Capacidades administrativas adotadas pelas SMEs para implementar políticas educacionais emergenciais durante o período da pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Viviane Fraga Gouveia
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: de Meza, Maria Lucia Figueiredo Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/16070
Resumo: Desde 2020, o mundo enfrenta a pandemia da covid-19, que afetou condições econômicas e sociais e, consequentemente, diversas políticas foram adotadas para minimizar seu impacto. Políticas educacionais emergenciais foram aplicadas durante a suspensão das aulas presenciais para proporcionar a equidade de acesso à educação. As respostas dadas pelas Secretarias Municipais de Educação (SMEs) foram diversas. O objetivo desta pesquisa foi mapear as capacidades administrativas (regulatória, analítica, de coordenação e de entrega) de SME de cidades selecionadas nos estados do Mato Grosso e Paraná na implementação de políticas educacionais emergenciais. O debate sobre capacidades administrativas é baseado em Lodge e Wegrich (2014). Metodologicamente, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa, com natureza aplicada, caráter descritivo e analítico. Foram utilizados procedimentos bibliográficos e documentais, com coleta de dados empíricos. Os resultados da pesquisa mostram que, em relação às capacidades administrativas das SMEs pesquisadas, as SMEs dos municípios paranaenses se destacaram nas capacidades analítica e de entrega; e as SMEs mato grossenses, nas capacidades regulatória e de coordenação. A capacidade de coordenação se concretizou de maneira semelhante nos municípios analisados. A SME de Atalaia (PR) se sobressaiu na análise de todas as capacidades administrativas em relação aos demais municípios da pesquisa.
id UTFPR-4_fcd6467ef4caceff1f4c1708690afa82
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/16070
network_acronym_str UTFPR-4
network_name_str Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
repository_id_str
spelling Capacidades administrativas adotadas pelas SMEs para implementar políticas educacionais emergenciais durante o período da pandemia da Covid-196.05.00.00-0 Planejamento Urbano e Regional; 6.05.03.03-3 Aspectos sociais do Planejamento Urbano e Regionalcapacidades administrativas; políticas educacionais emergenciais; pandemia; políticas públicas.Desde 2020, o mundo enfrenta a pandemia da covid-19, que afetou condições econômicas e sociais e, consequentemente, diversas políticas foram adotadas para minimizar seu impacto. Políticas educacionais emergenciais foram aplicadas durante a suspensão das aulas presenciais para proporcionar a equidade de acesso à educação. As respostas dadas pelas Secretarias Municipais de Educação (SMEs) foram diversas. O objetivo desta pesquisa foi mapear as capacidades administrativas (regulatória, analítica, de coordenação e de entrega) de SME de cidades selecionadas nos estados do Mato Grosso e Paraná na implementação de políticas educacionais emergenciais. O debate sobre capacidades administrativas é baseado em Lodge e Wegrich (2014). Metodologicamente, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa, com natureza aplicada, caráter descritivo e analítico. Foram utilizados procedimentos bibliográficos e documentais, com coleta de dados empíricos. Os resultados da pesquisa mostram que, em relação às capacidades administrativas das SMEs pesquisadas, as SMEs dos municípios paranaenses se destacaram nas capacidades analítica e de entrega; e as SMEs mato grossenses, nas capacidades regulatória e de coordenação. A capacidade de coordenação se concretizou de maneira semelhante nos municípios analisados. A SME de Atalaia (PR) se sobressaiu na análise de todas as capacidades administrativas em relação aos demais municípios da pesquisa.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Tecnológica Federal do ParanáUniversidade do Estado de Mato GrossoRossi, Viviane Fraga Gouveiade Meza, Maria Lucia Figueiredo Gomes2024-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/1607010.3895/rbpd.v13n2.16070Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 13, n. 2 (2024); 297-3362317-236310.3895/rbpd.v13n2reponame:Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/16070/10172Direitos autorais 2024 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-31T23:33:59Zoai:periodicos.utfpr:article/16070Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpdPUBhttp://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/oai||rbpd-ct@utfpr.edu.br2317-23632317-2363opendoar:2024-05-31T23:33:59Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacidades administrativas adotadas pelas SMEs para implementar políticas educacionais emergenciais durante o período da pandemia da Covid-19
title Capacidades administrativas adotadas pelas SMEs para implementar políticas educacionais emergenciais durante o período da pandemia da Covid-19
spellingShingle Capacidades administrativas adotadas pelas SMEs para implementar políticas educacionais emergenciais durante o período da pandemia da Covid-19
Rossi, Viviane Fraga Gouveia
6.05.00.00-0 Planejamento Urbano e Regional; 6.05.03.03-3 Aspectos sociais do Planejamento Urbano e Regional
capacidades administrativas; políticas educacionais emergenciais; pandemia; políticas públicas.
