A visão proativa da manutenção em sistema de exploração de petróleo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sucena, Marcelo Prado
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marcondes, Bárbara Moraes, Couto, Tatiane Barbosa Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/11627
Resumo: Em virtude da crise no setor petrolífero, é imprescindível gerenciar corretamente as manutenções com ferramentas e métodos eficientes. Por esse motivo, este Trabalho de Conclusão de Curso tem foco na aplicação da análise da criticidade nos componentes do Sistema de Perfuração de certo navio plataforma de petróleo, na sequência, na Análise dos Modos de Falhas, Efeitos e Criticidade (FMECA) e, por último, nas avaliações quali-quanti por Árvore de Falhas (FTA). Contou-se com a contribuição de um especialista supervisor de manutenção do navio plataforma nas aplicações do método de comparação por pares, que usam a teoria Fuzzy como fundo, para determinação do componente e o modo de falha mais críticos. Por meio da análise da criticidade do sistema de Perfuração chegou-se ao componente crítico “Top Drive”, que apresentou maior grau de pertinência. Na sequência, aplicou-se o método FMECA simplificado, tratando-se das funções principais, modos de falha e referidas causas, somente para o componente Top Drive. Foram mapeados vinte e oito modos de falha, considerando-se que “Válvula IBOP não fecha ao ser acionado seu comando” apresentou maior grau de pertinência. O referido modo de falha mais crítico foi utilizado como Evento Topo na aplicação da FTA, onde identificaram-se os eventos intermediários, causas básicas e portas lógicas OU. A FTA resultou na análise de dezessete causas básicas. A avaliação quali-quanti apontou que o evento topo tem 68% de probabilidade de ocorrência da falha e que todas as causas mapeadas são consideradas críticas, ou seja, para que o evento topo possa acontecer.
id UTFPR-5_0797eb692922638c8c06139a80b360ce
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/11627
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling A visão proativa da manutenção em sistema de exploração de petróleo3.08.01.02-8Navio-Sonda; Criticidade; FMECA; FTAEm virtude da crise no setor petrolífero, é imprescindível gerenciar corretamente as manutenções com ferramentas e métodos eficientes. Por esse motivo, este Trabalho de Conclusão de Curso tem foco na aplicação da análise da criticidade nos componentes do Sistema de Perfuração de certo navio plataforma de petróleo, na sequência, na Análise dos Modos de Falhas, Efeitos e Criticidade (FMECA) e, por último, nas avaliações quali-quanti por Árvore de Falhas (FTA). Contou-se com a contribuição de um especialista supervisor de manutenção do navio plataforma nas aplicações do método de comparação por pares, que usam a teoria Fuzzy como fundo, para determinação do componente e o modo de falha mais críticos. Por meio da análise da criticidade do sistema de Perfuração chegou-se ao componente crítico “Top Drive”, que apresentou maior grau de pertinência. Na sequência, aplicou-se o método FMECA simplificado, tratando-se das funções principais, modos de falha e referidas causas, somente para o componente Top Drive. Foram mapeados vinte e oito modos de falha, considerando-se que “Válvula IBOP não fecha ao ser acionado seu comando” apresentou maior grau de pertinência. O referido modo de falha mais crítico foi utilizado como Evento Topo na aplicação da FTA, onde identificaram-se os eventos intermediários, causas básicas e portas lógicas OU. A FTA resultou na análise de dezessete causas básicas. A avaliação quali-quanti apontou que o evento topo tem 68% de probabilidade de ocorrência da falha e que todas as causas mapeadas são consideradas críticas, ou seja, para que o evento topo possa acontecer.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Sucena, Marcelo PradoMarcondes, Bárbara MoraesCouto, Tatiane Barbosa Lima2020-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1162710.3895/gi.v16n4.11627Revista Gestão Industrial; v. 16, n. 4 (2020)1808-044810.3895/gi.v16n4reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/11627/7980Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-16T15:38:26Zoai:periodicos.utfpr:article/11627Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2020-11-16T15:38:26Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A visão proativa da manutenção em sistema de exploração de petróleo
title A visão proativa da manutenção em sistema de exploração de petróleo
spellingShingle A visão proativa da manutenção em sistema de exploração de petróleo
Sucena, Marcelo Prado
3.08.01.02-8
Navio-Sonda; Criticidade; FMECA; FTA
title_short A visão proativa da manutenção em sistema de exploração de petróleo
title_full A visão proativa da manutenção em sistema de exploração de petróleo
title_fullStr A visão proativa da manutenção em sistema de exploração de petróleo
title_full_unstemmed A visão proativa da manutenção em sistema de exploração de petróleo
title_sort A visão proativa da manutenção em sistema de exploração de petróleo
author Sucena, Marcelo Prado
author_facet Sucena, Marcelo Prado
Marcondes, Bárbara Moraes
Couto, Tatiane Barbosa Lima
author_role author
author2 Marcondes, Bárbara Moraes
Couto, Tatiane Barbosa Lima
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sucena, Marcelo Prado
Marcondes, Bárbara Moraes
Couto, Tatiane Barbosa Lima
dc.subject.por.fl_str_mv 3.08.01.02-8
Navio-Sonda; Criticidade; FMECA; FTA
topic 3.08.01.02-8
Navio-Sonda; Criticidade; FMECA; FTA
description Em virtude da crise no setor petrolífero, é imprescindível gerenciar corretamente as manutenções com ferramentas e métodos eficientes. Por esse motivo, este Trabalho de Conclusão de Curso tem foco na aplicação da análise da criticidade nos componentes do Sistema de Perfuração de certo navio plataforma de petróleo, na sequência, na Análise dos Modos de Falhas, Efeitos e Criticidade (FMECA) e, por último, nas avaliações quali-quanti por Árvore de Falhas (FTA). Contou-se com a contribuição de um especialista supervisor de manutenção do navio plataforma nas aplicações do método de comparação por pares, que usam a teoria Fuzzy como fundo, para determinação do componente e o modo de falha mais críticos. Por meio da análise da criticidade do sistema de Perfuração chegou-se ao componente crítico “Top Drive”, que apresentou maior grau de pertinência. Na sequência, aplicou-se o método FMECA simplificado, tratando-se das funções principais, modos de falha e referidas causas, somente para o componente Top Drive. Foram mapeados vinte e oito modos de falha, considerando-se que “Válvula IBOP não fecha ao ser acionado seu comando” apresentou maior grau de pertinência. O referido modo de falha mais crítico foi utilizado como Evento Topo na aplicação da FTA, onde identificaram-se os eventos intermediários, causas básicas e portas lógicas OU. A FTA resultou na análise de dezessete causas básicas. A avaliação quali-quanti apontou que o evento topo tem 68% de probabilidade de ocorrência da falha e que todas as causas mapeadas são consideradas críticas, ou seja, para que o evento topo possa acontecer.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/11627
10.3895/gi.v16n4.11627
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/11627
identifier_str_mv 10.3895/gi.v16n4.11627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/11627/7980
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 16, n. 4 (2020)
1808-0448
10.3895/gi.v16n4
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237644531105792