COMPARACÃO DOS PRINCIPIOS TECNOLÓGICOS DO PROCESSAMENTO DE SUCO DE MAÇÃ AOS DOS DE PÊRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Talita Pereira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Avila, Suelen, Zielinski, Acácio Antonio Ferreira, Nogueira, Alessandro, Wosiacki, Gilvan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/981
Resumo: A cultura de pereira apresenta potencial de expansão na Região Sul do Brasil podendo aproveitar parte da infraestrutura tecnológica e de armazenamento já instalada para a cultura da macieira, desde a pesquisa de melhoramento genético com técnicas de manejo mais atualizadas e econômicas. O país, considerado um grande produtor de frutas, pode dentro de algum tempo suprir a demanda com peras de qualidade como aconteceu com a pomicultura nas últimas três décadas. O objetivo deste artigo trata da avaliação das possibilidades de serem usados os caminhos tecnológicos da maçã para a pêra com tempo hábil para que possa ser incrementada a sua produção e ao mesmo tempo possa ser planejado o seu processamento com produtos nobres. Raras unidades industriais são vinculadas ao processamento de suco, porém safras com muita produção bem como os subprodutos desqualificados para o comércio no varejo faz com que se viabilize o processamento de produtos nobres, até mesmo como base para outras bebidas inovadoras. Para tanto, amostra de pêras comerciais são descritas quanto às suas singularidades desde aspectos botânicos até de acabamento de produtos, mantendo a maçã como referencial científico e tecnológico e com isto se procura verificar se os equipamentos utilizados no processamento da maçã são adequados para a pêra. Os rendimentos gravimétricos comparados do suco de pêra e de maçã foram úteis para indicar a afinidade de cada matéria prima sendo que os resultados obtidos com a despolpadeira e pela tecnologia enzimática foram os quantitativamente melhores enquanto o convencional apresentou o mais baixo.
id UTFPR-3_c6729e5022050fbee74d88f77823b609
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/981
network_acronym_str UTFPR-3
network_name_str Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
repository_id_str
spelling COMPARACÃO DOS PRINCIPIOS TECNOLÓGICOS DO PROCESSAMENTO DE SUCO DE MAÇÃ AOS DOS DE PÊRAA cultura de pereira apresenta potencial de expansão na Região Sul do Brasil podendo aproveitar parte da infraestrutura tecnológica e de armazenamento já instalada para a cultura da macieira, desde a pesquisa de melhoramento genético com técnicas de manejo mais atualizadas e econômicas. O país, considerado um grande produtor de frutas, pode dentro de algum tempo suprir a demanda com peras de qualidade como aconteceu com a pomicultura nas últimas três décadas. O objetivo deste artigo trata da avaliação das possibilidades de serem usados os caminhos tecnológicos da maçã para a pêra com tempo hábil para que possa ser incrementada a sua produção e ao mesmo tempo possa ser planejado o seu processamento com produtos nobres. Raras unidades industriais são vinculadas ao processamento de suco, porém safras com muita produção bem como os subprodutos desqualificados para o comércio no varejo faz com que se viabilize o processamento de produtos nobres, até mesmo como base para outras bebidas inovadoras. Para tanto, amostra de pêras comerciais são descritas quanto às suas singularidades desde aspectos botânicos até de acabamento de produtos, mantendo a maçã como referencial científico e tecnológico e com isto se procura verificar se os equipamentos utilizados no processamento da maçã são adequados para a pêra. Os rendimentos gravimétricos comparados do suco de pêra e de maçã foram úteis para indicar a afinidade de cada matéria prima sendo que os resultados obtidos com a despolpadeira e pela tecnologia enzimática foram os quantitativamente melhores enquanto o convencional apresentou o mais baixo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Estadual de Ponta Grossa, CNPq e CAPESLopes, Talita PereiraAvila, SuelenZielinski, Acácio Antonio