Dificuldades e potencialidades para a elaboração de um planejamento estratégico situacional na educação
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/15290 |
Resumo: | Este artigo tece considerações sobre a importância da construção de um Planejamento Estratégico Situacional na educação. O recorte do estudo é o Instituto Federal de São Paulo e suas potencialidades e fraquezas para levar a termo esse tipo de planejamento. Inicialmente, trazemos uma contextualização do conceito de planejamento e da história dos Institutos Federais. Em seguida, fazemos uma apresentação do Instituto Federal de São Paulo, suas principais finalidades, bem como, sua missão, visão e valores. Por fim, discutimos a concepção do Planejamento Estratégico Situacional à luz dos estudos de Carlos Matus (1991). Foi possível verificar, por meio deste trabalho, a identificação da estrutura organizacional do Instituto Federal de São Paulo com o Planejamento Estratégico Situacional, com potencialidades importantes para a construção de um planejamento que exige a participação dos diferentes agentes públicos envolvidos. O trabalho demonstrou, ainda, que o Planejamento Estratégico Situacional pode ser uma valiosa ferramenta de planejamento educacional. |
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Dificuldades e potencialidades para a elaboração de um planejamento estratégico situacional na educaçãoPlanejamento e Avaliação EducacionalPlanejamento educacional; Planejamento Estratégico-Situacional; Institutos FederaisEste artigo tece considerações sobre a importância da construção de um Planejamento Estratégico Situacional na educação. O recorte do estudo é o Instituto Federal de São Paulo e suas potencialidades e fraquezas para levar a termo esse tipo de planejamento. Inicialmente, trazemos uma contextualização do conceito de planejamento e da história dos Institutos Federais. Em seguida, fazemos uma apresentação do Instituto Federal de São Paulo, suas principais finalidades, bem como, sua missão, visão e valores. Por fim, discutimos a concepção do Planejamento Estratégico Situacional à luz dos estudos de Carlos Matus (1991). Foi possível verificar, por meio deste trabalho, a identificação da estrutura organizacional do Instituto Federal de São Paulo com o Planejamento Estratégico Situacional, com potencialidades importantes para a construção de um planejamento que exige a participação dos diferentes agentes públicos envolvidos. O trabalho demonstrou, ainda, que o Planejamento Estratégico Situacional pode ser uma valiosa ferramenta de planejamento educacional.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Lorenzi, Carla Cristina BiaziSilva, Hilda Maria Gonçalves da2023-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/1529010.3895/rbpd.v12n3.15290Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 12, n. 3 (2023); 813-8282317-236310.3895/rbpd.v12n3reponame:Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/15290/9840Direitos autorais 2023 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T13:30:01Zoai:periodicos.utfpr:article/15290Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpdPUBhttp://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/oai||rbpd-ct@utfpr.edu.br2317-23632317-2363opendoar:2024-05-01T13:30:01Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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