Contextualização da matemática financeira com noções de mercado financeiro: uma proposta de ensino crítico e ativo no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Andrade III, Paulo Hora
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10905
Resumo: O ensino da Matemática Financeira no ensino médio representa uma grande oportunidade de utilizar a disciplina de Matemática de maneira menos expositiva e com maior atitude crítica e reflexiva dos alunos, podendo construir conhecimentos úteis para o exercício de sua cidadania. Neste trabalho, a proposta de ensino crítico a partir da resolução de problemas é complementada com a aplicação dos conhecimentos de juros simples e compostos ao entendimento das aplicações de Renda Fixa e Variável, além das demonstrações práticas do uso dos sistemas de amortização Price e SAC. Dessa forma, baseando-se também em diferentes referenciais a respeito do tema, pode-se perceber que, além de atuar como instrumento de contextualização para diversas situações do cotidiano, a Matemática Financeira pode ser uma ferramenta transformadora mediante a experiência dos alunos nas aulas de atemática. A pesquisa realizada está ancorada em análises de artigos que relatam aulas em que se adotou o método da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), o qual pode estimular o raciocínio e a intuição dos alunos, e elaborar uma proposta de aula que assimile os pontos fortes relatados, para depois, submeter essa proposta à avaliação de professores de Matemática. Como resultados, percebeu-se que a maioria dos professores que participaram da avaliação aprovou a proposta de aula sugerida neste trabalho, mas muitos deles consideraram difícil implementar a ideia e convencer os alunos da importância do tema. Por fim, notou-se que as aulas sugeridas devem ser adaptadas às capacidades avaliadas dos alunos e seu interesse em aprender um conteúdo extra e que exige maior participação.
id UTFPR-13_bd96632fa346caeb71ba12f3e9279324
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10905
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Contextualização da matemática financeira com noções de mercado financeiro: uma proposta de ensino crítico e ativo no ensino médioContextualization of financial mathematics with financial market notions: a critical and active teaching proposal in high schoolEducação; Ensino-AprendizagemRenda Fixa; Renda Variável; Matemática Financeira; CidadaniaFinancial Mathematics; ABRP; Financial MarketO ensino da Matemática Financeira no ensino médio representa uma grande oportunidade de utilizar a disciplina de Matemática de maneira menos expositiva e com maior atitude crítica e reflexiva dos alunos, podendo construir conhecimentos úteis para o exercício de sua cidadania. Neste trabalho, a proposta de ensino crítico a partir da resolução de problemas é complementada com a aplicação dos conhecimentos de juros simples e compostos ao entendimento das aplicações de Renda Fixa e Variável, além das demonstrações práticas do uso dos sistemas de amortização Price e SAC. Dessa forma, baseando-se também em diferentes referenciais a respeito do tema, pode-se perceber que, além de atuar como instrumento de contextualização para diversas situações do cotidiano, a Matemática Financeira pode ser uma ferramenta transformadora mediante a experiência dos alunos nas aulas de atemática. A pesquisa realizada está ancorada em análises de artigos que relatam aulas em que se adotou o método da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), o qual pode estimular o raciocínio e a intuição dos alunos, e elaborar uma proposta de aula que assimile os pontos fortes relatados, para depois, submeter essa proposta à avaliação de professores de Matemática. Como resultados, percebeu-se que a maioria dos professores que participaram da avaliação aprovou a proposta de aula sugerida neste trabalho, mas muitos deles consideraram difícil implementar a ideia e convencer os alunos da importância do tema. Por fim, notou-se que as aulas sugeridas devem ser adaptadas às capacidades avaliadas dos alunos e seu interesse em aprender um conteúdo extra e que exige maior participação.The teaching of Financial Mathematics in high school represents a great opportunity to use the subject of Mathematics in a less expository and with a more critical and reflective attitude of the students, in order to build useful knowledge for the exercise of their citizenship. In this work, the critical teaching proposal from the resolution of problems is complemented by the application of simple and compound interest knowledge to the understanding of Fixed and Variable Income applications, in addition to the practical demonstrations of the use of the Price and SAC amortization systems. Thus, based also on different references on the theme, one can realize that, in addition to acting as an instrument of contextualization for different everyday situations, Financial Mathematics can be a transforming tool through the students' experience in Mathematics. The research carried out is anchored in analysis of articles who report classes in which was adopted the Method Based Learning Problem Solving (ABRP), which can stimulate reasoning and students' intuition, and develop a lesson proposal that assimilates the reported strengths, to then submit this proposal for evaluation of Mathematics teachers. As a result, it was noticed that most of the teachers who participated in the evaluation approved the lesson suggested in this paper, but many of them found it difficult to implement the idea and to convince the students of the importance of the topic. As a conclusion, it was noted that the suggested classes should be adapted to the students' assessed abilities and to their interest in learning an extra content that requires more participation.