Educação superior pública no Rio Grande do Norte: expansão e interiorização
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/5724 |
Resumo: | Discute-se a política de expansão e interiorização da educação superior pública no Rio Grande do Norte (RN) ocorrida entre 2001 e 2014. A partir da análise dos dados do Censo da Educação Superior no referido período, fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e dos dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) percebe-se que houve um expressivo aumento de instituições, vagas, matrículas e cursos, principalmente no interior e nas regiões mais desassistidas do país. Tal expansão é visível também no estado do RN, o que possibilitou o desenvolvimento local e regional de determinados espaços. Neste estado, a expansão ocorreu com maior crescimento relativo no interior, destacando-se a atuação e o papel: a) da UFRN, principalmente através da expansão dos cursos à distância (UAB); b) da UFERSA, pela permanência e aumento de campi, cursos e vagas no interior; c) da UERN, principalmente pela criação de novos cursos, núcleos avançados e programas de pós-graduação; d) e do IFRN, pelo grande espraiamento em todo o Estado. |
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Educação superior pública no Rio Grande do Norte: expansão e interiorizaçãoPlanejamento Urbano-Regional/DemografiaExpansão do Ensino Superior; Interiorização do Ensino Superior; Desenvolvimento Regional.Discute-se a política de expansão e interiorização da educação superior pública no Rio Grande do Norte (RN) ocorrida entre 2001 e 2014. A partir da análise dos dados do Censo da Educação Superior no referido período, fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e dos dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) percebe-se que houve um expressivo aumento de instituições, vagas, matrículas e cursos, principalmente no interior e nas regiões mais desassistidas do país. Tal expansão é visível também no estado do RN, o que possibilitou o desenvolvimento local e regional de determinados espaços. Neste estado, a expansão ocorreu com maior crescimento relativo no interior, destacando-se a atuação e o papel: a) da UFRN, principalmente através da expansão dos cursos à distância (UAB); b) da UFERSA, pela permanência e aumento de campi, cursos e vagas no interior; c) da UERN, principalmente pela criação de novos cursos, núcleos avançados e programas de pós-graduação; d) e do IFRN, pelo grande espraiamento em todo o Estado.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Carvalho, Francisco João de Deus deDamião de Lima, Lívia GabrielaFerreira da Costa, Francisco DanielSantos Júnior, Alcides Leão2018-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/572410.3895/rbpd.v7n2.5724Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 7, n. 2 (2018); 241-2632317-236310.3895/rbpd.v7n2reponame:Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/5724/5116Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T12:18:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5724Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpdPUBhttp://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/oai||rbpd-ct@utfpr.edu.br2317-23632317-2363opendoar:2018-07-10T12:18:56Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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