Matéria escura, energia escura e história da ciência na educação científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14046 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo investigar a evolução histórica dos conceitos de matéria escura e energia escura, e os conhecimentos existentes sobre estes dois fenômenos, de modo a subsidiar atividades de educação e divulgação científica. A fundamentação teórica para este trabalho foi realizada a partir de uma revisão bibliográfica que permitiu a análise de teses, dissertações, artigos e trabalhos acadêmicos tanto da área de astrofísica, quanto da área de ensino de ciências. A análise bibliográfica realizada envolveu também artigos originais escritos por cientistas como U. Le Verrier, A. Einstein, F. Zwicky, G. Gamow, V. Rubin, S. Perlmutter e A. Riess que estão disponíveis e abertos para serem lidos na internet. Em particular foram investigados o modelo cosmológico padrão, assim como as observações e os dados experimentais existentes. Para colocar em perspectiva os desafios contemporâneos acerca da natureza da matéria escura e da energia escura, são analisados alguns exemplos históricos de dilemas enfrentados no passado pela comunidade científica sobre as órbitas dos planetas Urano e de Mercúrio e acerca da existência de epiciclos, do calórico e do éter luminífero. |
id |
UTFPR-13_ce32c1ec9ff5d1523ae12a44d88d7439 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/14046 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Matéria escura, energia escura e história da ciência na educação científicaDark matter, dark energy and history of science in science educationEnsino-Aprendizagem (Ensino de Física)Astrofísica; História da Física; Setor Escuro.Astrophysics; History of Physics; Dark SectorEste artigo tem como objetivo investigar a evolução histórica dos conceitos de matéria escura e energia escura, e os conhecimentos existentes sobre estes dois fenômenos, de modo a subsidiar atividades de educação e divulgação científica. A fundamentação teórica para este trabalho foi realizada a partir de uma revisão bibliográfica que permitiu a análise de teses, dissertações, artigos e trabalhos acadêmicos tanto da área de astrofísica, quanto da área de ensino de ciências. A análise bibliográfica realizada envolveu também artigos originais escritos por cientistas como U. Le Verrier, A. Einstein, F. Zwicky, G. Gamow, V. Rubin, S. Perlmutter e A. Riess que estão disponíveis e abertos para serem lidos na internet. Em particular foram investigados o modelo cosmológico padrão, assim como as observações e os dados experimentais existentes. Para colocar em perspectiva os desafios contemporâneos acerca da natureza da matéria escura e da energia escura, são analisados alguns exemplos históricos de dilemas enfrentados no passado pela comunidade científica sobre as órbitas dos planetas Urano e de Mercúrio e acerca da existência de epiciclos, do calórico e do éter luminífero.This article aims to investigate the historical evolution of the concepts of dark matter and dark energy, and the knowledge about these two phenomena, in order to subsidize scientific education and dissemination activities. The theoretical basis for this work was based on a bibliographic review that allowed the analysis of theses, dissertations, articles and academic works both in the area of astrophysics and in the area of science teaching. The bibliographic analysis carried out also involved original papers written by scientists such as U. Le Verrier, A. Einstein, F. Zwicky, G. Gamow, V. Rubin, S. Perlmutter and A. Riess that are available and open to be read on the internet. In particular, the standard cosmological model was investigated, as well as existing observations and experimental data. To put the contemporary challenges about the nature of dark matter and dark energy in perspective, some historical examples of dilemmas faced in the past by the scientific community about the orbits of the planets Uranus and Mercury and about the existence of epicycles, caloric and luminiferous ether.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Teixeira, Ricardo Roberto PlazaSouza, Diego Corrêa Peres de2022-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1404610.3895/actio.v7n2.14046ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 2 (2022); 1-22ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 2 (2022); 1-222525-892310.3895/actio.v7n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14046/8910https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14046/2190Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:49:00Zoai:periodicos.utfpr:article/14046Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:49Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matéria escura, energia escura e história da ciência na educação científica Dark matter, dark energy and history of science in science education |
title |
Matéria escura, energia escura e história da ciência na educação científica |
spellingShingle |
Matéria escura, energia escura e história da ciência na educação científica Teixeira, Ricardo Roberto Plaza Ensino-Aprendizagem (Ensino de Física) Astrofísica; História da Física; Setor Escuro. Astrophysics; History of Physics; Dark Sector |
title_short |
Matéria escura, energia escura e história da ciência na educação científica |
title_full |
Matéria escura, energia escura e história da ciência na educação científica |
title_fullStr |
Matéria escura, energia escura e história da ciência na educação científica |
title_full_unstemmed |
Matéria escura, energia escura e história da ciência na educação científica |
title_sort |
Matéria escura, energia escura e história da ciência na educação científica |
author |
Teixeira, Ricardo Roberto Plaza |
author_facet |
Teixeira, Ricardo Roberto Plaza Souza, Diego Corrêa Peres de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Diego Corrêa Peres de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Ricardo Roberto Plaza Souza, Diego Corrêa Peres de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-Aprendizagem (Ensino de Física) Astrofísica; História da Física; Setor Escuro. Astrophysics; History of Physics; Dark Sector |
topic |
Ensino-Aprendizagem (Ensino de Física) Astrofísica; História da Física; Setor Escuro. Astrophysics; History of Physics; Dark Sector |
description |
Este artigo tem como objetivo investigar a evolução histórica dos conceitos de matéria escura e energia escura, e os conhecimentos existentes sobre estes dois fenômenos, de modo a subsidiar atividades de educação e divulgação científica. A fundamentação teórica para este trabalho foi realizada a partir de uma revisão bibliográfica que permitiu a análise de teses, dissertações, artigos e trabalhos acadêmicos tanto da área de astrofísica, quanto da área de ensino de ciências. A análise bibliográfica realizada envolveu também artigos originais escritos por cientistas como U. Le Verrier, A. Einstein, F. Zwicky, G. Gamow, V. Rubin, S. Perlmutter e A. Riess que estão disponíveis e abertos para serem lidos na internet. Em particular foram investigados o modelo cosmológico padrão, assim como as observações e os dados experimentais existentes. Para colocar em perspectiva os desafios contemporâneos acerca da natureza da matéria escura e da energia escura, são analisados alguns exemplos históricos de dilemas enfrentados no passado pela comunidade científica sobre as órbitas dos planetas Urano e de Mercúrio e acerca da existência de epiciclos, do calórico e do éter luminífero. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14046 10.3895/actio.v7n2.14046 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14046 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v7n2.14046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14046/8910 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14046/2190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 2 (2022); 1-22 ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 2 (2022); 1-22 2525-8923 10.3895/actio.v7n2 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239985014833152 |