Proposta de modelo de avaliação e diagnóstico de níveis de maturidade em gestão do conhecimento em instituições de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Claudio Vieira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mattos, Max Cirino de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/11668
Resumo: Uma das características da sociedade do conhecimento é a busca constante pela inovação, produtividade e competitividade sustentável, fazendo uso do conhecimento disponível. Este artigo apresenta proposta de modelo de avaliação para diagnosticar os níveis de maturidade em Gestão do Conhecimento (GC) em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. Sua construção foi baseada em 15 artigos que criaram modelos de avaliação de nível de maturidade em GC. Embora os processos de conhecimento serem abrangentes e complexos, este estudo demonstra que é possível, através da utilização de modelo de diagnóstico, contribuir com a melhoria contínua destes processos por meio da identificação dos pontos fortes e fracos que são percebidos em oito dimensões organizacionais: Liderança, Processo, Pessoas, Tecnologia, Processos de conhecimento, Aprendizagem e inovação, Resultados da gestão do conhecimento (GC) e Inovação na educaçã.
id UTFPR-5_19c1452e1c229a596a6c4ff089872c73
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/11668
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling Proposta de modelo de avaliação e diagnóstico de níveis de maturidade em gestão do conhecimento em instituições de ensino superior60201002gestão do conhecimento; níveis de maturidade em gestão do conhecimento; modelo de maturidade em gestão do conhecimento; gestão universitária; indicadores de maturidade;Uma das características da sociedade do conhecimento é a busca constante pela inovação, produtividade e competitividade sustentável, fazendo uso do conhecimento disponível. Este artigo apresenta proposta de modelo de avaliação para diagnosticar os níveis de maturidade em Gestão do Conhecimento (GC) em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. Sua construção foi baseada em 15 artigos que criaram modelos de avaliação de nível de maturidade em GC. Embora os processos de conhecimento serem abrangentes e complexos, este estudo demonstra que é possível, através da utilização de modelo de diagnóstico, contribuir com a melhoria contínua destes processos por meio da identificação dos pontos fortes e fracos que são percebidos em oito dimensões organizacionais: Liderança, Processo, Pessoas, Tecnologia, Processos de conhecimento, Aprendizagem e inovação, Resultados da gestão do conhecimento (GC) e Inovação na educaçã.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Rios, Claudio VieiraMattos, Max Cirino de2020-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1166810.3895/gi.v16n4.11668Revista Gestão Industrial; v. 16, n. 4 (2020)1808-044810.3895/gi.v16n4reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/11668/7921Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-16T15:38:26Zoai:periodicos.utfpr:article/11668Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2020-11-16T15:38:26Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de modelo de avaliação e diagnóstico de níveis de maturidade em gestão do conhecimento em instituições de ensino superior
title Proposta de modelo de avaliação e diagnóstico de níveis de maturidade em gestão do conhecimento em instituições de ensino superior
spellingShingle Proposta de modelo de avaliação e diagnóstico de níveis de maturidade em gestão do conhecimento em instituições de ensino superior
Rios, Claudio Vieira
60201002
gestão do conhecimento; níveis de maturidade em gestão do conhecimento; modelo de maturidade em gestão do conhecimento; gestão universitária; indicadores de maturidade;
title_short Proposta de modelo de avaliação e diagnóstico de níveis de maturidade em gestão do conhecimento em instituições de ensino superior
title_full Proposta de modelo de avaliação e diagnóstico de níveis de maturidade em gestão do conhecimento em instituições de ensino superior
title_fullStr Proposta de modelo de avaliação e diagnóstico de níveis de maturidade em gestão do conhecimento em instituições de ensino superior
title_full_unstemmed Proposta de modelo de avaliação e diagnóstico de níveis de maturidade em gestão do conhecimento em instituições de ensino superior
title_sort Proposta de modelo de avaliação e diagnóstico de níveis de maturidade em gestão do conhecimento em instituições de ensino superior
author Rios, Claudio Vieira
author_facet Rios, Claudio Vieira
Mattos, Max Cirino de
author_role author
author2 Mattos, Max Cirino de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios, Claudio Vieira
Mattos, Max Cirino de
dc.subject.por.fl_str_mv 60201002
gestão do conhecimento; níveis de maturidade em gestão do conhecimento; modelo de maturidade em gestão do conhecimento; gestão universitária; indicadores de maturidade;
topic 60201002
gestão do conhecimento; níveis de maturidade em gestão do conhecimento; modelo de maturidade em gestão do conhecimento; gestão universitária; indicadores de maturidade;
description Uma das características da sociedade do conhecimento é a busca constante pela inovação, produtividade e competitividade sustentável, fazendo uso do conhecimento disponível. Este artigo apresenta proposta de modelo de avaliação para diagnosticar os níveis de maturidade em Gestão do Conhecimento (GC) em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. Sua construção foi baseada em 15 artigos que criaram modelos de avaliação de nível de maturidade em GC. Embora os processos de conhecimento serem abrangentes e complexos, este estudo demonstra que é possível, através da utilização de modelo de diagnóstico, contribuir com a melhoria contínua destes processos por meio da identificação dos pontos fortes e fracos que são percebidos em oito dimensões organizacionais: Liderança, Processo, Pessoas, Tecnologia, Processos de conhecimento, Aprendizagem e inovação, Resultados da gestão do conhecimento (GC) e Inovação na educaçã.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/11668
10.3895/gi.v16n4.11668
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/11668
identifier_str_mv 10.3895/gi.v16n4.11668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/11668/7921
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 16, n. 4 (2020)
1808-0448
10.3895/gi.v16n4
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237645045956608