O uso de recursos didáticos nas aulas de ciências das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública em Viçosa do Ceará – CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Francisco Ailton da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gomes, Geovany Amorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12735
Resumo: O presente trabalho foi realizado com o objetivo principal de identificar, junto a seis professores do Ensino Fundamental II de uma escola pública de Viçosa do Ceará – CE, os recursos didáticos mais utilizados no desenvolvimento de suas aulas de Ciências. Para obtenção das informações, foi aplicado um questionário aos professores, além da observação do espaço escolar com a finalidade de localizar os materiais didáticos disponíveis. Os resultados demonstraram que boa parte dos docentes se limita ao uso do livro didático e data show em suas aulas, além de considerarem este último instrumento como agente fomentador da motivação nos alunos. Ademais, a maioria possui entendimento parcial sobre a importância dos recursos didáticos no contexto escolar, bem como ignoram a grande diversidade de ferramentas instrucionais presentes na escola e desconhecem as vantagens em relação à confecção de materiais alternativos para a educação científica. Portanto, apesar da metade dos informantes serem habilitados para ensinar Ciências, sugere-se que a maior parte receba capacitação em curso de formação continuada com enfoque na questão das ferramentas pedagógicas. Com esse aperfeiçoamento profissional, espera-se que esses professores renovem suas práticas pedagógicas no seu local de trabalho, passando a construir seus próprios materiais de apoio e/ou aproveitando ao máximo aqueles oferecidos pela escola.
id UTFPR-13_cd890f256934aaad64f0993c6d9e25f3
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/12735
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling O uso de recursos didáticos nas aulas de ciências das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública em Viçosa do Ceará – CEThe use of teaching resources in science classes of the final series of fundamental education of a public school in Viçosa do Ceará – CEEducação - Ensino-aprendizagem - Métodos e Técnicas de EnsinoEnsino de Ciências; Docentes; Recursos didáticos.Science teaching; Teachers; Didactic resources.O presente trabalho foi realizado com o objetivo principal de identificar, junto a seis professores do Ensino Fundamental II de uma escola pública de Viçosa do Ceará – CE, os recursos didáticos mais utilizados no desenvolvimento de suas aulas de Ciências. Para obtenção das informações, foi aplicado um questionário aos professores, além da observação do espaço escolar com a finalidade de localizar os materiais didáticos disponíveis. Os resultados demonstraram que boa parte dos docentes se limita ao uso do livro didático e data show em suas aulas, além de considerarem este último instrumento como agente fomentador da motivação nos alunos. Ademais, a maioria possui entendimento parcial sobre a importância dos recursos didáticos no contexto escolar, bem como ignoram a grande diversidade de ferramentas instrucionais presentes na escola e desconhecem as vantagens em relação à confecção de materiais alternativos para a educação científica. Portanto, apesar da metade dos informantes serem habilitados para ensinar Ciências, sugere-se que a maior parte receba capacitação em curso de formação continuada com enfoque na questão das ferramentas pedagógicas. Com esse aperfeiçoamento profissional, espera-se que esses professores renovem suas práticas pedagógicas no seu local de trabalho, passando a construir seus próprios materiais de apoio e/ou aproveitando ao máximo aqueles oferecidos pela escola.The present work was carried out with the main objective of identifying, together with six elementary school teachers II of a public school in Viçosa do Ceará - CE, the didactic resources most used in the development of their science classes. To obtain the information, a questionnaire was applied to the teachers, in addition to observing the school space in order to locate available teaching materials. The results showed that most teachers are limited to the use of textbook and data show in their classes, besides considering the latter instrument as an agent that promotes motivation in students. Moreover, most have partial understanding of the importance of teaching resources in the school context, as well as ignore the great diversity of instructional tools present in the school and are unaware of the advantages in relation to the preparation of alternative materials for scientific education. Therefore, although half of the informants are qualified to teach science, it is suggested that most receive training in a continuing education course with a focus on the issue of pedagogical tools. With this professional improvement, these teachers are expected to renew their pedagogical practices in their workplace, starting to build their own support materials and/or making the most of those offered by the school.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Alves, Francisco Ailton da SilvaGomes, Geovany Amorim2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1273510.3895/actio.v6n1.12735ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 1 (2021); 1-22ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 1 (2021); 1-222525-892310.3895/actio.v6n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12735/8330https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12735/1853https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12735/1934https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12735/1935https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12735/2027https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12735/2028Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:28Zoai:periodicos.utfpr:article/12735Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:28Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de recursos didáticos nas aulas de ciências das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública em Viçosa do Ceará – CE
The use of teaching resources in science classes of the final series of fundamental education of a public school in Viçosa do Ceará – CE
title O uso de recursos didáticos nas aulas de ciências das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública em Viçosa do Ceará – CE
spellingShingle O uso de recursos didáticos nas aulas de ciências das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública em Viçosa do Ceará – CE
Alves, Francisco Ailton da Silva
Educação - Ensino-aprendizagem - Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino de Ciências; Docentes; Recursos didáticos.
