Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em ciências nos anos finais do ensino fundamental: detalhando significados construídos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13777 |
Resumo: | Este artigo constitui um recorte de uma pesquisa de mestrado que objetiva compreender os saberes científicos e pedagógicos de conteúdo de Ciências, expressos por professores dos anos finais do Ensino Fundamental, na cidade de Lucas do Rio Verde – MT. Nesse sentido, estrutura-se o problema da pesquisa: como se configuram e se expressam os saberes científicos e pedagógicos de conteúdos de Ciências, subjacentes à docência de professores, ao relatarem o ensino que realizam nos anos finais do Ensino Fundamental? Para isso, adota-se, em uma esfera qualitativa, a Pesquisa Narrativa por possibilitar estruturar um estudo rigoroso e sem reducionismos, das experiências dos professores, no âmbito de seu desenvolvimento profissional, construindo leituras desse processo formativo de produção do conhecimento docente. Os colaboradores da pesquisa são três professores da disciplina de Ciências, sendo eles, de uma escola da Educação Básica, da cidade de Lucas do Rio Verde - MT. Quanto aos instrumentos investigativos, foram utilizados: questionários para caracterizar os participantes; e entrevistas semiestruturadas registradas em áudio. Para analisar os textos de campo e a partir disso construir os textos de pesquisa, foi empregada a Análise Textual Discursiva (ATD). Nesse contexto, esta pesquisa evidenciou que os participantes possuem bom domínio dos conteúdos a seguir: Os sentidos, O corpo humano e Ecossistemas da Amazônia. Constatou-se que os participantes da pesquisa não apresentaram nenhuma dificuldade de entrelaçar seus saberes científicos, assim como seus saberes pedagógicos de conteúdo, de modo a expressar intensas significações de sua docência, por meio do seu modo particular de tornar o conteúdo científico acessível ao estudante e de possibilitar a concretização do processo preconizado em Educação em Ciências. |
id |
UTFPR-13_de136c513bb676fd229eb8a2a4a9a6fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/13777 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em ciências nos anos finais do ensino fundamental: detalhando significados construídosScientific and pedagogical knowledge of sciences content in the final years of elementary school: detailing constructed meaningsEducação em CiênciasEducação em Ciências; Saberes Docentes; Ensino Fundamental; Pesquisa NarrativaScience Education; Teaching Knowledge; Elementary School; Narrative ResearchEste artigo constitui um recorte de uma pesquisa de mestrado que objetiva compreender os saberes científicos e pedagógicos de conteúdo de Ciências, expressos por professores dos anos finais do Ensino Fundamental, na cidade de Lucas do Rio Verde – MT. Nesse sentido, estrutura-se o problema da pesquisa: como se configuram e se expressam os saberes científicos e pedagógicos de conteúdos de Ciências, subjacentes à docência de professores, ao relatarem o ensino que realizam nos anos finais do Ensino Fundamental? Para isso, adota-se, em uma esfera qualitativa, a Pesquisa Narrativa por possibilitar estruturar um estudo rigoroso e sem reducionismos, das experiências dos professores, no âmbito de seu desenvolvimento profissional, construindo leituras desse processo formativo de produção do conhecimento docente. Os colaboradores da pesquisa são três professores da disciplina de Ciências, sendo eles, de uma escola da Educação Básica, da cidade de Lucas do Rio Verde - MT. Quanto aos instrumentos investigativos, foram utilizados: questionários para caracterizar os participantes; e entrevistas semiestruturadas registradas em áudio. Para analisar os textos de campo e a partir disso construir os textos de pesquisa, foi empregada a Análise Textual Discursiva (ATD). Nesse contexto, esta pesquisa evidenciou que os participantes possuem bom domínio dos conteúdos a seguir: Os sentidos, O corpo humano e Ecossistemas da Amazônia. Constatou-se que os participantes da pesquisa não apresentaram nenhuma dificuldade de entrelaçar seus saberes científicos, assim como seus saberes pedagógicos de conteúdo, de modo a expressar intensas significações de sua docência, por meio do seu modo particular de tornar o conteúdo científico acessível ao estudante e de possibilitar a concretização do processo preconizado em Educação em Ciências.This article is an excerpt from a master's research that aims to understand the scientific and pedagogical knowledge of Sciences content expressed by teachers of the final years of Elementary School in the city of Lucas do Rio Verde - MT. In this sense, the research problem is structured: how are the scientific and pedagogical knowledge of Science content underlying and teaching teachers configured and expressed when reporting the teaching they carry out in the final years of elementary school? For this, it is adopted, in a qualitative sphere, the Narrative Research for making it possible to structure a rigorous study, without reductionism, of the teachers' experiences, in the scope of their professional development, building readings of this formative process of production of the teaching knowledge. The research collaborators are three professors of the Science discipline of a school of Basic Education in the city of Lucas do Rio Verde - MT. Regarding the investigative instruments, questionnaires were used to characterize the participants; and semi-structured interviews recorded in audio. To analyze the field texts, and from there to build the research texts, Discursive Text Analysis (DTA) was used. This research showed that the participants have a good command of the contents: The senses, The human body and the Amazon ecosystems; they did not present any difficulty in intertwining their scientific knowledge and their pedagogical content knowledge, in order to express the intense meanings of their teaching, through their particular way of making scientific content accessible to students and of doing Science Education.