Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em ciências nos anos finais do ensino fundamental: detalhando significados construídos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Messias, Glesia Gomes da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13777
Resumo: Este artigo constitui um recorte de uma pesquisa de mestrado que objetiva compreender os saberes científicos e pedagógicos de conteúdo de Ciências, expressos por professores dos anos finais do Ensino Fundamental, na cidade de Lucas do Rio Verde – MT. Nesse sentido, estrutura-se o problema da pesquisa: como se configuram e se expressam os saberes científicos e pedagógicos de conteúdos de Ciências, subjacentes à docência de professores, ao relatarem o ensino que realizam nos anos finais do Ensino Fundamental? Para isso, adota-se, em uma esfera qualitativa, a Pesquisa Narrativa por possibilitar estruturar um estudo rigoroso e sem reducionismos, das experiências dos professores, no âmbito de seu desenvolvimento profissional, construindo leituras desse processo formativo de produção do conhecimento docente. Os colaboradores da pesquisa são três professores da disciplina de Ciências, sendo eles, de uma escola da Educação Básica, da cidade de Lucas do Rio Verde - MT. Quanto aos instrumentos investigativos, foram utilizados: questionários para caracterizar os participantes; e entrevistas semiestruturadas registradas em áudio. Para analisar os textos de campo e a partir disso construir os textos de pesquisa, foi empregada a Análise Textual Discursiva (ATD). Nesse contexto, esta pesquisa evidenciou que os participantes possuem bom domínio dos conteúdos a seguir: Os sentidos, O corpo humano e Ecossistemas da Amazônia. Constatou-se que os participantes da pesquisa não apresentaram nenhuma dificuldade de entrelaçar seus saberes científicos, assim como seus saberes pedagógicos de conteúdo, de modo a expressar intensas significações de sua docência, por meio do seu modo particular de tornar o conteúdo científico acessível ao estudante e de possibilitar a concretização do processo preconizado em Educação em Ciências.
id UTFPR-13_de136c513bb676fd229eb8a2a4a9a6fe
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13777
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em ciências nos anos finais do ensino fundamental: detalhando significados construídosScientific and pedagogical knowledge of sciences content in the final years of elementary school: detailing constructed meaningsEducação em CiênciasEducação em Ciências; Saberes Docentes; Ensino Fundamental; Pesquisa NarrativaScience Education; Teaching Knowledge; Elementary School; Narrative ResearchEste artigo constitui um recorte de uma pesquisa de mestrado que objetiva compreender os saberes científicos e pedagógicos de conteúdo de Ciências, expressos por professores dos anos finais do Ensino Fundamental, na cidade de Lucas do Rio Verde – MT. Nesse sentido, estrutura-se o problema da pesquisa: como se configuram e se expressam os saberes científicos e pedagógicos de conteúdos de Ciências, subjacentes à docência de professores, ao relatarem o ensino que realizam nos anos finais do Ensino Fundamental? Para isso, adota-se, em uma esfera qualitativa, a Pesquisa Narrativa por possibilitar estruturar um estudo rigoroso e sem reducionismos, das experiências dos professores, no âmbito de seu desenvolvimento profissional, construindo leituras desse processo formativo de produção do conhecimento docente. Os colaboradores da pesquisa são três professores da disciplina de Ciências, sendo eles, de uma escola da Educação Básica, da cidade de Lucas do Rio Verde - MT. Quanto aos instrumentos investigativos, foram utilizados: questionários para caracterizar os participantes; e entrevistas semiestruturadas registradas em áudio. Para analisar os textos de campo e a partir disso construir os textos de pesquisa, foi empregada a Análise Textual Discursiva (ATD). Nesse contexto, esta pesquisa evidenciou que os participantes possuem bom domínio dos conteúdos a seguir: Os sentidos, O corpo humano e Ecossistemas da Amazônia. Constatou-se que os participantes da pesquisa não apresentaram nenhuma dificuldade de entrelaçar seus saberes científicos, assim como seus saberes pedagógicos de conteúdo, de modo a expressar intensas significações de sua docência, por meio do seu modo particular de tornar o conteúdo científico acessível ao estudante e de possibilitar a concretização do processo preconizado em Educação em Ciências.This article is an excerpt from a master's research that aims to understand the scientific and pedagogical knowledge of Sciences content expressed by teachers of the final years of Elementary School in the city of Lucas do Rio Verde - MT. In this sense, the research problem is structured: how are the scientific and pedagogical knowledge of Science content underlying and teaching teachers configured and expressed when reporting the teaching they carry out in the final years of elementary school? For this, it is adopted, in a qualitative sphere, the Narrative Research for making it possible to structure a rigorous study, without reductionism, of the teachers' experiences, in the scope of their professional development, building readings of this formative process of production of the teaching knowledge. The research collaborators are three professors of the Science discipline of a school of Basic Education in the city of Lucas do Rio Verde - MT. Regarding the investigative instruments, questionnaires were used to characterize the participants; and semi-structured interviews recorded in audio. To analyze the field texts, and from there to build the research texts, Discursive Text Analysis (DTA) was used. This research showed that the participants have a good command of the contents: The senses, The human body and the Amazon ecosystems; they did not present any difficulty in intertwining their scientific knowledge and their pedagogical content knowledge, in order to express the intense meanings of their teaching, through their particular way of making scientific content accessible to students and of doing Science Education.