Science teaching; Teachers; Didactic resources.
title_short O uso de recursos didáticos nas aulas de ciências das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública em Viçosa do Ceará – CE
title_full O uso de recursos didáticos nas aulas de ciências das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública em Viçosa do Ceará – CE
title_fullStr O uso de recursos didáticos nas aulas de ciências das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública em Viçosa do Ceará – CE
title_full_unstemmed O uso de recursos didáticos nas aulas de ciências das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública em Viçosa do Ceará – CE
title_sort O uso de recursos didáticos nas aulas de ciências das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública em Viçosa do Ceará – CE
author Alves, Francisco Ailton da Silva
author_facet Alves, Francisco Ailton da Silva
Gomes, Geovany Amorim
author_role author
author2 Gomes, Geovany Amorim
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Francisco Ailton da Silva
Gomes, Geovany Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Ensino-aprendizagem - Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino de Ciências; Docentes; Recursos didáticos.
Science teaching; Teachers; Didactic resources.
topic Educação - Ensino-aprendizagem - Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino de Ciências; Docentes; Recursos didáticos.
Science teaching; Teachers; Didactic resources.
description O presente trabalho foi realizado com o objetivo principal de identificar, junto a seis professores do Ensino Fundamental II de uma escola pública de Viçosa do Ceará – CE, os recursos didáticos mais utilizados no desenvolvimento de suas aulas de Ciências. Para obtenção das informações, foi aplicado um questionário aos professores, além da observação do espaço escolar com a finalidade de localizar os materiais didáticos disponíveis. Os resultados demonstraram que boa parte dos docentes se limita ao uso do livro didático e data show em suas aulas, além de considerarem este último instrumento como agente fomentador da motivação nos alunos. Ademais, a maioria possui entendimento parcial sobre a importância dos recursos didáticos no contexto escolar, bem como ignoram a grande diversidade de ferramentas instrucionais presentes na escola e desconhecem as vantagens em relação à confecção de materiais alternativos para a educação científica. Portanto, apesar da metade dos informantes serem habilitados para ensinar Ciências, sugere-se que a maior parte receba capacitação em curso de formação continuada com enfoque na questão das ferramentas pedagógicas. Com esse aperfeiçoamento profissional, espera-se que esses professores renovem suas práticas pedagógicas no seu local de trabalho, passando a construir seus próprios materiais de apoio e/ou aproveitando ao máximo aqueles oferecidos pela escola.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12735
10.3895/actio.v6n1.12735
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12735
identifier_str_mv 10.3895/actio.v6n1.12735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12735/8330
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12735/1853
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12735/1934
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12735/1935
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12735/2027
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12735/2028
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 1 (2021); 1-22
ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 1 (2021); 1-22
2525-8923
10.3895/actio.v6n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983288877056