A construção de um portfólio no ensino superior como ferramenta didática elaborada por estudantes de licenciatura em física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10835 |
Resumo: | Este resumo aborda a proposta da construção de um portfólio como ferramenta de sistematização dos conhecimentos em um curso de ensino superior. O uso do Portfólio como parte do processo pedagógico vai muito além de sua aplicação, pois possibilita vivenciar reflexivamente o próprio processo de formação, ao permitir identificar dificuldades, necessidades e concepções que o compõem. O objetivo foi analisar se a implementação desta ferramenta na disciplina de Física Elementar do curso de licenciatura em física contribui para melhorar a compreensão dos conceitos básicos de física, por parte dos estudantes do 1º período, visando desenvolver uma base conceitual sólida que permita sua continuidade no curso. O percurso metodológico envolveu orientar e acompanhar os estudantes em algumas aulas ao longo do 1º semestre de 2019 que consistiu na construção individualizada e customizada deste material, englobando de forma sistematizada os conteúdos, o raciocínio, as tarefas realizadas e sugeridas de acordo com os temas propostos em aula. Os resultados finais foram em termos de ganhos qualitativos ao demonstrarem interesse, uma produção material de forma organizada, sistematizada, autêntica imprimindo, assim a sua “marca” na forma de compreender o conteúdo. Portanto, o uso do portfólio, no ensino superior e em aulas de exatas enquanto auxílio e suporte na compreensão dos conceitos é algo ainda desafiador tanto para o professor que precisa readequar sua metodologia em sala de aula e bem como, firmar logo um contrato pedagógico logo no começo das aulas e por outro lado fazer com que os estudantes incorporem este recurso didático como parte da construção e desenvolvimento de conceitos. Logo, esta combinação entre autoavaliação e a construção da aprendizagem por parte do estudante perpassa pela importância da mediação do professor e da articulação entre teoria e prática, ou seja, uma alternativa de potencializar a aprendizagem e as relações, oportunizando aproximações entre professor e estudantes e pares. Portanto, aponta-se a noção de como pode se dar a sua transposição relacionado ao ensino aprendizagem a serem vivenciadas ao término do curso de licenciatura em física. |
id |
UTFPR-13_faa20a4bdfa409db5ae22622e2da924f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/10835 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção de um portfólio no ensino superior como ferramenta didática elaborada por estudantes de licenciatura em física1.05.01.00-2 - Física GeralEnsino Superior; portfólio; conceitos da FísicaEste resumo aborda a proposta da construção de um portfólio como ferramenta de sistematização dos conhecimentos em um curso de ensino superior. O uso do Portfólio como parte do processo pedagógico vai muito além de sua aplicação, pois possibilita vivenciar reflexivamente o próprio processo de formação, ao permitir identificar dificuldades, necessidades e concepções que o compõem. O objetivo foi analisar se a implementação desta ferramenta na disciplina de Física Elementar do curso de licenciatura em física contribui para melhorar a compreensão dos conceitos básicos de física, por parte dos estudantes do 1º período, visando desenvolver uma base conceitual sólida que permita sua continuidade no curso. O percurso metodológico envolveu orientar e acompanhar os estudantes em algumas aulas ao longo do 1º semestre de 2019 que consistiu na construção individualizada e customizada deste material, englobando de forma sistematizada os conteúdos, o raciocínio, as tarefas realizadas e sugeridas de acordo com os temas propostos em aula. Os resultados finais foram em termos de ganhos qualitativos ao demonstrarem interesse, uma produção material de forma organizada, sistematizada, autêntica imprimindo, assim a sua “marca” na forma de compreender o conteúdo. Portanto, o uso do portfólio, no ensino superior e em aulas de exatas enquanto auxílio e suporte na compreensão dos conceitos é algo ainda desafiador tanto para o professor que precisa readequar sua metodologia em sala de aula e bem como, firmar logo um contrato pedagógico logo no começo das aulas e por outro lado fazer com que os estudantes incorporem este recurso didático como parte da construção e desenvolvimento de conceitos. Logo, esta combinação entre autoavaliação e a construção da aprendizagem por parte do estudante perpassa pela importância da mediação do professor e da articulação entre teoria e prática, ou seja, uma alternativa de potencializar a aprendizagem e as relações, oportunizando aproximações entre professor e estudantes e pares. Portanto, aponta-se a noção de como pode se dar a sua transposição relacionado ao ensino aprendizagem a serem vivenciadas ao término do curso de licenciatura em física.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Braga, Eliane MartinsDias, Maria Sara de Lima2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisa participanteapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1083510.3895/actio.v1n1.10835ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; PôsterACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10835/6968Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:51Zoai:periodicos.utfpr:article/10835Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:51Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de um portfólio no ensino superior como ferramenta didática elaborada por estudantes de licenciatura em física |
