A interdisciplinaridade da pesquisa e da formação na área de desenvolvimento regional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento |
DOI: | 10.3895/rbpd.v1n1.3100 |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/3100 |
Resumo: | Novas preocupações, conflitos e temas de debate em relação à problemática do desenvolvimento sustentável e meio ambiente tornou necessário novos paradigmas e conceitos, para a análise da realidade contemporânea. Há uma demanda de profissionais treinados para integrarem esses referenciais na elaboração e aplicação de estratégias de desenvolvimento, adequadas às problemáticas. Frente a estas exigências sociais de inovação intelectual, científica e pedagógica, confrontam-se verdadeiros desafios. Como traduzir as demandas da sociedade em conceitos científicos pertinentes? Que se entende por sustentabilidade, Interdisciplinaridade? Como se dá nossa relação com o mundo social, natural e cultural? Que tipos de profissionais formar no quadro das universidades e que recursos pedagógicos adotar para isso? Como avaliar a qualidade dos cursos de formação e os documentos científicos produzidos por estes profissionais? Enfim, como se dá o conhecimento? O objetivo desta reflexão é refletir o referencial teórico propondo formas de pensamento, pesquisa e de avaliação na área de desenvolvimento a partir do conceito de interdisciplinaridade e sustentabilidade por constaram na expressão da demanda social e de parte dos cursos de Desenvolvimento, nos diversos programas de pós-graduação de caráter interdisciplinar no Brasil. Incorporando a duplicidade conceitual nas práticas e reflexões. Nova realidade social e acadêmica que exige desenvolver formas de avaliação diferentes daquelas dos programas disciplinares. O artigo supõe formas de acompanhamento coerentes com as estruturas e funcionamentos de pós-graduações e graduações originados da discussão em torno destes conceitos. Logo, discute-se o papel da formação interdisciplinar na pesquisa acadêmica; compreender a formação do profissional pesquisador como alternativa para atender a demanda real de profissionais responsáveis pelas trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa. |
id |
UTFPR-4_6368dc4b61380e3577c13c735c2b130d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/3100 |
network_acronym_str |
UTFPR-4 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento |
spelling |
A interdisciplinaridade da pesquisa e da formação na área de desenvolvimento regionalInterdisciplinaridade; desenvolvimento regional; interdisciplinarNovas preocupações, conflitos e temas de debate em relação à problemática do desenvolvimento sustentável e meio ambiente tornou necessário novos paradigmas e conceitos, para a análise da realidade contemporânea. Há uma demanda de profissionais treinados para integrarem esses referenciais na elaboração e aplicação de estratégias de desenvolvimento, adequadas às problemáticas. Frente a estas exigências sociais de inovação intelectual, científica e pedagógica, confrontam-se verdadeiros desafios. Como traduzir as demandas da sociedade em conceitos científicos pertinentes? Que se entende por sustentabilidade, Interdisciplinaridade? Como se dá nossa relação com o mundo social, natural e cultural? Que tipos de profissionais formar no quadro das universidades e que recursos pedagógicos adotar para isso? Como avaliar a qualidade dos cursos de formação e os documentos científicos produzidos por estes profissionais? Enfim, como se dá o conhecimento? O objetivo desta reflexão é refletir o referencial teórico propondo formas de pensamento, pesquisa e de avaliação na área de desenvolvimento a partir do conceito de interdisciplinaridade e sustentabilidade por constaram na expressão da demanda social e de parte dos cursos de Desenvolvimento, nos diversos programas de pós-graduação de caráter interdisciplinar no Brasil. Incorporando a duplicidade conceitual nas práticas e reflexões. Nova realidade social e acadêmica que exige desenvolver formas de avaliação diferentes daquelas dos programas disciplinares. O artigo supõe formas de acompanhamento coerentes com as estruturas e funcionamentos de pós-graduações e graduações originados da discussão em torno destes conceitos. Logo, discute-se o papel da formação interdisciplinar na pesquisa acadêmica; compreender a formação do profissional pesquisador como alternativa para atender a demanda real de profissionais responsáveis pelas trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Maia, Claudio MachadoMallmann, Lígia Margarete2012-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/310010.3895/rbpd.v1n1.3100Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 1, n. 1 (2012); 89-982317-236310.3895/rbpd.v1n1reponame:Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/3100/2118Direitos autorais 2016 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-26T15:27:17Zoai:periodicos.utfpr:article/3100Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpdPUBhttp://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/oai||rbpd-ct@utfpr.edu.br2317-23632317-2363opendoar:2015-11-26T15:27:17Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interdisciplinaridade da pesquisa e da formação na área de desenvolvimento regional |
