A construção de um portfólio no ensino superior como ferramenta didática elaborada por estudantes de licenciatura em física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Eliane Martins
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dias, Maria Sara de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10835
Resumo: Este resumo aborda a proposta da construção de um portfólio como ferramenta de sistematização dos conhecimentos em um curso de ensino superior. O uso do Portfólio como parte do processo pedagógico vai muito além de sua aplicação, pois possibilita vivenciar reflexivamente o próprio processo de formação, ao permitir identificar dificuldades, necessidades e concepções que o compõem. O objetivo foi analisar se a implementação desta ferramenta na disciplina de Física Elementar do curso de licenciatura em física contribui para melhorar a compreensão dos conceitos básicos de física, por parte dos estudantes do 1º período, visando desenvolver uma base conceitual sólida que permita sua continuidade no curso. O percurso metodológico envolveu orientar e acompanhar os estudantes em algumas aulas ao longo do 1º semestre de 2019 que consistiu na construção individualizada e customizada deste material, englobando de forma sistematizada os conteúdos, o raciocínio, as tarefas realizadas e sugeridas de acordo com os temas propostos em aula. Os resultados finais foram em termos de ganhos qualitativos ao demonstrarem interesse, uma produção material de forma organizada, sistematizada, autêntica imprimindo, assim a sua “marca” na forma de compreender o conteúdo. Portanto, o uso do portfólio, no ensino superior e em aulas de exatas enquanto auxílio e suporte na compreensão dos conceitos é algo ainda desafiador tanto para o professor que precisa readequar sua metodologia em sala de aula e bem como, firmar logo um contrato pedagógico logo no começo das aulas e por outro lado fazer com que os estudantes incorporem este recurso didático como parte da construção e desenvolvimento de conceitos. Logo, esta combinação entre autoavaliação e a construção da aprendizagem por parte do estudante perpassa pela importância da mediação do professor e da articulação entre teoria e prática, ou seja, uma alternativa de potencializar a aprendizagem e as relações, oportunizando aproximações entre professor e estudantes e pares. Portanto, aponta-se a noção de como pode se dar a sua transposição relacionado ao ensino aprendizagem a serem vivenciadas ao término do curso de licenciatura em física.
id UTFPR-13_faa20a4bdfa409db5ae22622e2da924f
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10835
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling A construção de um portfólio no ensino superior como ferramenta didática elaborada por estudantes de licenciatura em física1.05.01.00-2 - Física GeralEnsino Superior; portfólio; conceitos da FísicaEste resumo aborda a proposta da construção de um portfólio como ferramenta de sistematização dos conhecimentos em um curso de ensino superior. O uso do Portfólio como parte do processo pedagógico vai muito além de sua aplicação, pois possibilita vivenciar reflexivamente o próprio processo de formação, ao permitir identificar dificuldades, necessidades e concepções que o compõem. O objetivo foi analisar se a implementação desta ferramenta na disciplina de Física Elementar do curso de licenciatura em física contribui para melhorar a compreensão dos conceitos básicos de física, por parte dos estudantes do 1º período, visando desenvolver uma base conceitual sólida que permita sua continuidade no curso. O percurso metodológico envolveu orientar e acompanhar os estudantes em algumas aulas ao longo do 1º semestre de 2019 que consistiu na construção individualizada e customizada deste material, englobando de forma sistematizada os conteúdos, o raciocínio, as tarefas realizadas e sugeridas de acordo com os temas propostos em aula. Os resultados finais foram em termos de ganhos qualitativos ao demonstrarem interesse, uma produção material de forma organizada, sistematizada, autêntica imprimindo, assim a sua “marca” na forma de compreender o conteúdo. Portanto, o uso do portfólio, no ensino superior e em aulas de exatas enquanto auxílio e suporte na compreensão dos conceitos é algo ainda desafiador tanto para o professor que precisa readequar sua metodologia em sala de aula e bem como, firmar logo um contrato pedagógico logo no começo das aulas e por outro lado fazer com que os estudantes incorporem este recurso didático como parte da construção e desenvolvimento de conceitos. Logo, esta combinação entre autoavaliação e a construção da aprendizagem por parte do estudante perpassa pela importância da mediação do professor e da articulação entre teoria e prática, ou seja, uma alternativa de potencializar a aprendizagem e as relações, oportunizando aproximações entre professor e estudantes e pares. Portanto, aponta-se a noção de como pode se dar a sua transposição relacionado ao ensino aprendizagem a serem vivenciadas ao término do curso de licenciatura em física.