Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6722 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é descrever de que modo se constituiu e vem se constituindo o campo de pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil com foco na Educação Química. São abordados no trabalho: os aspectos históricos da constituição das áreas de Ensino de Ciências e do Ensino de Química no Brasil, os principais eventos da área de Química, bem como as instituições responsáveis por eles e a frequência e locais onde ocorrem, os principais periódicos da área de Química e suas frequências e locais de publicação, o público a que se destinam os eventos e periódicos descritos, as condições necessárias para a participação nos eventos e para publicação nos periódicos e as principais linhas temáticas das investigações. A partir da análise dos dados coletados, pode-se perceber que o campo de pesquisa em Ensino de Química é de grande importância para que haja uma melhora efetiva do processo de ensino-aprendizagem em Química no país, uma vez que é a partir da ação e do conhecimento do professor, que permanece em contínuo processo de aprimoramento profissional e que reflete acerca de sua pesquisa e de sua própria prática pedagógica, que surgem novas práticas a serem usadas em sala de aula. |
id |
UTFPR-13_db8132acd329210f00ac3ce691537f16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6722 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química7.08.01.02-9Ensino de Ciências; Ensino de Química; Pesquisa em Ensino; Profissionalização DocenteO objetivo deste trabalho é descrever de que modo se constituiu e vem se constituindo o campo de pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil com foco na Educação Química. São abordados no trabalho: os aspectos históricos da constituição das áreas de Ensino de Ciências e do Ensino de Química no Brasil, os principais eventos da área de Química, bem como as instituições responsáveis por eles e a frequência e locais onde ocorrem, os principais periódicos da área de Química e suas frequências e locais de publicação, o público a que se destinam os eventos e periódicos descritos, as condições necessárias para a participação nos eventos e para publicação nos periódicos e as principais linhas temáticas das investigações. A partir da análise dos dados coletados, pode-se perceber que o campo de pesquisa em Ensino de Química é de grande importância para que haja uma melhora efetiva do processo de ensino-aprendizagem em Química no país, uma vez que é a partir da ação e do conhecimento do professor, que permanece em contínuo processo de aprimoramento profissional e que reflete acerca de sua pesquisa e de sua própria prática pedagógica, que surgem novas práticas a serem usadas em sala de aula.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET)Caraballo Melatti, GiovanaGonçalves e Silva Hussein, Fabiana Roberta2017-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/672210.3895/actio.v2n1.6722ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 23-40ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 23-402525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6722/4326Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:20Zoai:periodicos.utfpr:article/6722Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:20Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química |
title |
Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química |
spellingShingle |
Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química Caraballo Melatti, Giovana 7.08.01.02-9 Ensino de Ciências; Ensino de Química; Pesquisa em Ensino; Profissionalização Docente |
title_short |
Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química |
title_full |
Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química |
title_fullStr |
Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química |
title_full_unstemmed |
Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química |
title_sort |
Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química |
author |
Caraballo Melatti, Giovana |
author_facet |
Caraballo Melatti, Giovana Gonçalves e Silva Hussein, Fabiana Roberta |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves e Silva Hussein, Fabiana Roberta |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caraballo Melatti, Giovana Gonçalves e Silva Hussein, Fabiana Roberta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.01.02-9 Ensino de Ciências; Ensino de Química; Pesquisa em Ensino; Profissionalização Docente |
topic |
7.08.01.02-9 Ensino de Ciências; Ensino de Química; Pesquisa em Ensino; Profissionalização Docente |
description |
O objetivo deste trabalho é descrever de que modo se constituiu e vem se constituindo o campo de pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil com foco na Educação Química. São abordados no trabalho: os aspectos históricos da constituição das áreas de Ensino de Ciências e do Ensino de Química no Brasil, os principais eventos da área de Química, bem como as instituições responsáveis por eles e a frequência e locais onde ocorrem, os principais periódicos da área de Química e suas frequências e locais de publicação, o público a que se destinam os eventos e periódicos descritos, as condições necessárias para a participação nos eventos e para publicação nos periódicos e as principais linhas temáticas das investigações. A partir da análise dos dados coletados, pode-se perceber que o campo de pesquisa em Ensino de Química é de grande importância para que haja uma melhora efetiva do processo de ensino-aprendizagem em Química no país, uma vez que é a partir da ação e do conhecimento do professor, que permanece em contínuo processo de aprimoramento profissional e que reflete acerca de sua pesquisa e de sua própria prática pedagógica, que surgem novas práticas a serem usadas em sala de aula. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6722 10.3895/actio.v2n1.6722 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6722 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n1.6722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6722/4326 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 23-40 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 23-40 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239985632444416 |