Melhoria da robustez e eficiência em acionamentos de motores de indução trifásicos combinando as técnicas IFOC, LMC e MRAC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jung, Clecio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24529
Resumo: O Controle por orientação indireta do campo (IFOC) fornece uma resposta dinâmica satisfatória para inversores PWM acionando motores de indução trifásicos, e é uma solução amplamente utilizada na indústria. Como grande parte da energia elétrica é destinada a motores, a preocupação com a eficiência energética originou pesquisas visando reduzir o consumo de energia desse sistema de acionamento. Neste trabalho, um método de controle baseado em modelo de perdas (LMC) foi implementado, e observou-se experimentalmente uma redução no consumo de potência do sistema de acionamento de 41% em comparação com controlador IFOC convencional, ambos operando em velocidade nominal e sem carga mecânica externa. No entanto, a técnica LMC é sensível à variação dos parâmetros do motor, e visando minimizar este efeito, um algoritmo MRAC baseado em potência ativa e reativa é usado para estimar em tempo real os parâmetros de largura de banda do estator e do rotor (γeη), coeficientes que variam largamente com a temperatura, e assim corrigir seus valores em tempo real na operação do sistema LMC.Esta nova estratégia proposta foi denominada Adaptive LMC (ALMC) e experimentalmente foi observada uma economia de até 12,5% de energia em comparação com o método LMC convencional, para um aumento na temperatura do motor de aproximadamente23◦C. São também incluídas algumas modificações no controlador IFOC como o uso de um pré filtro de referência e termo derivativo no controlador de velocidade, visando melhorar a resposta dinâmica e diminuir o desvio máximo quando ocorre entrada de carga. Além disso, observando que o controlador IFOC é sensível a variações no coeficiente η, seu valor estimado é utilizado para compensar possíveis variações na determinação do referencial do fluxo rotórico, e assim aumentar a robustez geral do sistema de controle.
id UTFPR-12_56b694795889e9d1cdc85220c938c2e9
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24529
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-03-04T12:43:36Z2021-03-04T12:43:36Z2020-12-11JUNG, Clecio. Melhoria da robustez e eficiência em acionamentos de motores de indução trifásicos combinando as técnicas IFOC, lMC e MRAC. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24529O Controle por orientação indireta do campo (IFOC) fornece uma resposta dinâmica satisfatória para inversores PWM acionando motores de indução trifásicos, e é uma solução amplamente utilizada na indústria. Como grande parte da energia elétrica é destinada a motores, a preocupação com a eficiência energética originou pesquisas visando reduzir o consumo de energia desse sistema de acionamento. Neste trabalho, um método de controle baseado em modelo de perdas (LMC) foi implementado, e observou-se experimentalmente uma redução no consumo de potência do sistema de acionamento de 41% em comparação com controlador IFOC convencional, ambos operando em velocidade nominal e sem carga mecânica externa. No entanto, a técnica LMC é sensível à variação dos parâmetros do motor, e visando minimizar este efeito, um algoritmo MRAC baseado em potência ativa e reativa é usado para estimar em tempo real os parâmetros de largura de banda do estator e do rotor (γeη), coeficientes que variam largamente com a temperatura, e assim corrigir seus valores em tempo real na operação do sistema LMC.Esta nova estratégia proposta foi denominada Adaptive LMC (ALMC) e experimentalmente foi observada uma economia de até 12,5% de energia em comparação com o método LMC convencional, para um aumento na temperatura do motor de aproximadamente23◦C. São também incluídas algumas modificações no controlador IFOC como o uso de um pré filtro de referência e termo derivativo no controlador de velocidade, visando melhorar a resposta dinâmica e diminuir o desvio máximo quando ocorre entrada de carga. Além disso, observando que o controlador IFOC é sensível a variações no coeficiente η, seu valor estimado é utilizado para compensar possíveis variações na determinação do referencial do fluxo rotórico, e assim aumentar a robustez geral do sistema de controle.Indirect Field Oriented Control (IFOC) provides a satisfactory dynamic response for PWMinverters driving three-phase induction motors, and this is a solution widely used in the industry.As a large part of the electric energy is destined to drive motors, the concern with energyefficiency has led to research aiming to reduce the energy consumption of this kind of drivesystem. In this work, a Loss Model-based Control (LMC) was implemented, and 41% reductionin power consumption of the