Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem para o ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Kaua Estevam Cardoso de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/15613
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a inserção de experimentos como ferramentas auxiliares para o processo de aprendizagem do ensino de Física. As etapas de pesquisa observaram a seguinte ordem: uma revisão bibliográfica para a fundamentação teórica do trabalho didático com experimentos no ensino de física, o desenvolvimento de experimentos de baixo custo com potencial de serem inseridos em aulas de física, a aplicação dos experimentos desenvolvidos em sala de aula, a sistematização dos dados obtidos, a interpretação dos resultados e as conclusões que foram possíveis tirar a respeito. O ponto de partida desta investigação foram ações de divulgação científica realizadas para alunos de escolas públicas do litoral norte paulista. Foram elaboradas, implementadas e analisadas oficinas didáticas permeadas pelo uso de atividades experimentais envolvendo conteúdos de física para alunos do ensino médio e superior. As atividades realizadas foram examinadas do ponto de vista do processo de aprendizagem que promoveram, a partir de registros elaborados pelos presentes. Os resultados apontam para a importância da realização de atividades experimentais no ensino de física, mesmo quando estruturadas a partir do uso de materiais considerados de fácil acesso.
id UTFPR-2_8725602fffad365dbbade8a708ad78ed
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/15613
network_acronym_str UTFPR-2
network_name_str Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
repository_id_str
spelling Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem para o ensino de físicaEnsino de Físicaexperiências de física com materiais de baixo custo; ensino de física; aparatos experimentais; fenômenos físicos; história da ciência e da tecnologia.Este trabalho tem como objetivo investigar a inserção de experimentos como ferramentas auxiliares para o processo de aprendizagem do ensino de Física. As etapas de pesquisa observaram a seguinte ordem: uma revisão bibliográfica para a fundamentação teórica do trabalho didático com experimentos no ensino de física, o desenvolvimento de experimentos de baixo custo com potencial de serem inseridos em aulas de física, a aplicação dos experimentos desenvolvidos em sala de aula, a sistematização dos dados obtidos, a interpretação dos resultados e as conclusões que foram possíveis tirar a respeito. O ponto de partida desta investigação foram ações de divulgação científica realizadas para alunos de escolas públicas do litoral norte paulista. Foram elaboradas, implementadas e analisadas oficinas didáticas permeadas pelo uso de atividades experimentais envolvendo conteúdos de física para alunos do ensino médio e superior. As atividades realizadas foram examinadas do ponto de vista do processo de aprendizagem que promoveram, a partir de registros elaborados pelos presentes. Os resultados apontam para a importância da realização de atividades experimentais no ensino de física, mesmo quando estruturadas a partir do uso de materiais considerados de fácil acesso.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)FAPESPFreitas, Kaua Estevam Cardoso deTeixeira, Ricardo Roberto Plaza2022-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1561310.3895/rbfta.v9n2.15613Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 9, n. 2 (2022)2358-008910.3895/rbfta.v9n2reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicadainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/15613/8978Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-14T14:33:38Zoai:periodicos.utfpr:article/15613Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbftaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/oai||rbfta-pg@utfpr.edu.br2358-00892358-0089opendoar:2022-10-14T14:33:38Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem para o ensino de física
title Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem para o ensino de física
spellingShingle Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem para o ensino de física
Freitas, Kaua Estevam Cardoso de
Ensino de Física
experiências de física com materiais de baixo custo; ensino de física; aparatos experimentais; fenômenos físicos; história da ciência e da tecnologia.
title_short Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem para o ensino de física
title_full Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem para o ensino de física
title_fullStr Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem para o ensino de física
title_full_unstemmed Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem para o ensino de física
title_sort Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem para o ensino de física
author Freitas, Kaua Estevam Cardoso de
author_facet Freitas, Kaua Estevam Cardoso de
Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
author_role author
author2 Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Kaua Estevam Cardoso de
Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
experiências de física com materiais de baixo custo; ensino de física; aparatos experimentais; fenômenos físicos; história da ciência e da tecnologia.
topic Ensino de Física
experiências de física com materiais de baixo custo; ensino de física; aparatos experimentais; fenômenos físicos; história da ciência e da tecnologia.
description Este trabalho tem como objetivo investigar a inserção de experimentos como ferramentas auxiliares para o processo de aprendizagem do ensino de Física. As etapas de pesquisa observaram a seguinte ordem: uma revisão bibliográfica para a fundamentação teórica do trabalho didático com experimentos no ensino de física, o desenvolvimento de experimentos de baixo custo com potencial de serem inseridos em aulas de física, a aplicação dos experimentos desenvolvidos em sala de aula, a sistematização dos dados obtidos, a interpretação dos resultados e as conclusões que foram possíveis tirar a respeito. O ponto de partida desta investigação foram ações de divulgação científica realizadas para alunos de escolas públicas do litoral norte paulista. Foram elaboradas, implementadas e analisadas oficinas didáticas permeadas pelo uso de atividades experimentais envolvendo conteúdos de física para alunos do ensino médio e superior. As atividades realizadas foram examinadas do ponto de vista do processo de aprendizagem que promoveram, a partir de registros elaborados pelos presentes. Os resultados apontam para a importância da realização de atividades experimentais no ensino de física, mesmo quando estruturadas a partir do uso de materiais considerados de fácil acesso.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/15613
10.3895/rbfta.v9n2.15613
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/15613
identifier_str_mv 10.3895/rbfta.v9n2.15613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/15613/8978
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 9, n. 2 (2022)
2358-0089
10.3895/rbfta.v9n2
reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
collection Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbfta-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1811722803688243200