title |
A interdisciplinaridade da pesquisa e da formação na área de desenvolvimento regional |
spellingShingle |
A interdisciplinaridade da pesquisa e da formação na área de desenvolvimento regional A interdisciplinaridade da pesquisa e da formação na área de desenvolvimento regional Maia, Claudio Machado Interdisciplinaridade; desenvolvimento regional; interdisciplinar Maia, Claudio Machado Interdisciplinaridade; desenvolvimento regional; interdisciplinar |
title_short |
A interdisciplinaridade da pesquisa e da formação na área de desenvolvimento regional |
title_full |
A interdisciplinaridade da pesquisa e da formação na área de desenvolvimento regional |
title_fullStr |
A interdisciplinaridade da pesquisa e da formação na área de desenvolvimento regional A interdisciplinaridade da pesquisa e da formação na área de desenvolvimento regional |
title_full_unstemmed |
A interdisciplinaridade da pesquisa e da formação na área de desenvolvimento regional A interdisciplinaridade da pesquisa e da formação na área de desenvolvimento regional |
title_sort |
A interdisciplinaridade da pesquisa e da formação na área de desenvolvimento regional |
author |
Maia, Claudio Machado |
author_facet |
Maia, Claudio Machado Maia, Claudio Machado Mallmann, Lígia Margarete Mallmann, Lígia Margarete |
author_role |
author |
author2 |
Mallmann, Lígia Margarete |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Claudio Machado Mallmann, Lígia Margarete |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade; desenvolvimento regional; interdisciplinar |
topic |
Interdisciplinaridade; desenvolvimento regional; interdisciplinar |
description |
Novas preocupações, conflitos e temas de debate em relação à problemática do desenvolvimento sustentável e meio ambiente tornou necessário novos paradigmas e conceitos, para a análise da realidade contemporânea. Há uma demanda de profissionais treinados para integrarem esses referenciais na elaboração e aplicação de estratégias de desenvolvimento, adequadas às problemáticas. Frente a estas exigências sociais de inovação intelectual, científica e pedagógica, confrontam-se verdadeiros desafios. Como traduzir as demandas da sociedade em conceitos científicos pertinentes? Que se entende por sustentabilidade, Interdisciplinaridade? Como se dá nossa relação com o mundo social, natural e cultural? Que tipos de profissionais formar no quadro das universidades e que recursos pedagógicos adotar para isso? Como avaliar a qualidade dos cursos de formação e os documentos científicos produzidos por estes profissionais? Enfim, como se dá o conhecimento? O objetivo desta reflexão é refletir o referencial teórico propondo formas de pensamento, pesquisa e de avaliação na área de desenvolvimento a partir do conceito de interdisciplinaridade e sustentabilidade por constaram na expressão da demanda social e de parte dos cursos de Desenvolvimento, nos diversos programas de pós-graduação de caráter interdisciplinar no Brasil. Incorporando a duplicidade conceitual nas práticas e reflexões. Nova realidade social e acadêmica que exige desenvolver formas de avaliação diferentes daquelas dos programas disciplinares. O artigo supõe formas de acompanhamento coerentes com as estruturas e funcionamentos de pós-graduações e graduações originados da discussão em torno destes conceitos. Logo, discute-se o papel da formação interdisciplinar na pesquisa acadêmica; compreender a formação do profissional pesquisador como alternativa para atender a demanda real de profissionais responsáveis pelas trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/3100 10.3895/rbpd.v1n1.3100 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/3100 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbpd.v1n1.3100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/3100/2118 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 1, n. 1 (2012); 89-98 2317-2363 10.3895/rbpd.v1n1 reponame:Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento |
collection |
Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbpd-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1822180639651135488 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.3895/rbpd.v1n1.3100 |