Abordagem da sífilis nos livros de biologia aprovados pelo programa nacional do livro didático (PNLD - 2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Renan Moreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Carlos Alberto Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12075
Resumo: A sífilis representa hoje um grave problema de saúde pública no Brasil, ocasionado em boa parte por falhas de assistência e no acesso da população aos serviços públicos de saúde, como também pela falta de conhecimento a respeito da doença de parcela significativa da população. A escola, pensada como espaço formal de aprendizagem, adquire papel fundamental neste processo, especialmente no que diz respeito à educação em saúde, e o livro didático assume protagonismo como ferramenta pedagógica imprescindível para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem dessa infecção nos 10 (dez) livros de biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, dentro do eixo temático da diversidade da vida. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa através de análise de conteúdo com abordagem qualitativa, onde cada obra foi avaliada em 11 (onze) tópicos, agrupados em aspectos de conteúdo, didático e quantificação, sendo atribuídas notas para cada um deles. Como resultados, verificou-se que em 4 obras não havia nenhuma abordagem sobre o agravo; em outras 4 (quatro) o assunto foi tratado de maneira bastante superficial e em apenas 2 (duas) foi feita uma abordagem um pouco mais detalhada. Ressalta-se que em nenhuma delas houve contextualização da infecção com aspectos sociais ou qualquer tipo de abordagem sobre aspectos epidemiológicos da doença. Conclui-se que, por mais que o país esteja passando por uma situação de epidemia de sífilis, a mesma é tratada ainda de maneira superficial pelo conjunto dessas obras didáticas, carecendo de uma abordagem significativa que privilegie a contextualização da temática com aspectos sociais da vida dos estudantes. Por fim, é fundamental a adoção por parte das entidades governamentais de critérios mais rígidos para avaliação e aprovação desses materiais, tendo em vista a importância da temática, bem como a conscientização dos professores para que privilegiem também outras boas fontes de conhecimento em suas aulas.
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Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem dessa infecção nos 10 (dez) livros de biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, dentro do eixo temático da diversidade da vida. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa através de análise de conteúdo com abordagem qualitativa, onde cada obra foi avaliada em 11 (onze) tópicos, agrupados em aspectos de conteúdo, didático e quantificação, sendo atribuídas notas para cada um deles. Como resultados, verificou-se que em 4 obras não havia nenhuma abordagem sobre o agravo; em outras 4 (quatro) o assunto foi tratado de maneira bastante superficial e em apenas 2 (duas) foi feita uma abordagem um pouco mais detalhada. Ressalta-se que em nenhuma delas houve contextualização da infecção com aspectos sociais ou qualquer tipo de abordagem sobre aspectos epidemiológicos da doença. Conclui-se que, por mais que o país esteja passando por uma situação de epidemia de sífilis, a mesma é tratada ainda de maneira superficial pelo conjunto dessas obras didáticas, carecendo de uma abordagem significativa que privilegie a contextualização da temática com aspectos sociais da vida dos estudantes. Por fim, é fundamental a adoção por parte das entidades governamentais de critérios mais rígidos para avaliação e aprovação desses materiais, tendo em vista a importância da temática, bem como a conscientização dos professores para que privilegiem também outras boas fontes de conhecimento em suas aulas.Today, syphilis represents a serious public health problem in Brazil, caused in large part by failures in care and in the population’s access to the public health services, but also by the lack of knowledge about the disease by a significant portion of the population. The school, thought of as a formal learning space, acquires a fundamental role in this process, especially with regard to health education, and the textbook takes a center stage as an essential pedagogical tool for the development of the teaching-learning process. Therefore, this work aims to analyse the approach of this infection in the 10 (ten) biology books approved by the 2018 National Textbook Program (PNLD), in the thematic axis of the diversity of life. For this, a research was developed through content analysis with a qualitative approach, where each book was evaluated on 11 (eleven) topics, grouped into content, didactic and quantification aspects, assigning grades for each of these aspects. As a result, it was found that in 4 (four) books there was no approach of the infection; in 4 (four) other textbooks the subject was treated in a very superficial way and in only 2 (two) of them there were more details. It is also important to note that in none of them there was contextualization about the infection in social aspects and any type of approach of the epidemiological aspects of the disease. It concludes that, even though Brazil is going through a syphilis epidemic, this illness is still treated superficially by all these textbooks, there is a lack of a comprehensive approach that favors the contextualization of the theme with the social aspects of students' lives. Finally, it is essential that government entities adopt stricter criteria for evaluation and the approval of these teaching materials, in view of the importance of the theme, as well as the awareness of teachers to also provide good sources of knowledge in their classes.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Reis, Renan MoreiraPereira, Carlos Alberto Sanches2020-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisaçãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1207510.3895/actio.v5n3.12075ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 3 (2020); 1-23ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 3 (2020); 1-232525-892310.3895/actio.v5n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12075/8012https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12075/1683Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:34Zoai:periodicos.utfpr:article/12075Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:34Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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