Autonomia e saber da experiência: aproximações para analisar a prática de professores iniciantes
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14285 |
Resumo: | Este texto apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo analisar o desenvolvimento da autonomia e a produção do saber da experiência por professores de Ciências e Biologia no início da trajetória profissional. O início da carreira docente é um período marcado por descobertas e desafios, causando, muitas vezes, um choque de realidade, o que permite que o professor se confronte com a idealização de escola e processos de ensino construídos durante a formação inicial. Esta pesquisa trata de uma investigação de natureza qualitativa realizada com oito professores de escolas públicas e privadas do município de Vitória da Conquista, Bahia. Os professores que, voluntariamente, participaram do estudo eram professores de Ciências e/ou Biologia, possuíam formação inicial de licenciatura em Ciências Biológicas e atuavam no ensino das disciplinas escolares Ciências e/ou Biologia por tempo igual ou inferior a cinco anos. Os dados foram produzidos por meio de entrevista semiestruturada e analisados mediante Análise de Conteúdo. Ao analisarmos as categorias saber da experiência e desenvolvimento da autonomia de docentes em início de carreira, unidades de sentido como, o uso do livro didático, a abordagem dos conteúdos, o planejamento, o vínculo trabalhista, o sentimento de pertencimento, as condições de trabalho e a seleção dos conteúdos de ensino, configuraram análise. No processo analítico foi possível notar que o enfrentamento de situações desafiadoras permitiu, por meio da reflexão da prática, que os docentes, no início da trajetória profissional, buscassem alternativas produtivas para suas aulas, demonstrando que as categorias desenvolvimento da autonomia e produção dos saberes experienciais estão relacionados com a capacidade de refletir criticamente sobre os problemas que enfrentam. Assim, consideramos a importância de as instituições escolares valorizarem e reconhecerem estas categorias como dispositivos potentes para o desenvolvimento profissional de seus professores e fortes aliados na qualificação dos processos de ensino. |
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Autonomia e saber da experiência: aproximações para analisar a prática de professores iniciantesAutonomy and experiential knowledge: approaches to analyze the practice of beginning teachersCiências Humanas; EducaçãoAutonomia docente; saberes experienciais; ensino de Ciências e Biologia.Teaching autonomy; Experiential knowledge; Teaching of Sciences and BiologyEste texto apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo analisar o desenvolvimento da autonomia e a produção do saber da experiência por professores de Ciências e Biologia no início da trajetória profissional. O início da carreira docente é um período marcado por descobertas e desafios, causando, muitas vezes, um choque de realidade, o que permite que o professor se confronte com a idealização de escola e processos de ensino construídos durante a formação inicial. Esta pesquisa trata de uma investigação de natureza qualitativa realizada com oito professores de escolas públicas e privadas do município de Vitória da Conquista, Bahia. Os professores que, voluntariamente, participaram do estudo eram professores de Ciências e/ou Biologia, possuíam formação inicial de licenciatura em Ciências Biológicas e atuavam no ensino das disciplinas escolares Ciências e/ou Biologia por tempo igual ou inferior a cinco anos. Os dados foram produzidos por meio de entrevista semiestruturada e analisados mediante Análise de Conteúdo. Ao analisarmos as categorias saber da experiência e desenvolvimento da autonomia de docentes em início de carreira, unidades de sentido como, o uso do livro didático, a abordagem dos conteúdos, o planejamento, o vínculo trabalhista, o sentimento de pertencimento, as condições de trabalho e a seleção dos conteúdos de ensino, configuraram análise. No processo analítico foi possível notar que o enfrentamento de situações desafiadoras permitiu, por meio da reflexão da prática, que os docentes, no início da trajetória profissional, buscassem alternativas produtivas para suas aulas, demonstrando que as categorias desenvolvimento da autonomia e produção dos saberes experienciais estão relacionados com a capacidade de refletir criticamente sobre os problemas que enfrentam. Assim, consideramos a importância de as instituições escolares valorizarem e reconhecerem estas categorias como dispositivos potentes para o desenvolvimento profissional de seus professores e fortes aliados na qualificação dos processos de ensino.This paper presents the results of a research aimed to analyze the development of autonomy and the production of experiential knowledge by science and biology teachers at the beginning of their professional career. The beginning of the teaching career is a period marked by discoveries and challenges, frequently provoking a reality shock, allowing the teacher to confront the idealization of the school and teaching processes built during the initial training. This research is a qualitative investigation carried out with eight teachers from public and private schools in the municipality of Vitória da Conquista, Bahia. The teachers who voluntarily participated in the study were Science and/or Biology teachers, had an undergraduate degree in Biological Sciences, and had been teaching Science and/or Biology school subjects for five years or less. The data were gathered through semi-structured interviews and analyzed using content analysis. When we analyzed the categories: experiential knowledge and development of autonomy of early career teachers, we applied meaning units such as the use of the textbook, content approach, planning, work bond, feeling of belonging, working conditions, and the selection of teaching content, were the focus of the analysis. The analytical process evidenced that the confrontation of challenging situations through reflection on the practice, allowed the teachers at the beginning of their professional trajectory to seek productive alternatives for their classes, demonstrating that the categories development of autonomy and production of experiential knowledge are related to the ability to critically reflect about the problems they face. For this reason we consider important for school institutions to value and recognize these categories as powerful devices for the professional development of their teachers and strong allies in the qualification of teaching processes.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)Carmo, Edinaldo MedeirosLeite Bomfim, Celina GabrielaBonfim-Silva, Venâncio2021-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1428510.3895/actio.v6n3.14285ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 3 (2021); 1-21ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 3 (2021); 1-212525-892310.3895/actio.v6n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14285/8604https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14285/2290https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14285/2291Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T14:10:28Zoai:periodicos.utfpr:article/14285Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-26T14:10:28Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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