Uso de TIC`s en circuitos de corriente continua: propuesta didáctica y evaluación.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/2991 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar os resultados de uma proposta educacional baseadana utilização das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC´s) em circuitos elétricos. Na experiência écomprovada experimentalmente a lei de Ohm, e a obtenção da resistência equivalente é deduzida para as disposiçõesem série e em paralelo. Em seguida, são analisados de forma descritiva as escritas dos relatórios do trabalho prático,com a intenção de vislumbrar se o a aprendizagem foi significativo. Os estudantes investigados pertenceram àscarreiras de Engenharia da Universidad Tecnológica Nacional Facultad de Regional Santa Fé, durante os anos 2012 -2013. Os resultados encontrados indicam que os efeitos sobre a aprendizagem foram signficiativos, porém, poderiamser melhores se os alunos tivessem passado por um treinamento no uso de TIC`s antes de realizar a atividadeproposta. |
id |
UTFPR-2_2882ab35e9b165a8db3512b40738ad73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2991 |
network_acronym_str |
UTFPR-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de TIC`s en circuitos de corriente continua: propuesta didáctica y evaluación.Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar os resultados de uma proposta educacional baseadana utilização das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC´s) em circuitos elétricos. Na experiência écomprovada experimentalmente a lei de Ohm, e a obtenção da resistência equivalente é deduzida para as disposiçõesem série e em paralelo. Em seguida, são analisados de forma descritiva as escritas dos relatórios do trabalho prático,com a intenção de vislumbrar se o a aprendizagem foi significativo. Os estudantes investigados pertenceram àscarreiras de Engenharia da Universidad Tecnológica Nacional Facultad de Regional Santa Fé, durante os anos 2012 -2013. Os resultados encontrados indicam que os efeitos sobre a aprendizagem foram signficiativos, porém, poderiamser melhores se os alunos tivessem passado por um treinamento no uso de TIC`s antes de realizar a atividadeproposta.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Enrique, Claudio Mario2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/299110.3895/rbfta.v2n2.2991Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 2, n. 2 (2015)2358-008910.3895/rbfta.v2n2reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicadainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/2991/2430Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-05T23:48:55Zoai:periodicos.utfpr:article/2991Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbftaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/oai||rbfta-pg@utfpr.edu.br2358-00892358-0089opendoar:2019-06-05T23:48:55Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de TIC`s en circuitos de corriente continua: propuesta didáctica y evaluación. |
title |
Uso de TIC`s en circuitos de corriente continua: propuesta didáctica y evaluación. |
spellingShingle |
Uso de TIC`s en circuitos de corriente continua: propuesta didáctica y evaluación. Enrique, Claudio Mario |
title_short |
Uso de TIC`s en circuitos de corriente continua: propuesta didáctica y evaluación. |
title_full |
Uso de TIC`s en circuitos de corriente continua: propuesta didáctica y evaluación. |
title_fullStr |
Uso de TIC`s en circuitos de corriente continua: propuesta didáctica y evaluación. |
title_full_unstemmed |
Uso de TIC`s en circuitos de corriente continua: propuesta didáctica y evaluación. |
title_sort |
Uso de TIC`s en circuitos de corriente continua: propuesta didáctica y evaluación. |
author |
Enrique, Claudio Mario |
author_facet |
Enrique, Claudio Mario |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Enrique, Claudio Mario |
description |
Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar os resultados de uma proposta educacional baseadana utilização das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC´s) em circuitos elétricos. Na experiência écomprovada experimentalmente a lei de Ohm, e a obtenção da resistência equivalente é deduzida para as disposiçõesem série e em paralelo. Em seguida, são analisados de forma descritiva as escritas dos relatórios do trabalho prático,com a intenção de vislumbrar se o a aprendizagem foi significativo. Os estudantes investigados pertenceram àscarreiras de Engenharia da Universidad Tecnológica Nacional Facultad de Regional Santa Fé, durante os anos 2012 -2013. Os resultados encontrados indicam que os efeitos sobre a aprendizagem foram signficiativos, porém, poderiamser melhores se os alunos tivessem passado por um treinamento no uso de TIC`s antes de realizar a atividadeproposta. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/2991 10.3895/rbfta.v2n2.2991 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/2991 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbfta.v2n2.2991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/2991/2430 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 2, n. 2 (2015) 2358-0089 10.3895/rbfta.v2n2 reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
collection |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbfta-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1811086513975328768 |