ESTUDO DO EFEITO DO TRANSPORTE DE MASSA NAS CURVAS DE POLARIZAÇÃO POTENCIODINÂMICA EM LIGAS DE ALUMÍNIO DA SÉRIE 7XXX DE APLICAÇÃO AERONÁUTICA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreto, Jeferson Aparecido
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mota, José Neto Costa, Rossino, Luciana Sgarbi, Bose Filho, Waldek Wladimir, Moreira, Marcelo Ferreira, Fernandes, João Carlos Salvador, da Rocha, Luís Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1735
Resumo: As  ligas   de  Alumínio  (Al) são  largamente  utilizadas  pela indústria  aeronáutica,  devido à  sua   baixa densidade,  alta resistência   mecânica  e  boa  resistência  à  corrosão. A  sua resistência à  corrosão é atribuída à película de óxido (Al2O3) que se forma espontaneamente na superfície do material. No entanto, na presença de íons agressivos, as ligas de Al estão sujeitas ao processo de corrosão localizada.O comportamento eletroquímico das  ligas  AA7050 - T7451  e AA7081 - T73511 utilizadas pela indústria  aeronáutica  foi  investigado  sob as condições de transporte de  massa controlado através de um eletrodo cilíndrico rotatório em meio de uma solução de 0,6M NaCl. Os eletrodos foram usinados em forma cilíndrica com 6 mm de diâmetro e  embutidos  em  resina  epóxi.  Todos  os testes foram realizados utilizando um eletrodo de calomelano saturado com   taxas  de  rotação de 0, 100, 400, 800 e 1200 rpm. A densidade  de corrente teórica foi determinada através da   equação  de  Kouteki – Levich. Os   resultados confirmam que o intermetálico Al7Cu2Fe  atua  como  cátodo preferencial causando  o  acoplamento  galvânico e a dissolução da matriz de Al em torno dele.
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