Matéria escura, energia escura e história da ciência na educação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Diego Corrêa Peres de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14046
Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar a evolução histórica dos conceitos de matéria escura e energia escura, e os conhecimentos existentes sobre estes dois fenômenos, de modo a subsidiar atividades de educação e divulgação científica. A fundamentação teórica para este trabalho foi realizada a partir de uma revisão bibliográfica que permitiu a análise de teses, dissertações, artigos e trabalhos acadêmicos tanto da área de astrofísica, quanto da área de ensino de ciências. A análise bibliográfica realizada envolveu também artigos originais escritos por cientistas como U. Le Verrier, A. Einstein, F. Zwicky, G. Gamow, V. Rubin, S. Perlmutter e A. Riess que estão disponíveis e abertos para serem lidos na internet. Em particular foram investigados o modelo cosmológico padrão, assim como as observações e os dados experimentais existentes. Para colocar em perspectiva os desafios contemporâneos acerca da natureza da matéria escura e da energia escura, são analisados alguns exemplos históricos de dilemas enfrentados no passado pela comunidade científica sobre as órbitas dos planetas Urano e de Mercúrio e acerca da existência de epiciclos, do calórico e do éter luminífero.
id UTFPR-13_ce32c1ec9ff5d1523ae12a44d88d7439
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14046
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Matéria escura, energia escura e história da ciência na educação científicaDark matter, dark energy and history of science in science educationEnsino-Aprendizagem (Ensino de Física)Astrofísica; História da Física; Setor Escuro.Astrophysics; History of Physics; Dark SectorEste artigo tem como objetivo investigar a evolução histórica dos conceitos de matéria escura e energia escura, e os conhecimentos existentes sobre estes dois fenômenos, de modo a subsidiar atividades de educação e divulgação científica. A fundamentação teórica para este trabalho foi realizada a partir de uma revisão bibliográfica que permitiu a análise de teses, dissertações, artigos e trabalhos acadêmicos tanto da área de astrofísica, quanto da área de ensino de ciências. A análise bibliográfica realizada envolveu também artigos originais escritos por cientistas como U. Le Verrier, A. Einstein, F. Zwicky, G. Gamow, V. Rubin, S. Perlmutter e A. Riess que estão disponíveis e abertos para serem lidos na internet. Em particular foram investigados o modelo cosmológico padrão, assim como as observações e os dados experimentais existentes. Para colocar em perspectiva os desafios contemporâneos acerca da natureza da matéria escura e da energia escura, são analisados alguns exemplos históricos de dilemas enfrentados no passado pela comunidade científica sobre as órbitas dos planetas Urano e de Mercúrio e acerca da existência de epiciclos, do calórico e do éter luminífero.This article aims to investigate the historical evolution of the concepts of dark matter and dark energy, and the knowledge about these two phenomena, in order to subsidize scientific education and dissemination activities. The theoretical basis for this work was based on a bibliographic review that allowed the analysis of theses, dissertations, articles and academic works both in the area of astrophysics and in the area of science teaching. The bibliographic analysis carried out also involved original papers written by scientists such as U. Le Verrier, A. Einstein, F. Zwicky, G. Gamow, V. Rubin, S. Perlmutter and A. Riess that are available and open to be read on the internet. In particular, the standard cosmological model was investigated, as well as existing observations and experimental data. To put the contemporary challenges about the nature of dark matter and dark energy in perspective, some historical examples of dilemmas faced in the past by the scientific community about the orbits of the planets Uranus and Mercury and about the existence of epicycles, caloric and luminiferous ether.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Teixeira, Ricardo Roberto PlazaSouza, Diego Corrêa Peres de2022-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1404610.3895/actio.v7n2.14046ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 2 (2022); 1-22ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 2 (2022); 1-222525-892310.3895/actio.v7n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14046/8910https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14046/2190Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:49:00Zoai:periodicos.utfpr:article/14046Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:49Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Matéria escura, energia escura e história da ciência na educação científica
Dark matter, dark energy and history of science in science education
title Matéria escura, energia escura e história da ciência na educação científica
spellingShingle Matéria escura, energia escura e história da ciência na educação científica
Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
Ensino-Aprendizagem (Ensino de Física)
Astrofísica; História da Física; Setor Escuro.
Astrophysics; History of Physics; Dark Sector
title_short Matéria escura, energia escura e história da ciência na educação científica
title_full Matéria escura, energia escura e história da ciência na educação científica
title_fullStr Matéria escura, energia escura e história da ciência na educação científica
title_full_unstemmed Matéria escura, energia escura e história da ciência na educação científica
title_sort Matéria escura, energia escura e história da ciência na educação científica
author Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
author_facet Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
Souza, Diego Corrêa Peres de
author_role author
author2 Souza, Diego Corrêa Peres de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
Souza, Diego Corrêa Peres de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem (Ensino de Física)
Astrofísica; História da Física; Setor Escuro.
Astrophysics; History of Physics; Dark Sector
topic Ensino-Aprendizagem (Ensino de Física)
Astrofísica; História da Física; Setor Escuro.
Astrophysics; History of Physics; Dark Sector
description Este artigo tem como objetivo investigar a evolução histórica dos conceitos de matéria escura e energia escura, e os conhecimentos existentes sobre estes dois fenômenos, de modo a subsidiar atividades de educação e divulgação científica. A fundamentação teórica para este trabalho foi realizada a partir de uma revisão bibliográfica que permitiu a análise de teses, dissertações, artigos e trabalhos acadêmicos tanto da área de astrofísica, quanto da área de ensino de ciências. A análise bibliográfica realizada envolveu também artigos originais escritos por cientistas como U. Le Verrier, A. Einstein, F. Zwicky, G. Gamow, V. Rubin, S. Perlmutter e A. Riess que estão disponíveis e abertos para serem lidos na internet. Em particular foram investigados o modelo cosmológico padrão, assim como as observações e os dados experimentais existentes. Para colocar em perspectiva os desafios contemporâneos acerca da natureza da matéria escura e da energia escura, são analisados alguns exemplos históricos de dilemas enfrentados no passado pela comunidade científica sobre as órbitas dos planetas Urano e de Mercúrio e acerca da existência de epiciclos, do calórico e do éter luminífero.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-21
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14046
10.3895/actio.v7n2.14046
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14046
identifier_str_mv 10.3895/actio.v7n2.14046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14046/8910
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14046/2190
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 2 (2022); 1-22
ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 2 (2022); 1-22
2525-8923
10.3895/actio.v7n2
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985014833152