De “Ilha da Magia” à cidade criativa – reposicionamento e transformações urbanas em Florianópolis (SC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tischer, Wellington
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Tarouco, Fabricio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/14221
Resumo: O presente artigo analisa a trajetória recente de Florianópolis (SC) para se tornar uma cidade criativa. Ao mesmo tempo em que se eleva o status de metrópole regional, a alcunha de “ilha da magia” vai se desvinculando da sua identidade original e volta-se à exploração da diversão e de prazeres. A partir da sua aprovação na Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN em inglês), a cidade se projeta como um destino gastronômico e o slogan “Floripa – cidade criativa” emerge no sentido de reforçar a modalidade turística voltada ao turismo de negócios e eventos. Uma série de estratégias de reposicionamento territorial foi analisada como: a) instalação de incubadoras e startups de economia criativa; b) vídeos institucionais buscando promover a cidade para outros países do MERCOSUL; c) incentivo a artistas locais na realização de grafismos em murais artísticos. Como reflexão, alguns indicadores apontam para grandes desafios quanto aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a delineada gentrificação no centro histórico. Como conclusões, analisa-se a mudança de posicionamento voltado a busca por outro perfil de turista que não nega a “ilha da magia”, mas busca agregar atributos urbanos e cosmopolitas à cidade diante de um cenário competitivo entre destinos turísticos.
id UTFPR-4_ecf25358596e4bbb7aba2d28b55c54a5
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14221
network_acronym_str UTFPR-4
network_name_str Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
repository_id_str
spelling De “Ilha da Magia” à cidade criativa – reposicionamento e transformações urbanas em Florianópolis (SC)Planejamento Urbano e RegionalCidades Criativas; Planejamento Urbano; Arte Urbana; Reposicionamento.O presente artigo analisa a trajetória recente de Florianópolis (SC) para se tornar uma cidade criativa. Ao mesmo tempo em que se eleva o status de metrópole regional, a alcunha de “ilha da magia” vai se desvinculando da sua identidade original e volta-se à exploração da diversão e de prazeres. A partir da sua aprovação na Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN em inglês), a cidade se projeta como um destino gastronômico e o slogan “Floripa – cidade criativa” emerge no sentido de reforçar a modalidade turística voltada ao turismo de negócios e eventos. Uma série de estratégias de reposicionamento territorial foi analisada como: a) instalação de incubadoras e startups de economia criativa; b) vídeos institucionais buscando promover a cidade para outros países do MERCOSUL; c) incentivo a artistas locais na realização de grafismos em murais artísticos. Como reflexão, alguns indicadores apontam para grandes desafios quanto aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a delineada gentrificação no centro histórico. Como conclusões, analisa-se a mudança de posicionamento voltado a busca por outro perfil de turista que não nega a “ilha da magia”, mas busca agregar atributos urbanos e cosmopolitas à cidade diante de um cenário competitivo entre destinos turísticos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Federal da Fronteira Sul, Laboratório de Geoprocessamento (GEOLAB) da Universidade do Estado de Santa CatarinaTischer, WellingtonTarouco, Fabricio2022-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/1422110.3895/rbpd.v11n2.14221Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 11, n. 2 (2022); 381-4022317-236310.3895/rbpd.v11n2reponame:Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/14221/8851Direitos autorais 2022 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-15T17:58:44Zoai:periodicos.utfpr:article/14221Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpdPUBhttp://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/oai||rbpd-ct@utfpr.edu.br2317-23632317-2363opendoar:2022-04-15T17:58:44Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv De “Ilha da Magia” à cidade criativa – reposicionamento e transformações urbanas em Florianópolis (SC)
title De “Ilha da Magia” à cidade criativa – reposicionamento e transformações urbanas em Florianópolis (SC)
spellingShingle De “Ilha da Magia” à cidade criativa – reposicionamento e transformações urbanas em Florianópolis (SC)
Tischer, Wellington
Planejamento Urbano e Regional
Cidades Criativas; Planejamento Urbano; Arte Urbana; Reposicionamento.
title_short De “Ilha da Magia” à cidade criativa – reposicionamento e transformações urbanas em Florianópolis (SC)
title_full De “Ilha da Magia” à cidade criativa – reposicionamento e transformações urbanas em Florianópolis (SC)
title_fullStr De “Ilha da Magia” à cidade criativa – reposicionamento e transformações urbanas em Florianópolis (SC)
title_full_unstemmed De “Ilha da Magia” à cidade criativa – reposicionamento e transformações urbanas em Florianópolis (SC)
title_sort De “Ilha da Magia” à cidade criativa – reposicionamento e transformações urbanas em Florianópolis (SC)
author Tischer, Wellington
author_facet Tischer, Wellington
Tarouco, Fabricio
author_role author
author2 Tarouco, Fabricio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul, Laboratório de Geoprocessamento (GEOLAB) da Universidade do Estado de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Tischer, Wellington
Tarouco, Fabricio
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento Urbano e Regional
Cidades Criativas; Planejamento Urbano; Arte Urbana; Reposicionamento.
topic Planejamento Urbano e Regional
Cidades Criativas; Planejamento Urbano; Arte Urbana; Reposicionamento.
description O presente artigo analisa a trajetória recente de Florianópolis (SC) para se tornar uma cidade criativa. Ao mesmo tempo em que se eleva o status de metrópole regional, a alcunha de “ilha da magia” vai se desvinculando da sua identidade original e volta-se à exploração da diversão e de prazeres. A partir da sua aprovação na Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN em inglês), a cidade se projeta como um destino gastronômico e o slogan “Floripa – cidade criativa” emerge no sentido de reforçar a modalidade turística voltada ao turismo de negócios e eventos. Uma série de estratégias de reposicionamento territorial foi analisada como: a) instalação de incubadoras e startups de economia criativa; b) vídeos institucionais buscando promover a cidade para outros países do MERCOSUL; c) incentivo a artistas locais na realização de grafismos em murais artísticos. Como reflexão, alguns indicadores apontam para grandes desafios quanto aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a delineada gentrificação no centro histórico. Como conclusões, analisa-se a mudança de posicionamento voltado a busca por outro perfil de turista que não nega a “ilha da magia”, mas busca agregar atributos urbanos e cosmopolitas à cidade diante de um cenário competitivo entre destinos turísticos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/14221
10.3895/rbpd.v11n2.14221
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/14221
identifier_str_mv 10.3895/rbpd.v11n2.14221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/14221/8851
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 11, n. 2 (2022); 381-402
2317-2363
10.3895/rbpd.v11n2
reponame:Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
collection Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbpd-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1787714447304818688