Feiras e desenvolvimento: impactos de feiras livres do comércio urbano no Jequitinhonha
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/6849 |
Resumo: | As feiras livres do Jequitinhonha possuem uma grande importância regional. As feiras livres além de serem capazes de suprir com qualidade a alimentação da população local, também contribuem com a economia local. As rendas geradas pelas feiras possuem como principal destino o comércio urbano. Esse tipo de indicador econômico passa muitas vezes despercebido dos órgãos municipais, sendo alvo de pouca atenção e incentivos. Assim, essa pesquisa, por meio de uma abordagem qualitativa, objetivou detectar os impactos que as feiras provocam no comércio urbano, tendo a participação de 41 feirantes e 40 estabelecimentos no comércio. Existe uma relação de comercialização nas feiras livres, ocorrendo em três agentes: feirantes agricultores, que se abastecem no comércio urbano ao fim das feiras; consumidores e comerciantes, que adquirem produtos das feiras. Além disso, percebeu-se que feirantes são solidários, sendo que além de comercializarem produtos de terceiros, também destinam alguns de seus excedentes de feiras para doações no urbano. |
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Feiras e desenvolvimento: impactos de feiras livres do comércio urbano no JequitinhonhaAdministraçãoFeiras livres; Jequitinhonha; Impactos econômicos; Comercialização agrícolaAs feiras livres do Jequitinhonha possuem uma grande importância regional. As feiras livres além de serem capazes de suprir com qualidade a alimentação da população local, também contribuem com a economia local. As rendas geradas pelas feiras possuem como principal destino o comércio urbano. Esse tipo de indicador econômico passa muitas vezes despercebido dos órgãos municipais, sendo alvo de pouca atenção e incentivos. Assim, essa pesquisa, por meio de uma abordagem qualitativa, objetivou detectar os impactos que as feiras provocam no comércio urbano, tendo a participação de 41 feirantes e 40 estabelecimentos no comércio. Existe uma relação de comercialização nas feiras livres, ocorrendo em três agentes: feirantes agricultores, que se abastecem no comércio urbano ao fim das feiras; consumidores e comerciantes, que adquirem produtos das feiras. Além disso, percebeu-se que feirantes são solidários, sendo que além de comercializarem produtos de terceiros, também destinam alguns de seus excedentes de feiras para doações no urbano.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Apoiado pelo CNPq e FAPEMIGAraujo, Alexandro MouraRibeiro, Eduardo Magalhães2018-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/684910.3895/rbpd.v7n2.6849Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 7, n. 2 (2018); 300-3272317-236310.3895/rbpd.v7n2reponame:Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/6849/5119Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T12:18:56Zoai:periodicos.utfpr:article/6849Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpdPUBhttp://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/oai||rbpd-ct@utfpr.edu.br2317-23632317-2363opendoar:2018-07-10T12:18:56Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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