drive system was observed experimentally in comparison withconventional IFOC controller, both operating at nominal speed and without external mechanicalload. However, the LMC technique is sensitive to the variation of the motor parameters, and tominimize this effect, an MRAC algorithm based on active and reactive power is used to estimatein real-time the parameters of the stator and rotor bandwidth (γandη), coefficients that varywidely with temperature, and thus correct their values in real-time in the operation of the LMCsystem. This proposed new strategy was called Adaptive LMC (ALMC) and experimentally wasobserved energy savings of up to 12.5% compared to the conventional LMC method, for anincrease in engine temperature of approximately23◦C. Some modifications are also includedin the IFOC controller, such as the use of a reference pre-filter and derivative term in thespeed controller, to improve the dynamic response and decrease the maximum deviation whenload input occurs. Also, observing that the IFOC controller is sensitive to variations in theηcoefficient, its estimated value is used to compensate for possible variations in the determinationof the rotational flow reference, and thus increase the overall robustness of the control system.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAEngenharia/Tecnologia/GestãoMotores elétricos de induçãoEnergia elétrica - ConsumoEnergia - Avaliação - ModelosElectric motors, InductionElectric power consumptionEnergy - Evaluation - ModelsMelhoria da robustez e eficiência em acionamentos de motores de indução trifásicos combinando as técnicas IFOC, LMC e MRACImprovement of robustness and efficiency in three-phaseinduction motors drives combining IFOC, LMC AND MRAC techniquesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPato BrancoCarati, Emerson Giovanihttps://orcid.org/0000-0001-6766-7190http://lattes.cnpq.br/8681744957229767Torrico, César Rafael Claurehttps://orcid.org/0000-0003-2253-7354http://lattes.cnpq.br/2592799393618205Carati, Emerson Giovanihttps://orcid.org/0000-0001-6766-7190http://lattes.cnpq.br/8681744957229767Câmara, Helder Tavareshttp://lattes.cnpq.br/2320208447657923Sousa, Kleiton de Moraishttps://orcid.org/0000-0003-0060-3875http://lattes.cnpq.br/5409590007366145https://orcid.org/0000-0003-4189-3661http://lattes.cnpq.br/5935758709593614Jung, Clecioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALmelhoriarobustezeficienciamotores.pdfapplication/pdf6088153http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24529/1/melhoriarobustezeficienciamotores.pdf92d28d5a4c7a4e1e641c7e9995bc4772MD51TEXTmelhoriarobustezeficienciamotores.pdf.txtmelhoriarobustezeficienciamotores.pdf.txtExtracted texttext/plain172175http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24529/2/melhoriarobustezeficienciamotores.pdf.txt395d8824f64f4f27a2a9e36b990c165bMD52THUMBNAILmelhoriarobustezeficienciamotores.pdf.jpgmelhoriarobustezeficienciamotores.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1318http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24529/3/melhoriarobustezeficienciamotores.pdf.jpgb10bfaa0248838dc393041fa42cefb00MD531/245292021-03-05 03:11:14.833oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24529Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-03-05T06:11:14Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Melhoria da robustez e eficiência em acionamentos de motores de indução trifásicos combinando as técnicas IFOC, LMC e MRAC
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Improvement of robustness and efficiency in three-phaseinduction motors drives combining IFOC, LMC AND MRAC techniques
title Melhoria da robustez e eficiência em acionamentos de motores de indução trifásicos combinando as técnicas IFOC, LMC e MRAC
spellingShingle Melhoria da robustez e eficiência em acionamentos de motores de indução trifásicos combinando as técnicas IFOC, LMC e MRAC
Jung, Clecio
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Motores elétricos de indução
Energia elétrica - Consumo
Energia - Avaliação - Modelos
Electric motors, Induction
Electric power consumption
Energy - Evaluation - Models
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Melhoria da robustez e eficiência em acionamentos de motores de indução trifásicos combinando as técnicas IFOC, LMC e MRAC
title_full Melhoria da robustez e eficiência em acionamentos de motores de indução trifásicos combinando as técnicas IFOC, LMC e MRAC
title_fullStr Melhoria da robustez e eficiência em acionamentos de motores de indução trifásicos combinando as técnicas IFOC, LMC e MRAC
title_full_unstemmed Melhoria da robustez e eficiência em acionamentos de motores de indução trifásicos combinando as técnicas IFOC, LMC e MRAC
