DESENVOLVIMENTO DE FERMENTADORES EM SÉRIE PARA O ESTUDO CINÉTICO DE FERMENTADO DE MAÇÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koch Fernandes de Souza, Frederico
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oliveira da Luz, Renan, dos Santos, Caroline Mongruel Eleutério, Pietrowski, Giovana de Arruda Moura, Wosiacki, Gilvan, Nogueira, Alessandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/952
Resumo: Em busca do melhoramento do fermentado de maçã brasileiro, este trabalho objetivou a implementação de um sistema de fermentadores em série com possibilidade de estabelecer as condições do processo, monitoramento do processo de fermentação alcoólica e avaliação de diferentes cepas comerciais de leveduras Saccharomyces cerevisiae na obtenção de fermentado de maçã. As cepas de leveduras utilizadas foram a Arome Plus, Bouquet e Fermol Aromatic, do fabricante (AEB Group) e a Saccharomyces cerevisiae UFLA CA – 11. Os fermentadores foram confeccionados em vidro com volume de 1,45 L e volume útil de 1,20 L, com dimensões e materiais que possibilitassem a esterilização em autoclave. Os fermentadores foram montados em sala com temperatura controlada (20 ºC) e interligados a uma tubulação de silicone para saturação com dióxido de carbono a fim de manter a anaerobiose, com controle de pressão e fluxo do gás carbônico, de modo a permitir coletas através da elevação da pressão no sistema, uma excelente ferramenta para realização do projeto. O sistema (4 fermentadores) possibilitou avaliar em quadruplicata cada levedura nas mesmas condições de fermentação. A coleta máxima de amostra corresponde a 20% do volume útil. Este volume foi suficiente para análises físico-químicas e microbiológicas ao longo do período de fermentação (10 dias) até exaustão dos açúcares fermentescíveis. O sistema de fermentadores em série foi uma excelente ferramenta para avaliação de parâmetros fermentativos na elaboração de bebidas fermentadas.
id UTFPR-3_8f44bf97dc6d9211420f9527fe9ae8ee
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/952
network_acronym_str UTFPR-3
network_name_str Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO DE FERMENTADORES EM SÉRIE PARA O ESTUDO CINÉTICO DE FERMENTADO DE MAÇÃEm busca do melhoramento do fermentado de maçã brasileiro, este trabalho objetivou a implementação de um sistema de fermentadores em série com possibilidade de estabelecer as condições do processo, monitoramento do processo de fermentação alcoólica e avaliação de diferentes cepas comerciais de leveduras Saccharomyces cerevisiae na obtenção de fermentado de maçã. As cepas de leveduras utilizadas foram a Arome Plus, Bouquet e Fermol Aromatic, do fabricante (AEB Group) e a Saccharomyces cerevisiae UFLA CA – 11. Os fermentadores foram confeccionados em vidro com volume de 1,45 L e volume útil de 1,20 L, com dimensões e materiais que possibilitassem a esterilização em autoclave. Os fermentadores foram montados em sala com temperatura controlada (20 ºC) e interligados a uma tubulação de silicone para saturação com dióxido de carbono a fim de manter a anaerobiose, com controle de pressão e fluxo do gás carbônico, de modo a permitir coletas através da elevação da pressão no sistema, uma excelente ferramenta para realização do projeto. O sistema (4 fermentadores) possibilitou avaliar em quadruplicata cada levedura nas mesmas condições de fermentação. A coleta máxima de amostra corresponde a 20% do volume útil. Este volume foi suficiente para análises físico-químicas e microbiológicas ao longo do período de fermentação (10 dias) até exaustão dos açúcares fermentescíveis. O sistema de fermentadores em série foi uma excelente ferramenta para avaliação de parâmetros fermentativos na elaboração de bebidas fermentadas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Koch Fernandes de Souza, FredericoOliveira da Luz, Renandos Santos, Caroline Mongruel EleutérioPietrowski, Giovana de Arruda MouraWosiacki, GilvanNogueira, Alessandro2011-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/95210.3895/S1981-36862011000100001S1Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 5, n. 1s (2011)1981-368610.3895/S1981-368620110001S1reponame:Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/952/714Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-07T00:37:42Zoai:periodicos.utfpr:article/952Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbtaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/oai||rbta-pg@utfpr.edu.br1981-36861981-3686opendoar:2011-12-07T00:37:42Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO DE FERMENTADORES EM SÉRIE PARA O ESTUDO CINÉTICO DE FERMENTADO DE MAÇÃ