FerreiraNogueira, AlessandroWosiacki, Gilvan2011-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/98110.3895/S1981-36862011000200011Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 5, n. 2 (2011)1981-368610.3895/S1981-368620110002reponame:Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/981/751Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-30T22:47:27Zoai:periodicos.utfpr:article/981Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbtaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/oai||rbta-pg@utfpr.edu.br1981-36861981-3686opendoar:2011-12-30T22:47:27Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPARACÃO DOS PRINCIPIOS TECNOLÓGICOS DO PROCESSAMENTO DE SUCO DE MAÇÃ AOS DOS DE PÊRA
title COMPARACÃO DOS PRINCIPIOS TECNOLÓGICOS DO PROCESSAMENTO DE SUCO DE MAÇÃ AOS DOS DE PÊRA
spellingShingle COMPARACÃO DOS PRINCIPIOS TECNOLÓGICOS DO PROCESSAMENTO DE SUCO DE MAÇÃ AOS DOS DE PÊRA
Lopes, Talita Pereira
title_short COMPARACÃO DOS PRINCIPIOS TECNOLÓGICOS DO PROCESSAMENTO DE SUCO DE MAÇÃ AOS DOS DE PÊRA
title_full COMPARACÃO DOS PRINCIPIOS TECNOLÓGICOS DO PROCESSAMENTO DE SUCO DE MAÇÃ AOS DOS DE PÊRA
title_fullStr COMPARACÃO DOS PRINCIPIOS TECNOLÓGICOS DO PROCESSAMENTO DE SUCO DE MAÇÃ AOS DOS DE PÊRA
title_full_unstemmed COMPARACÃO DOS PRINCIPIOS TECNOLÓGICOS DO PROCESSAMENTO DE SUCO DE MAÇÃ AOS DOS DE PÊRA
title_sort COMPARACÃO DOS PRINCIPIOS TECNOLÓGICOS DO PROCESSAMENTO DE SUCO DE MAÇÃ AOS DOS DE PÊRA
author Lopes, Talita Pereira
author_facet Lopes, Talita Pereira
Avila, Suelen
Zielinski, Acácio Antonio Ferreira
Nogueira, Alessandro
Wosiacki, Gilvan
author_role author
author2 Avila, Suelen
Zielinski, Acácio Antonio Ferreira
Nogueira, Alessandro
Wosiacki, Gilvan
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa, CNPq e CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Talita Pereira
Avila, Suelen
Zielinski, Acácio Antonio Ferreira
Nogueira, Alessandro
Wosiacki, Gilvan
description A cultura de pereira apresenta potencial de expansão na Região Sul do Brasil podendo aproveitar parte da infraestrutura tecnológica e de armazenamento já instalada para a cultura da macieira, desde a pesquisa de melhoramento genético com técnicas de manejo mais atualizadas e econômicas. O país, considerado um grande produtor de frutas, pode dentro de algum tempo suprir a demanda com peras de qualidade como aconteceu com a pomicultura nas últimas três décadas. O objetivo deste artigo trata da avaliação das possibilidades de serem usados os caminhos tecnológicos da maçã para a pêra com tempo hábil para que possa ser incrementada a sua produção e ao mesmo tempo possa ser planejado o seu processamento com produtos nobres. Raras unidades industriais são vinculadas ao processamento de suco, porém safras com muita produção bem como os subprodutos desqualificados para o comércio no varejo faz com que se viabilize o processamento de produtos nobres, até mesmo como base para outras bebidas inovadoras. Para tanto, amostra de pêras comerciais são descritas quanto às suas singularidades desde aspectos botânicos até de acabamento de produtos, mantendo a maçã como referencial científico e tecnológico e com isto se procura verificar se os equipamentos utilizados no processamento da maçã são adequados para a pêra. Os rendimentos gravimétricos comparados do suco de pêra e de maçã foram úteis para indicar a afinidade de cada matéria prima sendo que os resultados obtidos com a despolpadeira e pela tecnologia enzimática foram os quantitativamente melhores enquanto o convencional apresentou o mais baixo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/981
10.3895/S1981-36862011000200011
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/981
identifier_str_mv 10.3895/S1981-36862011000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/981/751
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 5, n. 2 (2011)
1981-3686
10.3895/S1981-368620110002
reponame:Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
collection Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbta-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787714436314693632