title_sort Melhoria da robustez e eficiência em acionamentos de motores de indução trifásicos combinando as técnicas IFOC, LMC e MRAC
author Jung, Clecio
author_facet Jung, Clecio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carati, Emerson Giovani
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6766-7190
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8681744957229767
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Torrico, César Rafael Claure
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2253-7354
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2592799393618205
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carati, Emerson Giovani
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6766-7190
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8681744957229767
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Câmara, Helder Tavares
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2320208447657923
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Sousa, Kleiton de Morais
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0060-3875
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5409590007366145
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4189-3661
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5935758709593614
dc.contributor.author.fl_str_mv Jung, Clecio
contributor_str_mv Carati, Emerson Giovani
Torrico, César Rafael Claure
Carati, Emerson Giovani
Câmara, Helder Tavares
Sousa, Kleiton de Morais
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Motores elétricos de indução
Energia elétrica - Consumo
Energia - Avaliação - Modelos
Electric motors, Induction
Electric power consumption
Energy - Evaluation - Models
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Motores elétricos de indução
Energia elétrica - Consumo
Energia - Avaliação - Modelos
Electric motors, Induction
Electric power consumption
Energy - Evaluation - Models
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description O Controle por orientação indireta do campo (IFOC) fornece uma resposta dinâmica satisfatória para inversores PWM acionando motores de indução trifásicos, e é uma solução amplamente utilizada na indústria. Como grande parte da energia elétrica é destinada a motores, a preocupação com a eficiência energética originou pesquisas visando reduzir o consumo de energia desse sistema de acionamento. Neste trabalho, um método de controle baseado em modelo de perdas (LMC) foi implementado, e observou-se experimentalmente uma redução no consumo de potência do sistema de acionamento de 41% em comparação com controlador IFOC convencional, ambos operando em velocidade nominal e sem carga mecânica externa. No entanto, a técnica LMC é sensível à variação dos parâmetros do motor, e visando minimizar este efeito, um algoritmo MRAC baseado em potência ativa e reativa é usado para estimar em tempo real os parâmetros de largura de banda do estator e do rotor (γeη), coeficientes que variam largamente com a temperatura, e assim corrigir seus valores em tempo real na operação do sistema LMC.Esta nova estratégia proposta foi denominada Adaptive LMC (ALMC) e experimentalmente foi observada uma economia de até 12,5% de energia em comparação com o método LMC convencional, para um aumento na temperatura do motor de aproximadamente23◦C. São também incluídas algumas modificações no controlador IFOC como o uso de um pré filtro de referência e termo derivativo no controlador de velocidade, visando melhorar a resposta dinâmica e diminuir o desvio máximo quando ocorre entrada de carga. Além disso, observando que o controlador IFOC é sensível a variações no coeficiente η, seu valor estimado é utilizado para compensar possíveis variações na determinação do referencial do fluxo rotórico, e assim aumentar a robustez geral do sistema de controle.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-04T12:43:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-04T12:43:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv JUNG, Clecio. Melhoria da robustez e eficiência em acionamentos de motores de indução trifásicos combinando as técnicas IFOC, lMC e MRAC. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24529
identifier_str_mv JUNG, Clecio. Melhoria da robustez e eficiência em acionamentos de motores de indução trifásicos combinando as técnicas IFOC, lMC e MRAC. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24529/1/melhoriarobustezeficienciamotores.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24529/2/melhoriarobustezeficienciamotores.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24529/3/melhoriarobustezeficienciamotores.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 92d28d5a4c7a4e1e641c7e9995bc4772
395d8824f64f4f27a2a9e36b990c165b
b10bfaa0248838dc393041fa42cefb00
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044070963478528