title DESENVOLVIMENTO DE FERMENTADORES EM SÉRIE PARA O ESTUDO CINÉTICO DE FERMENTADO DE MAÇÃ
spellingShingle DESENVOLVIMENTO DE FERMENTADORES EM SÉRIE PARA O ESTUDO CINÉTICO DE FERMENTADO DE MAÇÃ
Koch Fernandes de Souza, Frederico
title_short DESENVOLVIMENTO DE FERMENTADORES EM SÉRIE PARA O ESTUDO CINÉTICO DE FERMENTADO DE MAÇÃ
title_full DESENVOLVIMENTO DE FERMENTADORES EM SÉRIE PARA O ESTUDO CINÉTICO DE FERMENTADO DE MAÇÃ
title_fullStr DESENVOLVIMENTO DE FERMENTADORES EM SÉRIE PARA O ESTUDO CINÉTICO DE FERMENTADO DE MAÇÃ
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO DE FERMENTADORES EM SÉRIE PARA O ESTUDO CINÉTICO DE FERMENTADO DE MAÇÃ
title_sort DESENVOLVIMENTO DE FERMENTADORES EM SÉRIE PARA O ESTUDO CINÉTICO DE FERMENTADO DE MAÇÃ
author Koch Fernandes de Souza, Frederico
author_facet Koch Fernandes de Souza, Frederico
Oliveira da Luz, Renan
dos Santos, Caroline Mongruel Eleutério
Pietrowski, Giovana de Arruda Moura
Wosiacki, Gilvan
Nogueira, Alessandro
author_role author
author2 Oliveira da Luz, Renan
dos Santos, Caroline Mongruel Eleutério
Pietrowski, Giovana de Arruda Moura
Wosiacki, Gilvan
Nogueira, Alessandro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Koch Fernandes de Souza, Frederico
Oliveira da Luz, Renan
dos Santos, Caroline Mongruel Eleutério
Pietrowski, Giovana de Arruda Moura
Wosiacki, Gilvan
Nogueira, Alessandro
description Em busca do melhoramento do fermentado de maçã brasileiro, este trabalho objetivou a implementação de um sistema de fermentadores em série com possibilidade de estabelecer as condições do processo, monitoramento do processo de fermentação alcoólica e avaliação de diferentes cepas comerciais de leveduras Saccharomyces cerevisiae na obtenção de fermentado de maçã. As cepas de leveduras utilizadas foram a Arome Plus, Bouquet e Fermol Aromatic, do fabricante (AEB Group) e a Saccharomyces cerevisiae UFLA CA – 11. Os fermentadores foram confeccionados em vidro com volume de 1,45 L e volume útil de 1,20 L, com dimensões e materiais que possibilitassem a esterilização em autoclave. Os fermentadores foram montados em sala com temperatura controlada (20 ºC) e interligados a uma tubulação de silicone para saturação com dióxido de carbono a fim de manter a anaerobiose, com controle de pressão e fluxo do gás carbônico, de modo a permitir coletas através da elevação da pressão no sistema, uma excelente ferramenta para realização do projeto. O sistema (4 fermentadores) possibilitou avaliar em quadruplicata cada levedura nas mesmas condições de fermentação. A coleta máxima de amostra corresponde a 20% do volume útil. Este volume foi suficiente para análises físico-químicas e microbiológicas ao longo do período de fermentação (10 dias) até exaustão dos açúcares fermentescíveis. O sistema de fermentadores em série foi uma excelente ferramenta para avaliação de parâmetros fermentativos na elaboração de bebidas fermentadas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/952
10.3895/S1981-36862011000100001S1
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/952
identifier_str_mv 10.3895/S1981-36862011000100001S1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/952/714
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 5, n. 1s (2011)
1981-3686
10.3895/S1981-368620110001S1
reponame:Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
collection Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbta-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1809282203182432256