O uso de ferramentas dinâmicas como forma de auxiliar a resolução de um problema: uma revisão teórica à luz da teoria da aprendizagem significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/4453 |
Resumo: | Apresenta-se nesse trabalho uma revisão teórica sobre o uso de problemas como estratégia de ensino e aprendizagem. Parte-se de um problema proposto por literatura especializada para o ensino de Física em cursos de Engenharia. Faz-se uma análise das informações contidas no enunciado do problema e propõe-se e se discute possíveis efeitos sobre a aprendizagem se o mesmo problema fosse apresentado aos alunos apoiado por um vídeo que reproduz a sua situação de forma dinâmica. Por fim, há uma análise dos possíveis efeitos da resolução desse mesmo problema se reproduzido em um laboratório didático. |
id |
UTFPR-2_2876dcc7b43fd6a324ba53bb9bea48c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4453 |
network_acronym_str |
UTFPR-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de ferramentas dinâmicas como forma de auxiliar a resolução de um problema: uma revisão teórica à luz da teoria da aprendizagem significativaApresenta-se nesse trabalho uma revisão teórica sobre o uso de problemas como estratégia de ensino e aprendizagem. Parte-se de um problema proposto por literatura especializada para o ensino de Física em cursos de Engenharia. Faz-se uma análise das informações contidas no enunciado do problema e propõe-se e se discute possíveis efeitos sobre a aprendizagem se o mesmo problema fosse apresentado aos alunos apoiado por um vídeo que reproduz a sua situação de forma dinâmica. Por fim, há uma análise dos possíveis efeitos da resolução desse mesmo problema se reproduzido em um laboratório didático.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Machado, ViniciusEnrique, Claudio MarioMachado, Pedro Leineker Ochoski2016-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/445310.3895/rbfta.v3n2.4453Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 3, n. 2 (2016)2358-008910.3895/rbfta.v3n2reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicadainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/4453/3228Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-30T01:34:32Zoai:periodicos.utfpr:article/4453Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbftaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/oai||rbfta-pg@utfpr.edu.br2358-00892358-0089opendoar:2019-09-30T01:34:32Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de ferramentas dinâmicas como forma de auxiliar a resolução de um problema: uma revisão teórica à luz da teoria da aprendizagem significativa |
title |
O uso de ferramentas dinâmicas como forma de auxiliar a resolução de um problema: uma revisão teórica à luz da teoria da aprendizagem significativa |
spellingShingle |
O uso de ferramentas dinâmicas como forma de auxiliar a resolução de um problema: uma revisão teórica à luz da teoria da aprendizagem significativa Machado, Vinicius |
title_short |
O uso de ferramentas dinâmicas como forma de auxiliar a resolução de um problema: uma revisão teórica à luz da teoria da aprendizagem significativa |
title_full |
O uso de ferramentas dinâmicas como forma de auxiliar a resolução de um problema: uma revisão teórica à luz da teoria da aprendizagem significativa |
title_fullStr |
O uso de ferramentas dinâmicas como forma de auxiliar a resolução de um problema: uma revisão teórica à luz da teoria da aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
O uso de ferramentas dinâmicas como forma de auxiliar a resolução de um problema: uma revisão teórica à luz da teoria da aprendizagem significativa |
title_sort |
O uso de ferramentas dinâmicas como forma de auxiliar a resolução de um problema: uma revisão teórica à luz da teoria da aprendizagem significativa |
author |
Machado, Vinicius |
author_facet |
Machado, Vinicius Enrique, Claudio Mario Machado, Pedro Leineker Ochoski |
author_role |
author |
author2 |
Enrique, Claudio Mario Machado, Pedro Leineker Ochoski |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Vinicius Enrique, Claudio Mario Machado, Pedro Leineker Ochoski |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Apresenta-se nesse trabalho uma revisão teórica sobre o uso de problemas como estratégia de ensino e aprendizagem. Parte-se de um problema proposto por literatura especializada para o ensino de Física em cursos de Engenharia. Faz-se uma análise das informações contidas no enunciado do problema e propõe-se e se discute possíveis efeitos sobre a aprendizagem se o mesmo problema fosse apresentado aos alunos apoiado por um vídeo que reproduz a sua situação de forma dinâmica. Por fim, há uma análise dos possíveis efeitos da resolução desse mesmo problema se reproduzido em um laboratório didático. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/4453 10.3895/rbfta.v3n2.4453 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/4453 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbfta.v3n2.4453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/4453/3228 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 3, n. 2 (2016) 2358-0089 10.3895/rbfta.v3n2 reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
collection |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbfta-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1811086513916608512 |