perceber que, além de atuar como instrumento de contextualização para diversas situações do cotidiano, a Matemática Financeira pode ser uma ferramenta transformadora mediante a experiência dos alunos nas aulas de atemática. A pesquisa realizada está ancorada em análises de artigos que relatam aulas em que se adotou o método da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), o qual pode estimular o raciocínio e a intuição dos alunos, e elaborar uma proposta de aula que assimile os pontos fortes relatados, para depois, submeter essa proposta à avaliação de professores de Matemática. Como resultados, percebeu-se que a maioria dos professores que participaram da avaliação aprovou a proposta de aula sugerida neste trabalho, mas muitos deles consideraram difícil implementar a ideia e convencer os alunos da importância do tema. Por fim, notou-se que as aulas sugeridas devem ser adaptadas às capacidades avaliadas dos alunos e seu interesse em aprender um conteúdo extra e que exige maior participação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisação; Estudo de Caso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10905 10.3895/actio.v5n3.10905 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10905 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v5n3.10905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10905/8023 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10905/1658 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10905/1705 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10905/1706 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10905/1790 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 3 (2020); 1-17 ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 3 (2020); 1-17 2525-8923 10.3895/actio.v5n3 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983713550336 |