Uso de TIC`s en circuitos de corriente continua: propuesta didáctica y evaluación.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Enrique, Claudio Mario
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/2991
Resumo: Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar os resultados de uma proposta educacional baseadana utilização das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC´s) em circuitos elétricos. Na experiência écomprovada experimentalmente a lei de Ohm, e a obtenção da resistência equivalente é deduzida para as disposiçõesem série e em paralelo. Em seguida, são analisados de forma descritiva as escritas dos relatórios do trabalho prático,com a intenção de vislumbrar se o a aprendizagem foi significativo. Os estudantes investigados pertenceram àscarreiras de Engenharia da Universidad Tecnológica Nacional Facultad de Regional Santa Fé, durante os anos 2012 -2013. Os resultados encontrados indicam que os efeitos sobre a aprendizagem foram signficiativos, porém, poderiamser melhores se os alunos tivessem passado por um treinamento no uso de TIC`s antes de realizar a atividadeproposta.
id UTFPR-2_2882ab35e9b165a8db3512b40738ad73
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2991
network_acronym_str UTFPR-2
network_name_str Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
repository_id_str
spelling Uso de TIC`s en circuitos de corriente continua: propuesta didáctica y evaluación.Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar os resultados de uma proposta educacional baseadana utilização das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC´s) em circuitos elétricos. Na experiência écomprovada experimentalmente a lei de Ohm, e a obtenção da resistência equivalente é deduzida para as disposiçõesem série e em paralelo. Em seguida, são analisados de forma descritiva as escritas dos relatórios do trabalho prático,com a intenção de vislumbrar se o a aprendizagem foi significativo. Os estudantes investigados pertenceram àscarreiras de Engenharia da Universidad Tecnológica Nacional Facultad de Regional Santa Fé, durante os anos 2012 -2013. Os resultados encontrados indicam que os efeitos sobre a aprendizagem foram signficiativos, porém, poderiamser melhores se os alunos tivessem passado por um treinamento no uso de TIC`s antes de realizar a atividadeproposta.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Enrique, Claudio Mario2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/299110.3895/rbfta.v2n2.2991Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 2, n. 2 (2015)2358-008910.3895/rbfta.v2n2reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicadainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/2991/2430Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-05T23:48:55Zoai:periodicos.utfpr:article/2991Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbftaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/oai||rbfta-pg@utfpr.edu.br2358-00892358-0089opendoar:2019-06-05T23:48:55Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de TIC`s en circuitos de corriente continua: propuesta didáctica y evaluación.
title Uso de TIC`s en circuitos de corriente continua: propuesta didáctica y evaluación.
spellingShingle Uso de TIC`s en circuitos de corriente continua: propuesta didáctica y evaluación.
Enrique, Claudio Mario
title_short Uso de TIC`s en circuitos de corriente continua: propuesta didáctica y evaluación.
title_full Uso de TIC`s en circuitos de corriente continua: propuesta didáctica y evaluación.
title_fullStr Uso de TIC`s en circuitos de corriente continua: propuesta didáctica y evaluación.
title_full_unstemmed Uso de TIC`s en circuitos de corriente continua: propuesta didáctica y evaluación.
title_sort Uso de TIC`s en circuitos de corriente continua: propuesta didáctica y evaluación.
author Enrique, Claudio Mario
author_facet Enrique, Claudio Mario
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Enrique, Claudio Mario
description Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar os resultados de uma proposta educacional baseadana utilização das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC´s) em circuitos elétricos. Na experiência écomprovada experimentalmente a lei de Ohm, e a obtenção da resistência equivalente é deduzida para as disposiçõesem série e em paralelo. Em seguida, são analisados de forma descritiva as escritas dos relatórios do trabalho prático,com a intenção de vislumbrar se o a aprendizagem foi significativo. Os estudantes investigados pertenceram àscarreiras de Engenharia da Universidad Tecnológica Nacional Facultad de Regional Santa Fé, durante os anos 2012 -2013. Os resultados encontrados indicam que os efeitos sobre a aprendizagem foram signficiativos, porém, poderiamser melhores se os alunos tivessem passado por um treinamento no uso de TIC`s antes de realizar a atividadeproposta.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/2991
10.3895/rbfta.v2n2.2991
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/2991
identifier_str_mv 10.3895/rbfta.v2n2.2991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/2991/2430
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 2, n. 2 (2015)
2358-0089
10.3895/rbfta.v2n2
reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
collection Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbfta-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1811086513975328768