title_short Capacidades administrativas adotadas pelas SMEs para implementar políticas educacionais emergenciais durante o período da pandemia da Covid-19
title_full Capacidades administrativas adotadas pelas SMEs para implementar políticas educacionais emergenciais durante o período da pandemia da Covid-19
title_fullStr Capacidades administrativas adotadas pelas SMEs para implementar políticas educacionais emergenciais durante o período da pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed Capacidades administrativas adotadas pelas SMEs para implementar políticas educacionais emergenciais durante o período da pandemia da Covid-19
title_sort Capacidades administrativas adotadas pelas SMEs para implementar políticas educacionais emergenciais durante o período da pandemia da Covid-19
author Rossi, Viviane Fraga Gouveia
author_facet Rossi, Viviane Fraga Gouveia
de Meza, Maria Lucia Figueiredo Gomes
author_role author
author2 de Meza, Maria Lucia Figueiredo Gomes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade do Estado de Mato Grosso
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Viviane Fraga Gouveia
de Meza, Maria Lucia Figueiredo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv 6.05.00.00-0 Planejamento Urbano e Regional; 6.05.03.03-3 Aspectos sociais do Planejamento Urbano e Regional
capacidades administrativas; políticas educacionais emergenciais; pandemia; políticas públicas.
topic 6.05.00.00-0 Planejamento Urbano e Regional; 6.05.03.03-3 Aspectos sociais do Planejamento Urbano e Regional
capacidades administrativas; políticas educacionais emergenciais; pandemia; políticas públicas.
description Desde 2020, o mundo enfrenta a pandemia da covid-19, que afetou condições econômicas e sociais e, consequentemente, diversas políticas foram adotadas para minimizar seu impacto. Políticas educacionais emergenciais foram aplicadas durante a suspensão das aulas presenciais para proporcionar a equidade de acesso à educação. As respostas dadas pelas Secretarias Municipais de Educação (SMEs) foram diversas. O objetivo desta pesquisa foi mapear as capacidades administrativas (regulatória, analítica, de coordenação e de entrega) de SME de cidades selecionadas nos estados do Mato Grosso e Paraná na implementação de políticas educacionais emergenciais. O debate sobre capacidades administrativas é baseado em Lodge e Wegrich (2014). Metodologicamente, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa, com natureza aplicada, caráter descritivo e analítico. Foram utilizados procedimentos bibliográficos e documentais, com coleta de dados empíricos. Os resultados da pesquisa mostram que, em relação às capacidades administrativas das SMEs pesquisadas, as SMEs dos municípios paranaenses se destacaram nas capacidades analítica e de entrega; e as SMEs mato grossenses, nas capacidades regulatória e de coordenação. A capacidade de coordenação se concretizou de maneira semelhante nos municípios analisados. A SME de Atalaia (PR) se sobressaiu na análise de todas as capacidades administrativas em relação aos demais municípios da pesquisa.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/16070
10.3895/rbpd.v13n2.16070
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/16070
identifier_str_mv 10.3895/rbpd.v13n2.16070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/16070/10172
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 13, n. 2 (2024); 297-336
2317-2363
10.3895/rbpd.v13n2
reponame:Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
collection Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbpd-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809283851078336512