ANÁLISE DOS IMPACTOS DE CHOQUES EM PREÇOS DE INSUMOS: UMA APLICAÇÃO AOS CUSTOS COM TRIPULAÇÃO DE COMPANHIAS AÉREAS
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1818 |
Resumo: | Este trabalho examina os impactos de choques nos custos com tripulação na competição entre companhias aéreas com produto diferenciado e assimetrias com relação ao tamanho da operação. Esse assunto tem sido frequentemente discutido no contexto dos pleitos dos sindicatos de aeronautas e aeroviários por maiores salários e melhores condições de trabalho, tanto no Brasil quanto em outros países. Em especial, no transporte aéreo, estudos indicam que o poder de pressão dos sindicatos pode ser elevado em relação a outras indústrias, por conta das especificidades da organização industrial do setor. Diante disso, foram realizadas simulações numéricas utilizando parâmetros estimados econometricamente para cenários com diferentes hipóteses relativas às economias de densidade. Os resultados indicam que, em uma situação de aumento exógeno nos salários, uma pequena companhia aérea é sempre mais impactada do que uma grande companhia aérea. Em um regime de fortes economias de densidade, a empresa menor incorre em maiores perdas de lucratividade. Essa situação é amenizada na presença de economias de densidade fracas. Conclusões finais sugerem que a competição entre as companhias aéreas é enfraquecida pelo fato de empresas menores terem um baixo poder de barganha junto aos sindicatos. |
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ANÁLISE DOS IMPACTOS DE CHOQUES EM PREÇOS DE INSUMOS: UMA APLICAÇÃO AOS CUSTOS COM TRIPULAÇÃO DE COMPANHIAS AÉREASOrganização Industrial; Modelagem Empírica; Transporte Aéreo; Custos; EconometriaEste trabalho examina os impactos de choques nos custos com tripulação na competição entre companhias aéreas com produto diferenciado e assimetrias com relação ao tamanho da operação. Esse assunto tem sido frequentemente discutido no contexto dos pleitos dos sindicatos de aeronautas e aeroviários por maiores salários e melhores condições de trabalho, tanto no Brasil quanto em outros países. Em especial, no transporte aéreo, estudos indicam que o poder de pressão dos sindicatos pode ser elevado em relação a outras indústrias, por conta das especificidades da organização industrial do setor. Diante disso, foram realizadas simulações numéricas utilizando parâmetros estimados econometricamente para cenários com diferentes hipóteses relativas às economias de densidade. Os resultados indicam que, em uma situação de aumento exógeno nos salários, uma pequena companhia aérea é sempre mais impactada do que uma grande companhia aérea. Em um regime de fortes economias de densidade, a empresa menor incorre em maiores perdas de lucratividade. Essa situação é amenizada na presença de economias de densidade fracas. Conclusões finais sugerem que a competição entre as companhias aéreas é enfraquecida pelo fato de empresas menores terem um baixo poder de barganha junto aos sindicatos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Melo Filho, Cicero RodriguesMarques de Oliveira, Alessandro Vinícius2015-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/181810.3895/gi.v11n1.1818Revista Gestão Industrial; v. 11, n. 1 (2015)1808-044810.3895/gi.v11n1reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1818/1943Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T21:34:19Zoai:periodicos.utfpr:article/1818Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2015-04-08T21:34:19Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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