Geomemória: um jogo da memória para fixação de termos da geometria plana no 6º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renata Aparecida da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Gustavo Marcondes de, Panossian, Maria Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10881
Resumo: Este trabalho apresenta um relato de experiência de dois estudantes integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em um colégio estadual de Curitiba. A pesquisa tem como viés estudar a possibilidade do uso de jogos para o ensino da geometria, especificamente para o 6º ano. Foi realizada a análise de materiais orientadores para o professor em sala de aula, sendo eles: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também o livro didático. Além disso, foram pesquisados como o tema de geometria foi abordado por outros pesquisadores, como por exemplo, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria (GEPGEO), um grupo de estudos voltado especificamente para a geometria e ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana. Fez-se necessário ao longo deste trabalho buscar fundamentações e razões para trabalhar com jogos, tendo ciência de suas possibilidades e suas limitações. Embasado em todos esses estudos, foi criado um jogo de memória que aborda conceitos do conteúdo de polígonos. O jogo citado, apesar de ter formato competitivo, tornou-se uma ferramenta para exercitar o trabalho em equipe e possibilitou a revisão, compreensão e memorização de termos matemáticos relacionados aos polígonos. Foi realizada a aplicação desse jogo em três turmas do 6º ano e em cada uma das turmas o encaminhamento da aplicação foi diferente, pois em todas houve barreiras e particularidades que se fez necessário recorrer a adaptações. Ao final de todas as aplicações foram realizadas algumas perguntas orais para os alunos, pois assim poderia ser feito uma análise e comparação do quanto sabiam do conteúdo no início, e no final da aula, já que no momento final eles já teriam trabalhado os conceitos do conteúdo diversas vezes. Por fim, se concluiu que a pesquisa como um todo foi um sucesso, pois além de considerar o uso de jogos para o ensino da geometria, ficou evidente que ao sair do tradicionalismo presente na sala de aula e usar jogos, a Matemática passa a ser vista com outros olhos pelos alunos, mostrando-se uma maneira efetiva e mais atraente o que implica em um processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso.
id UTFPR-13_f686368968d57470a581e8c96e4bb552
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10881
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Geomemória: um jogo da memória para fixação de termos da geometria plana no 6º anoÁrea: Educação; sub-área: Ensino-AprendizagemPolígonos; Geometria; Jogo no ensinoEste trabalho apresenta um relato de experiência de dois estudantes integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em um colégio estadual de Curitiba. A pesquisa tem como viés estudar a possibilidade do uso de jogos para o ensino da geometria, especificamente para o 6º ano. Foi realizada a análise de materiais orientadores para o professor em sala de aula, sendo eles: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também o livro didático. Além disso, foram pesquisados como o tema de geometria foi abordado por outros pesquisadores, como por exemplo, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria (GEPGEO), um grupo de estudos voltado especificamente para a geometria e ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana. Fez-se necessário ao longo deste trabalho buscar fundamentações e razões para trabalhar com jogos, tendo ciência de suas possibilidades e suas limitações. Embasado em todos esses estudos, foi criado um jogo de memória que aborda conceitos do conteúdo de polígonos. O jogo citado, apesar de ter formato competitivo, tornou-se uma ferramenta para exercitar o trabalho em equipe e possibilitou a revisão, compreensão e memorização de termos matemáticos relacionados aos polígonos. Foi realizada a aplicação desse jogo em três turmas do 6º ano e em cada uma das turmas o encaminhamento da aplicação foi diferente, pois em todas houve barreiras e particularidades que se fez necessário recorrer a adaptações. Ao final de todas as aplicações foram realizadas algumas perguntas orais para os alunos, pois assim poderia ser feito uma análise e comparação do quanto sabiam do conteúdo no início, e no final da aula, já que no momento final eles já teriam trabalhado os conceitos do conteúdo diversas vezes. Por fim, se concluiu que a pesquisa como um todo foi um sucesso, pois além de considerar o uso de jogos para o ensino da geometria, ficou evidente que ao