Geomemória: um jogo da memória para fixação de termos da geometria plana no 6º ano
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10881 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um relato de experiência de dois estudantes integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em um colégio estadual de Curitiba. A pesquisa tem como viés estudar a possibilidade do uso de jogos para o ensino da geometria, especificamente para o 6º ano. Foi realizada a análise de materiais orientadores para o professor em sala de aula, sendo eles: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também o livro didático. Além disso, foram pesquisados como o tema de geometria foi abordado por outros pesquisadores, como por exemplo, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria (GEPGEO), um grupo de estudos voltado especificamente para a geometria e ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana. Fez-se necessário ao longo deste trabalho buscar fundamentações e razões para trabalhar com jogos, tendo ciência de suas possibilidades e suas limitações. Embasado em todos esses estudos, foi criado um jogo de memória que aborda conceitos do conteúdo de polígonos. O jogo citado, apesar de ter formato competitivo, tornou-se uma ferramenta para exercitar o trabalho em equipe e possibilitou a revisão, compreensão e memorização de termos matemáticos relacionados aos polígonos. Foi realizada a aplicação desse jogo em três turmas do 6º ano e em cada uma das turmas o encaminhamento da aplicação foi diferente, pois em todas houve barreiras e particularidades que se fez necessário recorrer a adaptações. Ao final de todas as aplicações foram realizadas algumas perguntas orais para os alunos, pois assim poderia ser feito uma análise e comparação do quanto sabiam do conteúdo no início, e no final da aula, já que no momento final eles já teriam trabalhado os conceitos do conteúdo diversas vezes. Por fim, se concluiu que a pesquisa como um todo foi um sucesso, pois além de considerar o uso de jogos para o ensino da geometria, ficou evidente que ao sair do tradicionalismo presente na sala de aula e usar jogos, a Matemática passa a ser vista com outros olhos pelos alunos, mostrando-se uma maneira efetiva e mais atraente o que implica em um processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso. |
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Geomemória: um jogo da memória para fixação de termos da geometria plana no 6º anoÁrea: Educação; sub-área: Ensino-AprendizagemPolígonos; Geometria; Jogo no ensinoEste trabalho apresenta um relato de experiência de dois estudantes integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em um colégio estadual de Curitiba. A pesquisa tem como viés estudar a possibilidade do uso de jogos para o ensino da geometria, especificamente para o 6º ano. Foi realizada a análise de materiais orientadores para o professor em sala de aula, sendo eles: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também o livro didático. Além disso, foram pesquisados como o tema de geometria foi abordado por outros pesquisadores, como por exemplo, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria (GEPGEO), um grupo de estudos voltado especificamente para a geometria e ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana. Fez-se necessário ao longo deste trabalho buscar fundamentações e razões para trabalhar com jogos, tendo ciência de suas possibilidades e suas limitações. Embasado em todos esses estudos, foi criado um jogo de memória que aborda conceitos do conteúdo de polígonos. O jogo citado, apesar de ter formato competitivo, tornou-se uma ferramenta para exercitar o trabalho em equipe e possibilitou a revisão, compreensão e memorização de termos matemáticos relacionados aos polígonos. Foi realizada a aplicação desse jogo em três turmas do 6º ano e em cada uma das turmas o encaminhamento da aplicação foi diferente, pois em todas houve barreiras e particularidades que se fez necessário recorrer a adaptações. Ao final de todas as aplicações foram realizadas algumas perguntas orais para os alunos, pois assim poderia ser feito uma análise e comparação do quanto sabiam do conteúdo no início, e no final da aula, já que no momento final eles já teriam trabalhado os conceitos do conteúdo diversas vezes. Por fim, se concluiu que a pesquisa como um todo foi um sucesso, pois além de considerar o uso de jogos para o ensino da geometria, ficou evidente que ao sair do tradicionalismo presente na sala de aula e usar jogos, a Matemática passa a ser vista com outros olhos pelos alunos, mostrando-se uma maneira efetiva e mais atraente o que implica em um processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)Silva, Renata Aparecida daLima, Gustavo Marcondes dePanossian, Maria Lucia2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1088110.3895/actio.v1n1.10881ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação OralACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10881/6999Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:53Zoai:periodicos.utfpr:article/10881Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:53Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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