Mostra de ciências itinerante: extensão universitária para inclusão científica e cultural no Espírito Santo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corte, Viviana Borges
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moura, Paulo Rogerio Garcez de, Ribeiro, Marcos Antonio, Camiletti, Giuseppi Gava, Júnior, Etereldes Gonçalves, Zamprogno, Bartolomeu, Castro, Fábio Corrêa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14118
Resumo: Em uma sociedade tão injusta e desigual, a divulgação científica de caráter itinerante destaca-se pela capacidade de alcançar as parcelas mais carentes e vulneráveis da população. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o potencial transformador das ações de difusão e popularização da ciência na perspectiva dos professores extensionistas itinerantes. Tal investigação é caracterizada como qualitativa exploratória descritiva, cujos sujeitos da pesquisa são oito professores extensionistas (P1 a P8) dos Departamentos de Física, Química, Matemática, Estatística e Ciências Biológicas. Como critério de seleção, foram entrevistados os professores vinculados aos programas/projetos ativos que aliam os termos “itinerante”, “mostra de ciências” e/ou “feira de ciências”, os quais compõem a equipe interdisciplinar da Mostra de Ciências da Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória, ES). Fez-se uso dos aspectos teórico-metodológicos da abordagem biográfica e de histórias de vida, sendo aplicado um questionário semiestruturado, como recurso da entrevista narrativa e como processo de (re) construção das memórias vividas. Os dados coletados foram tratados pela Análise de Conteúdo (AC) de Bardin, sendo as falas dos professores extensionistas agrupadas e categorizadas de modo a evidenciar as contribuições das experiências extensionistas itinerantes nos percursos profissionais dos docentes. Os docentes consideram as atividades itinerantes de divulgação científica viáveis e necessárias, pois alcançam um público menos privilegiado e que não teria acesso à ciência produzida na universidade. Por fim, acreditamos que a experiência dos professores extensionistas demonstra que a divulgação científica itinerante favorece a inclusão social e a alfabetização científica, bem como fortalece e democratiza a formação de uma cultura científica.
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Como critério de seleção, foram entrevistados os professores vinculados aos programas/projetos ativos que aliam os termos “itinerante”, “mostra de ciências” e/ou “feira de ciências”, os quais compõem a equipe interdisciplinar da Mostra de Ciências da Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória, ES). Fez-se uso dos aspectos teórico-metodológicos da abordagem biográfica e de histórias de vida, sendo aplicado um questionário semiestruturado, como recurso da entrevista narrativa e como processo de (re) construção das memórias vividas. Os dados coletados foram tratados pela Análise de Conteúdo (AC) de Bardin, sendo as falas dos professores extensionistas agrupadas e categorizadas de modo a evidenciar as contribuições das experiências extensionistas itinerantes nos percursos profissionais dos docentes. Os docentes consideram as atividades itinerantes de divulgação científica viáveis e necessárias, pois alcançam um público menos privilegiado e que não teria acesso à ciência produzida na universidade. Por fim, acreditamos que a experiência dos professores extensionistas demonstra que a divulgação científica itinerante favorece a inclusão social e a alfabetização científica, bem como fortalece e democratiza a formação de uma cultura científica.In such an unfair and unequal society, the scientific dissemination of itinerant character stands out for its ability to achieve the most needy and vulnerable sections of the population. This research aims to analyze the transforming potential of science dissemination and popularization actions from the perspective of teachers-researchers-extension workers. Such investigation is characterized as qualitative exploratory descriptive, whose research subjects are eight extension professors (P1 to P8) from the Departments of Physics, Chemistry, Mathematics, Statistics and Biological Sciences. As a selection criterion, professors linked to active programs/projects that combine the terms 'itinerant', 'science exhibition' and/or 'science fair' were interviewed, which make up the interdisciplinary team of the Science Exhibition at the Federal University of Espírito Santo (Vitória, ES). Theoretical and methodological aspects of the biographical approach and life stories, with a semi-structured questionnaire were applied, as a resource for the narrative interview and as a process of (re) construction of lived memories. We treated the collected data through Bardin's content analysis (AC), being grouped and categorized, through the process of hermeneutic interpretation, in order to highlight the contributions of itinerant extension experiences in the professors' professional paths. Teachers consider itinerant scientific dissemination activities feasible and necessary, as they reach a less privileged audience and which would not have access to the science produced in universities. Final considerations: The experience of extension teachers shows that itinerant scientific dissemination favors social inclusion and scientific literacy, as well as strengthens and democratizes the formation of a scientific culture.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Pro Reitoria de Extensão UFESMinistério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES)Corte, Viviana BorgesMoura, Paulo Rogerio Garcez deRibeiro, Marcos AntonioCamiletti, Giuseppi GavaJúnior, Etereldes GonçalvesZamprogno, BartolomeuCastro, Fábio Corrêa de2021-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temáticoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1411810.3895/actio.v6n2.14118ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-29ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-292525-892310.3895/actio.v6n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14118/8530https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14118/2210https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14118/2216https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14118/2217https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14118/2219https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14118/2220Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:25Zoai:periodicos.utfpr:article/14118Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:25Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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