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Tecnológica Federal do Paranáde Andrade III, Paulo Hora2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisação; Estudo de Casoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1090510.3895/actio.v5n3.10905ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 3 (2020); 1-17ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 3 (2020); 1-172525-892310.3895/actio.v5n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10905/8023https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10905/1658https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10905/1705https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10905/1706https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10905/1790Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:33Zoai:periodicos.utfpr:article/10905Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:33Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextualização da matemática financeira com noções de mercado financeiro: uma proposta de ensino crítico e ativo no ensino médio
Contextualization of financial mathematics with financial market notions: a critical and active teaching proposal in high school
title Contextualização da matemática financeira com noções de mercado financeiro: uma proposta de ensino crítico e ativo no ensino médio
spellingShingle Contextualização da matemática financeira com noções de mercado financeiro: uma proposta de ensino crítico e ativo no ensino médio
de Andrade III, Paulo Hora
Educação; Ensino-Aprendizagem
Renda Fixa; Renda Variável; Matemática Financeira; Cidadania
Financial Mathematics; ABRP; Financial Market
title_short Contextualização da matemática financeira com noções de mercado financeiro: uma proposta de ensino crítico e ativo no ensino médio
title_full Contextualização da matemática financeira com noções de mercado financeiro: uma proposta de ensino crítico e ativo no ensino médio
title_fullStr Contextualização da matemática financeira com noções de mercado financeiro: uma proposta de ensino crítico e ativo no ensino médio
title_full_unstemmed Contextualização da matemática financeira com noções de mercado financeiro: uma proposta de ensino crítico e ativo no ensino médio
title_sort Contextualização da matemática financeira com noções de mercado financeiro: uma proposta de ensino crítico e ativo no ensino médio
author de Andrade III, Paulo Hora
author_facet de Andrade III, Paulo Hora
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná

dc.contributor.author.fl_str_mv de Andrade III, Paulo Hora
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino-Aprendizagem
Renda Fixa; Renda Variável; Matemática Financeira; Cidadania
Financial Mathematics; ABRP; Financial Market
topic Educação; Ensino-Aprendizagem
Renda Fixa; Renda Variável; Matemática Financeira; Cidadania
Financial Mathematics; ABRP; Financial Market
description O ensino da Matemática Financeira no ensino médio representa uma grande oportunidade de utilizar a disciplina de Matemática de maneira menos expositiva e com maior atitude crítica e reflexiva dos alunos, podendo construir conhecimentos úteis para o exercício de sua cidadania. Neste trabalho, a proposta de ensino crítico a partir da resolução de problemas é complementada com a aplicação dos conhecimentos de juros simples e compostos ao entendimento das aplicações de Renda Fixa e Variável, além das demonstrações práticas do uso dos sistemas de amortização Price e SAC. Dessa forma, baseando-se também em diferentes referenciais a respeito do tema, pode-se perceber que, além de atuar como instrumento de contextualização para diversas situações do cotidiano, a Matemática Financeira pode ser uma ferramenta transformadora mediante a experiência dos alunos nas aulas de atemática. A pesquisa realizada está ancorada em análises de artigos que relatam aulas em que se adotou o método da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), o qual pode estimular o raciocínio e a intuição dos alunos, e elaborar uma proposta de aula que assimile os pontos fortes relatados, para depois, submeter essa proposta à avaliação de professores de Matemática. Como resultados, percebeu-se que a maioria dos professores que participaram da avaliação aprovou a proposta de aula sugerida neste trabalho, mas muitos deles consideraram difícil implementar a ideia e convencer os alunos da importância do tema. Por fim, notou-se que as aulas sugeridas devem ser adaptadas às capacidades avaliadas dos alunos e seu interesse em aprender um conteúdo extra e que exige maior participação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisação; Estudo de Caso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10905
10.3895/actio.v5n3.10905
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10905
identifier_str_mv 10.3895/actio.v5n3.10905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10905/8023
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10905/1658
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10905/1705
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10905/1706
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10905/1790
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 3 (2020); 1-17
ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 3 (2020); 1-17
2525-8923
10.3895/actio.v5n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983713550336