Independência da massa e modelagem newtoniana para a translação de objetos acelerados em cenários de investigação aberta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Erick dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Araujo, Alexandre Alberto Visentin Ramos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/15703
Resumo: A análise de objetos que descem rampas apoiados sobre rodas frequentemente é realizada por meio de uma associação com modelos que descrevem objetos deslizantes, o que pode causar confusões para estudantes que iniciam suas investigações em física. A mesma dificuldade costuma ocorrer quando se tenta justificar que a aceleração de um objeto deslizante ao longo de uma rampa, sem atrito, não é influenciada por sua massa. Esses problemas podem ser minimizados quando consideramos um cenário de modelagem aberta, onde hipóteses estruturantes podem ser consideradas e avaliadas por meio de um processo de validação experimental. O que seria deslizar sem atrito? Em que medida podemos aproximar o movimento de translação de um objeto que desliza em contato macroscópico com uma rampa de outro que tem contato realizado por meio de rodas? No presente trabalho, apresentamos um experimento que utiliza as técnicas de videoanálise para investigar precisamente essas questões, podendo ser implementado nos espaços escolares usuais, sem necessidade de grandes intervenções. A proposta pode ser utilizada para aproximar estudantes de investigações técnicas e modelagens em perspectiva aberta, em diálogo com as demandas científicas e tecnológicas atuais.
id UTFPR-2_90f901cea847510e2e21290f72058940
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/15703
network_acronym_str UTFPR-2
network_name_str Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
repository_id_str
spelling Independência da massa e modelagem newtoniana para a translação de objetos acelerados em cenários de investigação abertaEducação | Métodos e Técnicas de Ensino / Tecnologia EducacionalVideoanálise; Teste de hipóteses físicas; Investigação experimentalA análise de objetos que descem rampas apoiados sobre rodas frequentemente é realizada por meio de uma associação com modelos que descrevem objetos deslizantes, o que pode causar confusões para estudantes que iniciam suas investigações em física. A mesma dificuldade costuma ocorrer quando se tenta justificar que a aceleração de um objeto deslizante ao longo de uma rampa, sem atrito, não é influenciada por sua massa. Esses problemas podem ser minimizados quando consideramos um cenário de modelagem aberta, onde hipóteses estruturantes podem ser consideradas e avaliadas por meio de um processo de validação experimental. O que seria deslizar sem atrito? Em que medida podemos aproximar o movimento de translação de um objeto que desliza em contato macroscópico com uma rampa de outro que tem contato realizado por meio de rodas? No presente trabalho, apresentamos um experimento que utiliza as técnicas de videoanálise para investigar precisamente essas questões, podendo ser implementado nos espaços escolares usuais, sem necessidade de grandes intervenções. A proposta pode ser utilizada para aproximar estudantes de investigações técnicas e modelagens em perspectiva aberta, em diálogo com as demandas científicas e tecnológicas atuais.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Erick dos SantosAraujo, Alexandre Alberto Visentin Ramos de2023-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1570310.3895/rbfta.v10n1.15703Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 10, n. 1 (2023)2358-008910.3895/rbfta.v10n1reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicadainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/15703/9275Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:28:00Zoai:periodicos.utfpr:article/15703Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbftaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/oai||rbfta-pg@utfpr.edu.br2358-00892358-0089opendoar:2024-05-01T15:28Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Independência da massa e modelagem newtoniana para a translação de objetos acelerados em cenários de investigação aberta
title Independência da massa e modelagem newtoniana para a translação de objetos acelerados em cenários de investigação aberta
spellingShingle Independência da massa e modelagem newtoniana para a translação de objetos acelerados em cenários de investigação aberta
Silva, Erick dos Santos
Educação | Métodos e Técnicas de Ensino / Tecnologia Educacional
Videoanálise; Teste de hipóteses físicas; Investigação experimental
title_short Independência da massa e modelagem newtoniana para a translação de objetos acelerados em cenários de investigação aberta
title_full Independência da massa e modelagem newtoniana para a translação de objetos acelerados em cenários de investigação aberta
title_fullStr Independência da massa e modelagem newtoniana para a translação de objetos acelerados em cenários de investigação aberta
title_full_unstemmed Independência da massa e modelagem newtoniana para a translação de objetos acelerados em cenários de investigação aberta
title_sort Independência da massa e modelagem newtoniana para a translação de objetos acelerados em cenários de investigação aberta
author Silva, Erick dos Santos
author_facet Silva, Erick dos Santos
Araujo, Alexandre Alberto Visentin Ramos de
author_role author
author2 Araujo, Alexandre Alberto Visentin Ramos de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Erick dos Santos
Araujo, Alexandre Alberto Visentin Ramos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação | Métodos e Técnicas de Ensino / Tecnologia Educacional
Videoanálise; Teste de hipóteses físicas; Investigação experimental
topic Educação | Métodos e Técnicas de Ensino / Tecnologia Educacional
Videoanálise; Teste de hipóteses físicas; Investigação experimental
description A análise de objetos que descem rampas apoiados sobre rodas frequentemente é realizada por meio de uma associação com modelos que descrevem objetos deslizantes, o que pode causar confusões para estudantes que iniciam suas investigações em física. A mesma dificuldade costuma ocorrer quando se tenta justificar que a aceleração de um objeto deslizante ao longo de uma rampa, sem atrito, não é influenciada por sua massa. Esses problemas podem ser minimizados quando consideramos um cenário de modelagem aberta, onde hipóteses estruturantes podem ser consideradas e avaliadas por meio de um processo de validação experimental. O que seria deslizar sem atrito? Em que medida podemos aproximar o movimento de translação de um objeto que desliza em contato macroscópico com uma rampa de outro que tem contato realizado por meio de rodas? No presente trabalho, apresentamos um experimento que utiliza as técnicas de videoanálise para investigar precisamente essas questões, podendo ser implementado nos espaços escolares usuais, sem necessidade de grandes intervenções. A proposta pode ser utilizada para aproximar estudantes de investigações técnicas e modelagens em perspectiva aberta, em diálogo com as demandas científicas e tecnológicas atuais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/15703
10.3895/rbfta.v10n1.15703
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/15703
identifier_str_mv 10.3895/rbfta.v10n1.15703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/15703/9275
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 10, n. 1 (2023)
2358-0089
10.3895/rbfta.v10n1
reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
collection Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbfta-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1811722803642105856