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Braga, Eliane MartinsDias, Maria Sara de Lima2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisa participanteapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1083510.3895/actio.v1n1.10835ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; PôsterACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10835/6968Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:51Zoai:periodicos.utfpr:article/10835Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:51Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de um portfólio no ensino superior como ferramenta didática elaborada por estudantes de licenciatura em física
title A construção de um portfólio no ensino superior como ferramenta didática elaborada por estudantes de licenciatura em física
spellingShingle A construção de um portfólio no ensino superior como ferramenta didática elaborada por estudantes de licenciatura em física
Braga, Eliane Martins
1.05.01.00-2 - Física Geral
Ensino Superior; portfólio; conceitos da Física
title_short A construção de um portfólio no ensino superior como ferramenta didática elaborada por estudantes de licenciatura em física
title_full A construção de um portfólio no ensino superior como ferramenta didática elaborada por estudantes de licenciatura em física
title_fullStr A construção de um portfólio no ensino superior como ferramenta didática elaborada por estudantes de licenciatura em física
title_full_unstemmed A construção de um portfólio no ensino superior como ferramenta didática elaborada por estudantes de licenciatura em física
title_sort A construção de um portfólio no ensino superior como ferramenta didática elaborada por estudantes de licenciatura em física
author Braga, Eliane Martins
author_facet Braga, Eliane Martins
Dias, Maria Sara de Lima
author_role author
author2 Dias, Maria Sara de Lima
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Eliane Martins
Dias, Maria Sara de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv 1.05.01.00-2 - Física Geral
Ensino Superior; portfólio; conceitos da Física
topic 1.05.01.00-2 - Física Geral
Ensino Superior; portfólio; conceitos da Física
description Este resumo aborda a proposta da construção de um portfólio como ferramenta de sistematização dos conhecimentos em um curso de ensino superior. O uso do Portfólio como parte do processo pedagógico vai muito além de sua aplicação, pois possibilita vivenciar reflexivamente o próprio processo de formação, ao permitir identificar dificuldades, necessidades e concepções que o compõem. O objetivo foi analisar se a implementação desta ferramenta na disciplina de Física Elementar do curso de licenciatura em física contribui para melhorar a compreensão dos conceitos básicos de física, por parte dos estudantes do 1º período, visando desenvolver uma base conceitual sólida que permita sua continuidade no curso. O percurso metodológico envolveu orientar e acompanhar os estudantes em algumas aulas ao longo do 1º semestre de 2019 que consistiu na construção individualizada e customizada deste material, englobando de forma sistematizada os conteúdos, o raciocínio, as tarefas realizadas e sugeridas de acordo com os temas propostos em aula. Os resultados finais foram em termos de ganhos qualitativos ao demonstrarem interesse, uma produção material de forma organizada, sistematizada, autêntica imprimindo, assim a sua “marca” na forma de compreender o conteúdo. Portanto, o uso do portfólio, no ensino superior e em aulas de exatas enquanto auxílio e suporte na compreensão dos conceitos é algo ainda desafiador tanto para o professor que precisa readequar sua metodologia em sala de aula e bem como, firmar logo um contrato pedagógico logo no começo das aulas e por outro lado fazer com que os estudantes incorporem este recurso didático como parte da construção e desenvolvimento de conceitos. Logo, esta combinação entre autoavaliação e a construção da aprendizagem por parte do estudante perpassa pela importância da mediação do professor e da articulação entre teoria e prática, ou seja, uma alternativa de potencializar a aprendizagem e as relações, oportunizando aproximações entre professor e estudantes e pares. Portanto, aponta-se a noção de como pode se dar a sua transposição relacionado ao ensino aprendizagem a serem vivenciadas ao término do curso de licenciatura em física.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Pesquisa participante
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10835
10.3895/actio.v1n1.10835
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10835
identifier_str_mv 10.3895/actio.v1n1.10835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10835/6968
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster
ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster
2525-8923
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985440555008