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ribeiro, Marcel Thiago DamascenoMessias, Glesia Gomes da Costa2021-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisa Narrativaapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1377710.3895/actio.v6n2.13777ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-23ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-232525-892310.3895/actio.v6n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13777/8448https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13777/2095Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:25Zoai:periodicos.utfpr:article/13777Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:25Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em ciências nos anos finais do ensino fundamental: detalhando significados construídos Scientific and pedagogical knowledge of sciences content in the final years of elementary school: detailing constructed meanings |
title |
Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em ciências nos anos finais do ensino fundamental: detalhando significados construídos |
spellingShingle |
Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em ciências nos anos finais do ensino fundamental: detalhando significados construídos Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno Educação em Ciências Educação em Ciências; Saberes Docentes; Ensino Fundamental; Pesquisa Narrativa Science Education; Teaching Knowledge; Elementary School; Narrative Research |
title_short |
Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em ciências nos anos finais do ensino fundamental: detalhando significados construídos |
title_full |
Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em ciências nos anos finais do ensino fundamental: detalhando significados construídos |
title_fullStr |
Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em ciências nos anos finais do ensino fundamental: detalhando significados construídos |
title_full_unstemmed |
Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em ciências nos anos finais do ensino fundamental: detalhando significados construídos |
title_sort |
Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em ciências nos anos finais do ensino fundamental: detalhando significados construídos |
author |
Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno |
author_facet |
Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno Messias, Glesia Gomes da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Messias, Glesia Gomes da Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno Messias, Glesia Gomes da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Ciências Educação em Ciências; Saberes Docentes; Ensino Fundamental; Pesquisa Narrativa Science Education; Teaching Knowledge; Elementary School; Narrative Research |
topic |
Educação em Ciências Educação em Ciências; Saberes Docentes; Ensino Fundamental; Pesquisa Narrativa Science Education; Teaching Knowledge; Elementary School; Narrative Research |
description |
Este artigo constitui um recorte de uma pesquisa de mestrado que objetiva compreender os saberes científicos e pedagógicos de conteúdo de Ciências, expressos por professores dos anos finais do Ensino Fundamental, na cidade de Lucas do Rio Verde – MT. Nesse sentido, estrutura-se o problema da pesquisa: como se configuram e se expressam os saberes científicos e pedagógicos de conteúdos de Ciências, subjacentes à docência de professores, ao relatarem o ensino que realizam nos anos finais do Ensino Fundamental? Para isso, adota-se, em uma esfera qualitativa, a Pesquisa Narrativa por possibilitar estruturar um estudo rigoroso e sem reducionismos, das experiências dos professores, no âmbito de seu desenvolvimento profissional, construindo leituras desse processo formativo de produção do conhecimento docente. Os colaboradores da pesquisa são três professores da disciplina de Ciências, sendo eles, de uma escola da Educação Básica, da cidade de Lucas do Rio Verde - MT. Quanto aos instrumentos investigativos, foram utilizados: questionários para caracterizar os participantes; e entrevistas semiestruturadas registradas em áudio. Para analisar os textos de campo e a partir disso construir os textos de pesquisa, foi empregada a Análise Textual Discursiva (ATD). Nesse contexto, esta pesquisa evidenciou que os participantes possuem bom domínio dos conteúdos a seguir: Os sentidos, O corpo humano e Ecossistemas da Amazônia. Constatou-se que os participantes da pesquisa não apresentaram nenhuma dificuldade de entrelaçar seus saberes científicos, assim como seus saberes pedagógicos de conteúdo, de modo a expressar intensas significações de sua docência, por meio do seu modo particular de tornar o conteúdo científico acessível ao estudante e de possibilitar a concretização do processo preconizado em Educação em Ciências. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Pesquisa Narrativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13777 10.3895/actio.v6n2.13777 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13777 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v6n2.13777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13777/8448 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13777/2095 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-23 ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-23 2525-8923 10.3895/actio.v6n2 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984855449600 |