Dispositivo de baixo custo para abordar questões de cinemática linear no ensino de Física de forma lúdica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Thaíse Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nascimento-Dias, Bruno Leonardo do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/14329
Resumo: A robótica educacional estabelece um ambiente multidisciplinar que favorece a identificação e resolução de problemas do mundo real. Vale salientar, que além da Física, inúmeras áreas podem utilizar a robótica educacional para ampliar as possibilidades de aprendizagem. Desta forma, este trabalho tem como objetivo descrever como uma simulação de uma sonda linear de baixo custo e micro controlada possui a aplicabilidade à área de ensino de Física. Para o desenvolvimento da simulação de uma sonda linear foi utilizada uma placa de micro controlador simples ESP32 e um sensor ultrassônico HC-SR04. Para o desenvolvimento da interlocução entre as estruturas de hardware e os componentes acoplados na sonda linear simulada, foi utilizada a linguagem de programação em C++. Por fim, com base nas estruturas que compõem o carrinho, que simula uma sonda linear através de seus componentes, é possível utilizá-lo em diversos modos de operação, mas aqui destacam-se os conteúdos pedagógicos de cinemática no ensino de física.
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