title |
A construção de um portfólio no ensino superior como ferramenta didática elaborada por estudantes de licenciatura em física |
spellingShingle |
A construção de um portfólio no ensino superior como ferramenta didática elaborada por estudantes de licenciatura em física Braga, Eliane Martins 1.05.01.00-2 - Física Geral Ensino Superior; portfólio; conceitos da Física |
title_short |
A construção de um portfólio no ensino superior como ferramenta didática elaborada por estudantes de licenciatura em física |
title_full |
A construção de um portfólio no ensino superior como ferramenta didática elaborada por estudantes de licenciatura em física |
title_fullStr |
A construção de um portfólio no ensino superior como ferramenta didática elaborada por estudantes de licenciatura em física |
title_full_unstemmed |
A construção de um portfólio no ensino superior como ferramenta didática elaborada por estudantes de licenciatura em física |
title_sort |
A construção de um portfólio no ensino superior como ferramenta didática elaborada por estudantes de licenciatura em física |
author |
Braga, Eliane Martins |
author_facet |
Braga, Eliane Martins Dias, Maria Sara de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Maria Sara de Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Eliane Martins Dias, Maria Sara de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1.05.01.00-2 - Física Geral Ensino Superior; portfólio; conceitos da Física |
topic |
1.05.01.00-2 - Física Geral Ensino Superior; portfólio; conceitos da Física |
description |
Este resumo aborda a proposta da construção de um portfólio como ferramenta de sistematização dos conhecimentos em um curso de ensino superior. O uso do Portfólio como parte do processo pedagógico vai muito além de sua aplicação, pois possibilita vivenciar reflexivamente o próprio processo de formação, ao permitir identificar dificuldades, necessidades e concepções que o compõem. O objetivo foi analisar se a implementação desta ferramenta na disciplina de Física Elementar do curso de licenciatura em física contribui para melhorar a compreensão dos conceitos básicos de física, por parte dos estudantes do 1º período, visando desenvolver uma base conceitual sólida que permita sua continuidade no curso. O percurso metodológico envolveu orientar e acompanhar os estudantes em algumas aulas ao longo do 1º semestre de 2019 que consistiu na construção individualizada e customizada deste material, englobando de forma sistematizada os conteúdos, o raciocínio, as tarefas realizadas e sugeridas de acordo com os temas propostos em aula. Os resultados finais foram em termos de ganhos qualitativos ao demonstrarem interesse, uma produção material de forma organizada, sistematizada, autêntica imprimindo, assim a sua “marca” na forma de compreender o conteúdo. Portanto, o uso do portfólio, no ensino superior e em aulas de exatas enquanto auxílio e suporte na compreensão dos conceitos é algo ainda desafiador tanto para o professor que precisa readequar sua metodologia em sala de aula e bem como, firmar logo um contrato pedagógico logo no começo das aulas e por outro lado fazer com que os estudantes incorporem este recurso didático como parte da construção e desenvolvimento de conceitos. Logo, esta combinação entre autoavaliação e a construção da aprendizagem por parte do estudante perpassa pela importância da mediação do professor e da articulação entre teoria e prática, ou seja, uma alternativa de potencializar a aprendizagem e as relações, oportunizando aproximações entre professor e estudantes e pares. Portanto, aponta-se a noção de como pode se dar a sua transposição relacionado ao ensino aprendizagem a serem vivenciadas ao término do curso de licenciatura em física. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Pesquisa participante |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10835 10.3895/actio.v1n1.10835 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10835 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v1n1.10835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10835/6968 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster 2525-8923 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239985440555008 |