sair do tradicionalismo presente na sala de aula e usar jogos, a Matemática passa a ser vista com outros olhos pelos alunos, mostrando-se uma maneira efetiva e mais atraente o que implica em um processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)Silva, Renata Aparecida daLima, Gustavo Marcondes dePanossian, Maria Lucia2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1088110.3895/actio.v1n1.10881ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação OralACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10881/6999Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:53Zoai:periodicos.utfpr:article/10881Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:53Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Geomemória: um jogo da memória para fixação de termos da geometria plana no 6º ano
title Geomemória: um jogo da memória para fixação de termos da geometria plana no 6º ano
spellingShingle Geomemória: um jogo da memória para fixação de termos da geometria plana no 6º ano
Silva, Renata Aparecida da
Área: Educação; sub-área: Ensino-Aprendizagem
Polígonos; Geometria; Jogo no ensino
title_short Geomemória: um jogo da memória para fixação de termos da geometria plana no 6º ano
title_full Geomemória: um jogo da memória para fixação de termos da geometria plana no 6º ano
title_fullStr Geomemória: um jogo da memória para fixação de termos da geometria plana no 6º ano
title_full_unstemmed Geomemória: um jogo da memória para fixação de termos da geometria plana no 6º ano
title_sort Geomemória: um jogo da memória para fixação de termos da geometria plana no 6º ano
author Silva, Renata Aparecida da
author_facet Silva, Renata Aparecida da
Lima, Gustavo Marcondes de
Panossian, Maria Lucia
author_role author
author2 Lima, Gustavo Marcondes de
Panossian, Maria Lucia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Renata Aparecida da
Lima, Gustavo Marcondes de
Panossian, Maria Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Área: Educação; sub-área: Ensino-Aprendizagem
Polígonos; Geometria; Jogo no ensino
topic Área: Educação; sub-área: Ensino-Aprendizagem
Polígonos; Geometria; Jogo no ensino
description Este trabalho apresenta um relato de experiência de dois estudantes integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em um colégio estadual de Curitiba. A pesquisa tem como viés estudar a possibilidade do uso de jogos para o ensino da geometria, especificamente para o 6º ano. Foi realizada a análise de materiais orientadores para o professor em sala de aula, sendo eles: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também o livro didático. Além disso, foram pesquisados como o tema de geometria foi abordado por outros pesquisadores, como por exemplo, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria (GEPGEO), um grupo de estudos voltado especificamente para a geometria e ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana. Fez-se necessário ao longo deste trabalho buscar fundamentações e razões para trabalhar com jogos, tendo ciência de suas possibilidades e suas limitações. Embasado em todos esses estudos, foi criado um jogo de memória que aborda conceitos do conteúdo de polígonos. O jogo citado, apesar de ter formato competitivo, tornou-se uma ferramenta para exercitar o trabalho em equipe e possibilitou a revisão, compreensão e memorização de termos matemáticos relacionados aos polígonos. Foi realizada a aplicação desse jogo em três turmas do 6º ano e em cada uma das turmas o encaminhamento da aplicação foi diferente, pois em todas houve barreiras e particularidades que se fez necessário recorrer a adaptações. Ao final de todas as aplicações foram realizadas algumas perguntas orais para os alunos, pois assim poderia ser feito uma análise e comparação do quanto sabiam do conteúdo no início, e no final da aula, já que no momento final eles já teriam trabalhado os conceitos do conteúdo diversas vezes. Por fim, se concluiu que a pesquisa como um todo foi um sucesso, pois além de considerar o uso de jogos para o ensino da geometria, ficou evidente que ao sair do tradicionalismo presente na sala de aula e usar jogos, a Matemática passa a ser vista com outros olhos pelos alunos, mostrando-se uma maneira efetiva e mais atraente o que implica em um processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10881
10.3895/actio.v1n1.10881
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10881
identifier_str_mv 10.3895/actio.v1n1.10881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10881/6999
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral
ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral
2525-8923
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984916267008