PROPRIEDADES REOLOGICAS DE DOCE EM MASSA DE ARAÇA VERMELHO (Psidium cattleianum Sabine)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marli da Silva
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Petkowicz, Carmen L. O., Netto, Adaucto b. Pereira, Wosiacki, Gilvan, Nogueira, Alessandro, Carneiro, Eliana Beleski B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/264
Resumo: Foram elaboradas duas formulações de doce em massa de araçá vermelho, a partir da polpa fresca e a partir do bagaço proveniente de extração mecânica do suco de araçá na concentração de 1:1 (m/m) de matéria prima e sacarose, sem adição de pectinas. Os doces foram caracterizados através de análises físico-química e reologicas. Os parâmetros físico-químicos avaliados para os frutos e doces foram pH, sólidos solúveis, acidez titulável, umidade, sólidos totais, fibra bruta, lipídios, proteínas, vitamina C e compostos fenólicos. As duas formulações de doces foram avaliadas reologicamente quanto ao comportamento viscoelástico e frente a variações de temperatura. O araçá vermelho apresentou teor de açúcar total de 7,79 %, sendo 92% desses, açúcares redutores e teores de minerais consideráveis quando comparado com outros frutos consumidos popularmente. As formulações (A-1) elaborada com polpa fresca e (A-2) a partir do bagaço proveniente da extração de suco preservaram 35 e 23% do teor de vitamina C e cerca de 63 % dos compostos fenólicos presentes no fruto in natura. As análises reologicas dinâmicas dos doces de araçá vermelho sugerem que os teores de sólidos solúveis, pH e acidez contribuíram para a formação de géis relativamente fortes. Ambos os doces apresentaram valores de G’ superiores aos de G” em toda a faixa de freqüência analisada, caracterizando o predomínio do caráter sólido. Os doces apresentaram características reologicas que possibilitam sua utilização para recheio e/ou coberturas de massas assadas.
id UTFPR-3_2fac29965636788e57a4af94aabe6efa
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/264
network_acronym_str UTFPR-3
network_name_str Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
repository_id_str
spelling PROPRIEDADES REOLOGICAS DE DOCE EM MASSA DE ARAÇA VERMELHO (Psidium cattleianum Sabine)Foram elaboradas duas formulações de doce em massa de araçá vermelho, a partir da polpa fresca e a partir do bagaço proveniente de extração mecânica do suco de araçá na concentração de 1:1 (m/m) de matéria prima e sacarose, sem adição de pectinas. Os doces foram caracterizados através de análises físico-química e reologicas. Os parâmetros físico-químicos avaliados para os frutos e doces foram pH, sólidos solúveis, acidez titulável, umidade, sólidos totais, fibra bruta, lipídios, proteínas, vitamina C e compostos fenólicos. As duas formulações de doces foram avaliadas reologicamente quanto ao comportamento viscoelástico e frente a variações de temperatura. O araçá vermelho apresentou teor de açúcar total de 7,79 %, sendo 92% desses, açúcares redutores e teores de minerais consideráveis quando comparado com outros frutos consumidos popularmente. As formulações (A-1) elaborada com polpa fresca e (A-2) a partir do bagaço proveniente da extração de suco preservaram 35 e 23% do teor de vitamina C e cerca de 63 % dos compostos fenólicos presentes no fruto in natura. As análises reologicas dinâmicas dos doces de araçá vermelho sugerem que os teores de sólidos solúveis, pH e acidez contribuíram para a formação de géis relativamente fortes. Ambos os doces apresentaram valores de G’ superiores aos de G” em toda a faixa de freqüência analisada, caracterizando o predomínio do caráter sólido. Os doces apresentaram características reologicas que possibilitam sua utilização para recheio e/ou coberturas de massas assadas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Santos, Marli da SilvaPetkowicz, Carmen L. O.Netto, Adaucto b. PereiraWosiacki, GilvanNogueira, AlessandroCarneiro, Eliana Beleski