RELACIONAMENTOS INTERORGANIZACIONAIS COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gohr, Cláudia Fabiana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Meira, Luanna Castro, Reul, Lívia Maria Albuquerque, Firmino, Priscila Rolim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2848
Resumo: O principal objetivo deste artigo é analisar de que forma os relacionamentos interorganizacionais em cadeias de suprimentos contribuem para o desenvolvimento de vantagens competitivas, utilizando como abordagem teórica a visão relacional. A visão relacional considera que nos relacionamentos interorganizacionais as empresas trocam recursos que permitem o desenvolvimento de rendas relacionais e, tais rendas levam ao desenvolvimento de vantagens competitivas. A abordagem metodológica foi o estudo de caso, em que foram estudadas duas empresas de uma cadeia do setor cerâmico, representado por uma empresa focal e um fornecedor de grande importância para as suas operações. A principal técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada dirigida aos gerentes das empresas. Para analisar o relacionamento entre as duas empresas foram definidas as seguintes categorias de análise: contratos, critérios de seleção de parceiros, investimentos em ativos específicos de relacionamento e intercâmbio de recursos e capacidades. Pode-se concluir que as duas empresas procuram ampliar a sua vantagem devido ao forte relacionamento que as duas possuem entre si, principalmente em função da forma em que são feitos os contratos (muitos deles baseados na confiança existente na relação), da forma de seleção dos parceiros, dos investimentos que foram feitos na relação e do compartilhamento de recursos e capacidades. As duas empresas obtiveram ganhos relacionais, pois, por meio do investimento feito pela empresa fornecedora, foi possível ampliar a sua rede de clientes em relação aos seus concorrentes. Já empresa focal reduziu os seus custos e o seu preço de venda, configurando, dessa forma em ganhos relacionais. 
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