Proposta de modelo de avaliação e diagnóstico de níveis de maturidade em gestão do conhecimento em instituições de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/11668 |
Resumo: | Uma das características da sociedade do conhecimento é a busca constante pela inovação, produtividade e competitividade sustentável, fazendo uso do conhecimento disponível. Este artigo apresenta proposta de modelo de avaliação para diagnosticar os níveis de maturidade em Gestão do Conhecimento (GC) em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. Sua construção foi baseada em 15 artigos que criaram modelos de avaliação de nível de maturidade em GC. Embora os processos de conhecimento serem abrangentes e complexos, este estudo demonstra que é possível, através da utilização de modelo de diagnóstico, contribuir com a melhoria contínua destes processos por meio da identificação dos pontos fortes e fracos que são percebidos em oito dimensões organizacionais: Liderança, Processo, Pessoas, Tecnologia, Processos de conhecimento, Aprendizagem e inovação, Resultados da gestão do conhecimento (GC) e Inovação na educaçã. |
id |
UTFPR-5_19c1452e1c229a596a6c4ff089872c73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/11668 |
network_acronym_str |
UTFPR-5 |
network_name_str |
Revista Gestão Industrial |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de modelo de avaliação e diagnóstico de níveis de maturidade em gestão do conhecimento em instituições de ensino superior60201002gestão do conhecimento; níveis de maturidade em gestão do conhecimento; modelo de maturidade em gestão do conhecimento; gestão universitária; indicadores de maturidade;Uma das características da sociedade do conhecimento é a busca constante pela inovação, produtividade e competitividade sustentável, fazendo uso do conhecimento disponível. Este artigo apresenta proposta de modelo de avaliação para diagnosticar os níveis de maturidade em Gestão do Conhecimento (GC) em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. Sua construção foi baseada em 15 artigos que criaram modelos de avaliação de nível de maturidade em GC. Embora os processos de conhecimento serem abrangentes e complexos, este estudo demonstra que é possível, através da utilização de modelo de diagnóstico, contribuir com a melhoria contínua destes processos por meio da identificação dos pontos fortes e fracos que são percebidos em oito dimensões organizacionais: Liderança, Processo, Pessoas, Tecnologia, Processos de conhecimento, Aprendizagem e inovação, Resultados da gestão do conhecimento (GC) e Inovação na educaçã.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Rios, Claudio VieiraMattos, Max Cirino de2020-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1166810.3895/gi.v16n4.11668Revista Gestão Industrial; v. 16, n. 4 (2020)1808-044810.3895/gi.v16n4reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/11668/7921Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-16T15:38:26Zoai:periodicos.utfpr:article/11668Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2020-11-16T15:38:26Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de modelo de avaliação e diagnóstico de níveis de maturidade em gestão do conhecimento em instituições de ensino superior |
title |
Proposta de modelo de avaliação e diagnóstico de níveis de maturidade em gestão do conhecimento em instituições de ensino superior |
spellingShingle |
Proposta de modelo de avaliação e diagnóstico de níveis de maturidade em gestão do conhecimento em instituições de ensino superior Rios, Claudio Vieira 60201002 gestão do conhecimento; níveis de maturidade em gestão do conhecimento; modelo de maturidade em gestão do conhecimento; gestão universitária; indicadores de maturidade; |
title_short |
Proposta de modelo de avaliação e diagnóstico de níveis de maturidade em gestão do conhecimento em instituições de ensino superior |
title_full |
Proposta de modelo de avaliação e diagnóstico de níveis de maturidade em gestão do conhecimento em instituições de ensino superior |
title_fullStr |
Proposta de modelo de avaliação e diagnóstico de níveis de maturidade em gestão do conhecimento em instituições de ensino superior |
title_full_unstemmed |
Proposta de modelo de avaliação e diagnóstico de níveis de maturidade em gestão do conhecimento em instituições de ensino superior |
title_sort |
Proposta de modelo de avaliação e diagnóstico de níveis de maturidade em gestão do conhecimento em instituições de ensino superior |
author |
Rios, Claudio Vieira |
author_facet |
Rios, Claudio Vieira Mattos, Max Cirino de |
author_role |
author |
author2 |
Mattos, Max Cirino de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rios, Claudio Vieira Mattos, Max Cirino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
60201002 gestão do conhecimento; níveis de maturidade em gestão do conhecimento; modelo de maturidade em gestão do conhecimento; gestão universitária; indicadores de maturidade; |
topic |
60201002 gestão do conhecimento; níveis de maturidade em gestão do conhecimento; modelo de maturidade em gestão do conhecimento; gestão universitária; indicadores de maturidade; |
description |
Uma das características da sociedade do conhecimento é a busca constante pela inovação, produtividade e competitividade sustentável, fazendo uso do conhecimento disponível. Este artigo apresenta proposta de modelo de avaliação para diagnosticar os níveis de maturidade em Gestão do Conhecimento (GC) em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. Sua construção foi baseada em 15 artigos que criaram modelos de avaliação de nível de maturidade em GC. Embora os processos de conhecimento serem abrangentes e complexos, este estudo demonstra que é possível, através da utilização de modelo de diagnóstico, contribuir com a melhoria contínua destes processos por meio da identificação dos pontos fortes e fracos que são percebidos em oito dimensões organizacionais: Liderança, Processo, Pessoas, Tecnologia, Processos de conhecimento, Aprendizagem e inovação, Resultados da gestão do conhecimento (GC) e Inovação na educaçã. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/11668 10.3895/gi.v16n4.11668 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/11668 |
identifier_str_mv |
10.3895/gi.v16n4.11668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/11668/7921 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial; v. 16, n. 4 (2020) 1808-0448 10.3895/gi.v16n4 reponame:Revista Gestão Industrial instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Gestão Industrial |
collection |
Revista Gestão Industrial |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistagi@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237645045956608 |