Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem para o ensino de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/15613 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar a inserção de experimentos como ferramentas auxiliares para o processo de aprendizagem do ensino de Física. As etapas de pesquisa observaram a seguinte ordem: uma revisão bibliográfica para a fundamentação teórica do trabalho didático com experimentos no ensino de física, o desenvolvimento de experimentos de baixo custo com potencial de serem inseridos em aulas de física, a aplicação dos experimentos desenvolvidos em sala de aula, a sistematização dos dados obtidos, a interpretação dos resultados e as conclusões que foram possíveis tirar a respeito. O ponto de partida desta investigação foram ações de divulgação científica realizadas para alunos de escolas públicas do litoral norte paulista. Foram elaboradas, implementadas e analisadas oficinas didáticas permeadas pelo uso de atividades experimentais envolvendo conteúdos de física para alunos do ensino médio e superior. As atividades realizadas foram examinadas do ponto de vista do processo de aprendizagem que promoveram, a partir de registros elaborados pelos presentes. Os resultados apontam para a importância da realização de atividades experimentais no ensino de física, mesmo quando estruturadas a partir do uso de materiais considerados de fácil acesso. |
id |
UTFPR-2_8725602fffad365dbbade8a708ad78ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/15613 |
network_acronym_str |
UTFPR-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem para o ensino de físicaEnsino de Físicaexperiências de física com materiais de baixo custo; ensino de física; aparatos experimentais; fenômenos físicos; história da ciência e da tecnologia.Este trabalho tem como objetivo investigar a inserção de experimentos como ferramentas auxiliares para o processo de aprendizagem do ensino de Física. As etapas de pesquisa observaram a seguinte ordem: uma revisão bibliográfica para a fundamentação teórica do trabalho didático com experimentos no ensino de física, o desenvolvimento de experimentos de baixo custo com potencial de serem inseridos em aulas de física, a aplicação dos experimentos desenvolvidos em sala de aula, a sistematização dos dados obtidos, a interpretação dos resultados e as conclusões que foram possíveis tirar a respeito. O ponto de partida desta investigação foram ações de divulgação científica realizadas para alunos de escolas públicas do litoral norte paulista. Foram elaboradas, implementadas e analisadas oficinas didáticas permeadas pelo uso de atividades experimentais envolvendo conteúdos de física para alunos do ensino médio e superior. As atividades realizadas foram examinadas do ponto de vista do processo de aprendizagem que promoveram, a partir de registros elaborados pelos presentes. Os resultados apontam para a importância da realização de atividades experimentais no ensino de física, mesmo quando estruturadas a partir do uso de materiais considerados de fácil acesso.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)FAPESPFreitas, Kaua Estevam Cardoso deTeixeira, Ricardo Roberto Plaza2022-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1561310.3895/rbfta.v9n2.15613Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 9, n. 2 (2022)2358-008910.3895/rbfta.v9n2reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicadainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/15613/8978Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-14T14:33:38Zoai:periodicos.utfpr:article/15613Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbftaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/oai||rbfta-pg@utfpr.edu.br2358-00892358-0089opendoar:2022-10-14T14:33:38Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem para o ensino de física |
title |
Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem para o ensino de física |
spellingShingle |
Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem para o ensino de física Freitas, Kaua Estevam Cardoso de Ensino de Física experiências de física com materiais de baixo custo; ensino de física; aparatos experimentais; fenômenos físicos; história da ciência e da tecnologia. |
title_short |
Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem para o ensino de física |
title_full |
Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem para o ensino de física |
title_fullStr |
Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem para o ensino de física |
title_full_unstemmed |
Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem para o ensino de física |
title_sort |
Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem para o ensino de física |
author |
Freitas, Kaua Estevam Cardoso de |
author_facet |
Freitas, Kaua Estevam Cardoso de Teixeira, Ricardo Roberto Plaza |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Ricardo Roberto Plaza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Kaua Estevam Cardoso de Teixeira, Ricardo Roberto Plaza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física experiências de física com materiais de baixo custo; ensino de física; aparatos experimentais; fenômenos físicos; história da ciência e da tecnologia. |
topic |
Ensino de Física experiências de física com materiais de baixo custo; ensino de física; aparatos experimentais; fenômenos físicos; história da ciência e da tecnologia. |
description |
Este trabalho tem como objetivo investigar a inserção de experimentos como ferramentas auxiliares para o processo de aprendizagem do ensino de Física. As etapas de pesquisa observaram a seguinte ordem: uma revisão bibliográfica para a fundamentação teórica do trabalho didático com experimentos no ensino de física, o desenvolvimento de experimentos de baixo custo com potencial de serem inseridos em aulas de física, a aplicação dos experimentos desenvolvidos em sala de aula, a sistematização dos dados obtidos, a interpretação dos resultados e as conclusões que foram possíveis tirar a respeito. O ponto de partida desta investigação foram ações de divulgação científica realizadas para alunos de escolas públicas do litoral norte paulista. Foram elaboradas, implementadas e analisadas oficinas didáticas permeadas pelo uso de atividades experimentais envolvendo conteúdos de física para alunos do ensino médio e superior. As atividades realizadas foram examinadas do ponto de vista do processo de aprendizagem que promoveram, a partir de registros elaborados pelos presentes. Os resultados apontam para a importância da realização de atividades experimentais no ensino de física, mesmo quando estruturadas a partir do uso de materiais considerados de fácil acesso. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/15613 10.3895/rbfta.v9n2.15613 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/15613 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbfta.v9n2.15613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/15613/8978 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 9, n. 2 (2022) 2358-0089 10.3895/rbfta.v9n2 reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
collection |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbfta-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1811722803688243200 |