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ribeiro, Marcel Thiago DamascenoMessias, Glesia Gomes da Costa2021-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisa Narrativaapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1377710.3895/actio.v6n2.13777ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-23ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-232525-892310.3895/actio.v6n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13777/8448https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13777/2095Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:25Zoai:periodicos.utfpr:article/13777Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:25Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em ciências nos anos finais do ensino fundamental: detalhando significados construídos
Scientific and pedagogical knowledge of sciences content in the final years of elementary school: detailing constructed meanings
title Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em ciências nos anos finais do ensino fundamental: detalhando significados construídos
spellingShingle Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em ciências nos anos finais do ensino fundamental: detalhando significados construídos
Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Educação em Ciências
Educação em Ciências; Saberes Docentes; Ensino Fundamental; Pesquisa Narrativa
Science Education; Teaching Knowledge; Elementary School; Narrative Research
title_short Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em ciências nos anos finais do ensino fundamental: detalhando significados construídos
title_full Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em ciências nos anos finais do ensino fundamental: detalhando significados construídos
title_fullStr Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em ciências nos anos finais do ensino fundamental: detalhando significados construídos
title_full_unstemmed Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em ciências nos anos finais do ensino fundamental: detalhando significados construídos
title_sort Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em ciências nos anos finais do ensino fundamental: detalhando significados construídos
author Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
author_facet Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Messias, Glesia Gomes da Costa
author_role author
author2 Messias, Glesia Gomes da Costa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Messias, Glesia Gomes da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Ciências
Educação em Ciências; Saberes Docentes; Ensino Fundamental; Pesquisa Narrativa
Science Education; Teaching Knowledge; Elementary School; Narrative Research
topic Educação em Ciências
Educação em Ciências; Saberes Docentes; Ensino Fundamental; Pesquisa Narrativa
Science Education; Teaching Knowledge; Elementary School; Narrative Research
description Este artigo constitui um recorte de uma pesquisa de mestrado que objetiva compreender os saberes científicos e pedagógicos de conteúdo de Ciências, expressos por professores dos anos finais do Ensino Fundamental, na cidade de Lucas do Rio Verde – MT. Nesse sentido, estrutura-se o problema da pesquisa: como se configuram e se expressam os saberes científicos e pedagógicos de conteúdos de Ciências, subjacentes à docência de professores, ao relatarem o ensino que realizam nos anos finais do Ensino Fundamental? Para isso, adota-se, em uma esfera qualitativa, a Pesquisa Narrativa por possibilitar estruturar um estudo rigoroso e sem reducionismos, das experiências dos professores, no âmbito de seu desenvolvimento profissional, construindo leituras desse processo formativo de produção do conhecimento docente. Os colaboradores da pesquisa são três professores da disciplina de Ciências, sendo eles, de uma escola da Educação Básica, da cidade de Lucas do Rio Verde - MT. Quanto aos instrumentos investigativos, foram utilizados: questionários para caracterizar os participantes; e entrevistas semiestruturadas registradas em áudio. Para analisar os textos de campo e a partir disso construir os textos de pesquisa, foi empregada a Análise Textual Discursiva (ATD). Nesse contexto, esta pesquisa evidenciou que os participantes possuem bom domínio dos conteúdos a seguir: Os sentidos, O corpo humano e Ecossistemas da Amazônia. Constatou-se que os participantes da pesquisa não apresentaram nenhuma dificuldade de entrelaçar seus saberes científicos, assim como seus saberes pedagógicos de conteúdo, de modo a expressar intensas significações de sua docência, por meio do seu modo particular de tornar o conteúdo científico acessível ao estudante e de possibilitar a concretização do processo preconizado em Educação em Ciências.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
Pesquisa Narrativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13777
10.3895/actio.v6n2.13777
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13777
identifier_str_mv 10.3895/actio.v6n2.13777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13777/8448
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13777/2095
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-23
ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-23
2525-8923
10.3895/actio.v6n2
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984855449600