B.2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/26410.3895/S1981-36862007000200011Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 1, n. 2 (2007)1981-368610.3895/S1981-368620070002reponame:Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/264/232Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2009-03-18T19:10:51Zoai:periodicos.utfpr:article/264Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbtaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/oai||rbta-pg@utfpr.edu.br1981-36861981-3686opendoar:2009-03-18T19:10:51Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv PROPRIEDADES REOLOGICAS DE DOCE EM MASSA DE ARAÇA VERMELHO (Psidium cattleianum Sabine)
title PROPRIEDADES REOLOGICAS DE DOCE EM MASSA DE ARAÇA VERMELHO (Psidium cattleianum Sabine)
spellingShingle PROPRIEDADES REOLOGICAS DE DOCE EM MASSA DE ARAÇA VERMELHO (Psidium cattleianum Sabine)
Santos, Marli da Silva
title_short PROPRIEDADES REOLOGICAS DE DOCE EM MASSA DE ARAÇA VERMELHO (Psidium cattleianum Sabine)
title_full PROPRIEDADES REOLOGICAS DE DOCE EM MASSA DE ARAÇA VERMELHO (Psidium cattleianum Sabine)
title_fullStr PROPRIEDADES REOLOGICAS DE DOCE EM MASSA DE ARAÇA VERMELHO (Psidium cattleianum Sabine)
title_full_unstemmed PROPRIEDADES REOLOGICAS DE DOCE EM MASSA DE ARAÇA VERMELHO (Psidium cattleianum Sabine)
title_sort PROPRIEDADES REOLOGICAS DE DOCE EM MASSA DE ARAÇA VERMELHO (Psidium cattleianum Sabine)
author Santos, Marli da Silva
author_facet Santos, Marli da Silva
Petkowicz, Carmen L. O.
Netto, Adaucto b. Pereira
Wosiacki, Gilvan
Nogueira, Alessandro
Carneiro, Eliana Beleski B.
author_role author
author2 Petkowicz, Carmen L. O.
Netto, Adaucto b. Pereira
Wosiacki, Gilvan
Nogueira, Alessandro
Carneiro, Eliana Beleski B.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marli da Silva
Petkowicz, Carmen L. O.
Netto, Adaucto b. Pereira
Wosiacki, Gilvan
Nogueira, Alessandro
Carneiro, Eliana Beleski B.
description Foram elaboradas duas formulações de doce em massa de araçá vermelho, a partir da polpa fresca e a partir do bagaço proveniente de extração mecânica do suco de araçá na concentração de 1:1 (m/m) de matéria prima e sacarose, sem adição de pectinas. Os doces foram caracterizados através de análises físico-química e reologicas. Os parâmetros físico-químicos avaliados para os frutos e doces foram pH, sólidos solúveis, acidez titulável, umidade, sólidos totais, fibra bruta, lipídios, proteínas, vitamina C e compostos fenólicos. As duas formulações de doces foram avaliadas reologicamente quanto ao comportamento viscoelástico e frente a variações de temperatura. O araçá vermelho apresentou teor de açúcar total de 7,79 %, sendo 92% desses, açúcares redutores e teores de minerais consideráveis quando comparado com outros frutos consumidos popularmente. As formulações (A-1) elaborada com polpa fresca e (A-2) a partir do bagaço proveniente da extração de suco preservaram 35 e 23% do teor de vitamina C e cerca de 63 % dos compostos fenólicos presentes no fruto in natura. As análises reologicas dinâmicas dos doces de araçá vermelho sugerem que os teores de sólidos solúveis, pH e acidez contribuíram para a formação de géis relativamente fortes. Ambos os doces apresentaram valores de G’ superiores aos de G” em toda a faixa de freqüência analisada, caracterizando o predomínio do caráter sólido. Os doces apresentaram características reologicas que possibilitam sua utilização para recheio e/ou coberturas de massas assadas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/264
10.3895/S1981-36862007000200011
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/264
identifier_str_mv 10.3895/S1981-36862007000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/264/232
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 1, n. 2 (2007)
1981-3686
10.3895/S1981-368620070002
reponame:Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
collection Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbta-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787714435873243136