Independência da massa e modelagem newtoniana para a translação de objetos acelerados em cenários de investigação aberta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/15703 |
Resumo: | A análise de objetos que descem rampas apoiados sobre rodas frequentemente é realizada por meio de uma associação com modelos que descrevem objetos deslizantes, o que pode causar confusões para estudantes que iniciam suas investigações em física. A mesma dificuldade costuma ocorrer quando se tenta justificar que a aceleração de um objeto deslizante ao longo de uma rampa, sem atrito, não é influenciada por sua massa. Esses problemas podem ser minimizados quando consideramos um cenário de modelagem aberta, onde hipóteses estruturantes podem ser consideradas e avaliadas por meio de um processo de validação experimental. O que seria deslizar sem atrito? Em que medida podemos aproximar o movimento de translação de um objeto que desliza em contato macroscópico com uma rampa de outro que tem contato realizado por meio de rodas? No presente trabalho, apresentamos um experimento que utiliza as técnicas de videoanálise para investigar precisamente essas questões, podendo ser implementado nos espaços escolares usuais, sem necessidade de grandes intervenções. A proposta pode ser utilizada para aproximar estudantes de investigações técnicas e modelagens em perspectiva aberta, em diálogo com as demandas científicas e tecnológicas atuais. |
id |
UTFPR-2_90f901cea847510e2e21290f72058940 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/15703 |
network_acronym_str |
UTFPR-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Independência da massa e modelagem newtoniana para a translação de objetos acelerados em cenários de investigação abertaEducação | Métodos e Técnicas de Ensino / Tecnologia EducacionalVideoanálise; Teste de hipóteses físicas; Investigação experimentalA análise de objetos que descem rampas apoiados sobre rodas frequentemente é realizada por meio de uma associação com modelos que descrevem objetos deslizantes, o que pode causar confusões para estudantes que iniciam suas investigações em física. A mesma dificuldade costuma ocorrer quando se tenta justificar que a aceleração de um objeto deslizante ao longo de uma rampa, sem atrito, não é influenciada por sua massa. Esses problemas podem ser minimizados quando consideramos um cenário de modelagem aberta, onde hipóteses estruturantes podem ser consideradas e avaliadas por meio de um processo de validação experimental. O que seria deslizar sem atrito? Em que medida podemos aproximar o movimento de translação de um objeto que desliza em contato macroscópico com uma rampa de outro que tem contato realizado por meio de rodas? No presente trabalho, apresentamos um experimento que utiliza as técnicas de videoanálise para investigar precisamente essas questões, podendo ser implementado nos espaços escolares usuais, sem necessidade de grandes intervenções. A proposta pode ser utilizada para aproximar estudantes de investigações técnicas e modelagens em perspectiva aberta, em diálogo com as demandas científicas e tecnológicas atuais.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Erick dos SantosAraujo, Alexandre Alberto Visentin Ramos de2023-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1570310.3895/rbfta.v10n1.15703Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 10, n. 1 (2023)2358-008910.3895/rbfta.v10n1reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicadainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/15703/9275Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:28:00Zoai:periodicos.utfpr:article/15703Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbftaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/oai||rbfta-pg@utfpr.edu.br2358-00892358-0089opendoar:2024-05-01T15:28Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Independência da massa e modelagem newtoniana para a translação de objetos acelerados em cenários de investigação aberta |
title |
Independência da massa e modelagem newtoniana para a translação de objetos acelerados em cenários de investigação aberta |
spellingShingle |
Independência da massa e modelagem newtoniana para a translação de objetos acelerados em cenários de investigação aberta Silva, Erick dos Santos Educação | Métodos e Técnicas de Ensino / Tecnologia Educacional Videoanálise; Teste de hipóteses físicas; Investigação experimental |
title_short |
Independência da massa e modelagem newtoniana para a translação de objetos acelerados em cenários de investigação aberta |
title_full |
Independência da massa e modelagem newtoniana para a translação de objetos acelerados em cenários de investigação aberta |
title_fullStr |
Independência da massa e modelagem newtoniana para a translação de objetos acelerados em cenários de investigação aberta |
title_full_unstemmed |
Independência da massa e modelagem newtoniana para a translação de objetos acelerados em cenários de investigação aberta |
title_sort |
Independência da massa e modelagem newtoniana para a translação de objetos acelerados em cenários de investigação aberta |
author |
Silva, Erick dos Santos |
author_facet |
Silva, Erick dos Santos Araujo, Alexandre Alberto Visentin Ramos de |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Alexandre Alberto Visentin Ramos de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Erick dos Santos Araujo, Alexandre Alberto Visentin Ramos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação | Métodos e Técnicas de Ensino / Tecnologia Educacional Videoanálise; Teste de hipóteses físicas; Investigação experimental |
topic |
Educação | Métodos e Técnicas de Ensino / Tecnologia Educacional Videoanálise; Teste de hipóteses físicas; Investigação experimental |
description |
A análise de objetos que descem rampas apoiados sobre rodas frequentemente é realizada por meio de uma associação com modelos que descrevem objetos deslizantes, o que pode causar confusões para estudantes que iniciam suas investigações em física. A mesma dificuldade costuma ocorrer quando se tenta justificar que a aceleração de um objeto deslizante ao longo de uma rampa, sem atrito, não é influenciada por sua massa. Esses problemas podem ser minimizados quando consideramos um cenário de modelagem aberta, onde hipóteses estruturantes podem ser consideradas e avaliadas por meio de um processo de validação experimental. O que seria deslizar sem atrito? Em que medida podemos aproximar o movimento de translação de um objeto que desliza em contato macroscópico com uma rampa de outro que tem contato realizado por meio de rodas? No presente trabalho, apresentamos um experimento que utiliza as técnicas de videoanálise para investigar precisamente essas questões, podendo ser implementado nos espaços escolares usuais, sem necessidade de grandes intervenções. A proposta pode ser utilizada para aproximar estudantes de investigações técnicas e modelagens em perspectiva aberta, em diálogo com as demandas científicas e tecnológicas atuais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/15703 10.3895/rbfta.v10n1.15703 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/15703 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbfta.v10n1.15703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/15703/9275 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 10, n. 1 (2023) 2358-0089 10.3895/rbfta.v10n1 reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
collection |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbfta-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1811722803642105856 |