INCERTEZA DE PORTFÓLIO DE PROJETOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Renato de Oliveira
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Laurindo, Fernando José Barbin, Pereira, Priscila Santiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/30
Resumo: Os métodos de composição de carteira de projetos costumam destacar a importância da incerteza como variável do processo. Em geral, a avaliação da incerteza é feita para os projetos de forma individual. Tanto no que se refere à incerteza em relação aos recursos necessários como também à incerteza associada aos resultados a serem alcançados. O gerente dos gerentes de projetos é responsável por todos os projetos (e seus gerentes) e está disposto a assumir (e até conta) com algum grau de insucessos individuais nos projetos sob sua responsabilidade, mas seu interesse final é no resultado global do conjunto de projetos em desenvolvimento. Assim, na construção de uma carteira de projetos é muito importante uma avaliação da incerteza das alternativas possíveis da carteira de desenvolvimento – incerteza associada a um conjunto particular de projetos. Este artigo retoma a proposta de Moraes e Laurindo (2004) para composição de carteira de desenvolvimento ampliando o tratamento dado à incerteza dos projetos da carteira. O uso de Fatores Críticos de Sucesso – FCS (ROCKART, 1979) é substituído pelo Modelo de Gaps (SLACK et all, 1996). Além disto, a estimativa do impacto de cada projeto sob os indicadores de desempenho organizacional é feita através de três cenários distintos: pessimista, mais provável, e otimista. A avaliação das diferentes combinações possíveis entre os projetos permite avaliar a probabilidade dos diferentes impactos que a carteira pode ter sobre os indicadores de desempenho organizacional.
id UTFPR-5_3356b8efebc26735e6515c5a6e5e009c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/30
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling INCERTEZA DE PORTFÓLIO DE PROJETOSOs métodos de composição de carteira de projetos costumam destacar a importância da incerteza como variável do processo. Em geral, a avaliação da incerteza é feita para os projetos de forma individual. Tanto no que se refere à incerteza em relação aos recursos necessários como também à incerteza associada aos resultados a serem alcançados. O gerente dos gerentes de projetos é responsável por todos os projetos (e seus gerentes) e está disposto a assumir (e até conta) com algum grau de insucessos individuais nos projetos sob sua responsabilidade, mas seu interesse final é no resultado global do conjunto de projetos em desenvolvimento. Assim, na construção de uma carteira de projetos é muito importante uma avaliação da incerteza das alternativas possíveis da carteira de desenvolvimento – incerteza associada a um conjunto particular de projetos. Este artigo retoma a proposta de Moraes e Laurindo (2004) para composição de carteira de desenvolvimento ampliando o tratamento dado à incerteza dos projetos da carteira. O uso de Fatores Críticos de Sucesso – FCS (ROCKART, 1979) é substituído pelo Modelo de Gaps (SLACK et all, 1996). Além disto, a estimativa do impacto de cada projeto sob os indicadores de desempenho organizacional é feita através de três cenários distintos: pessimista, mais provável, e otimista. A avaliação das diferentes combinações possíveis entre os projetos permite avaliar a probabilidade dos diferentes impactos que a carteira pode ter sobre os indicadores de desempenho organizacional.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Moraes, Renato de OliveiraLaurindo, Fernando José BarbinPereira, Priscila Santiago2008-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3010.3895/S1808-04482008000100003Revista Gestão Industrial; v. 4, n. 1 (2008)1808-044810.3895/S1808-044820080001reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/30/27Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-24T16:26:30Zoai:periodicos.utfpr:article/30Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2008-10-24T16:26:30Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv INCERTEZA DE PORTFÓLIO DE PROJETOS
title INCERTEZA DE PORTFÓLIO DE PROJETOS
spellingShingle INCERTEZA DE PORTFÓLIO DE PROJETOS
Moraes, Renato de Oliveira
title_short INCERTEZA DE PORTFÓLIO DE PROJETOS
title_full INCERTEZA DE PORTFÓLIO DE PROJETOS
title_fullStr INCERTEZA DE PORTFÓLIO DE PROJETOS
title_full_unstemmed INCERTEZA DE PORTFÓLIO DE PROJETOS
title_sort INCERTEZA DE PORTFÓLIO DE PROJETOS
author Moraes, Renato de Oliveira
author_facet Moraes, Renato de Oliveira
Laurindo, Fernando José Barbin
Pereira, Priscila Santiago
author_role author
author2 Laurindo, Fernando José Barbin
Pereira, Priscila Santiago
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Renato de Oliveira
Laurindo, Fernando José Barbin
Pereira, Priscila Santiago
description Os métodos de composição de carteira de projetos costumam destacar a importância da incerteza como variável do processo. Em geral, a avaliação da incerteza é feita para os projetos de forma individual. Tanto no que se refere à incerteza em relação aos recursos necessários como também à incerteza associada aos resultados a serem alcançados. O gerente dos gerentes de projetos é responsável por todos os projetos (e seus gerentes) e está disposto a assumir (e até conta) com algum grau de insucessos individuais nos projetos sob sua responsabilidade, mas seu interesse final é no resultado global do conjunto de projetos em desenvolvimento. Assim, na construção de uma carteira de projetos é muito importante uma avaliação da incerteza das alternativas possíveis da carteira de desenvolvimento – incerteza associada a um conjunto particular de projetos. Este artigo retoma a proposta de Moraes e Laurindo (2004) para composição de carteira de desenvolvimento ampliando o tratamento dado à incerteza dos projetos da carteira. O uso de Fatores Críticos de Sucesso – FCS (ROCKART, 1979) é substituído pelo Modelo de Gaps (SLACK et all, 1996). Além disto, a estimativa do impacto de cada projeto sob os indicadores de desempenho organizacional é feita através de três cenários distintos: pessimista, mais provável, e otimista. A avaliação das diferentes combinações possíveis entre os projetos permite avaliar a probabilidade dos diferentes impactos que a carteira pode ter sobre os indicadores de desempenho organizacional.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/30
10.3895/S1808-04482008000100003
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/30
identifier_str_mv 10.3895/S1808-04482008000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/30/27
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 4, n. 1 (2008)
1808-0448
10.3895/S1808-044820080001
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237644030935040