POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO EM AGROINDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA NO ESTADO DA PARAÍBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Maria de Fátima Nóbrega
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cândido, Gesinaldo Ataíde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1156
Resumo: Nos últimos anos, os aspectos relacionados aos problemas ambientais e à utilização dos recursos naturais passaram a ser uma preocupação das empresas tanto em termos de oportunidade para melhorar a sua forma de atuação, como oportunidade de negócios, como contribuir para a sustentabilidade. Neste sentido é que surgem os modelos e as ferramentas de gestão ambiental, dentre elas, a responsabilidade social corporativa, aplicada dentro de uma postura estratégica. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é identificar o posicionamento estratégico utilizado por uma destilaria de álcool, com vistas à responsabilidade social corporativa. Para o alcance desse objetivo, utilizou-se o modelo Estrutura-Conduta-Performance-Ambiental de Abreu (2011). Foi realizada uma pesquisa descritiva e de campo onde se realizou um estudo de caso numa destilaria de álcool no Estado da Paraíba. As técnicas utilizadas na pesquisa foram: pesquisa bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas e observação não-participante. Os resultados constataram uma conduta ambiental intermediária da empresa e que, quando se correlaciona essa conduta ambiental com as pressões da estrutura da indústria, a empresa encontra-se num posicionamento estratégico ambiental oportunista.
id UTFPR-5_42936cad48e27aa302e4035692d91600
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1156
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO EM AGROINDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA NO ESTADO DA PARAÍBAG Estratégica e Organizacional Nos últimos anos, os aspectos relacionados aos problemas ambientais e à utilização dos recursos naturais passaram a ser uma preocupação das empresas tanto em termos de oportunidade para melhorar a sua forma de atuação, como oportunidade de negócios, como contribuir para a sustentabilidade. Neste sentido é que surgem os modelos e as ferramentas de gestão ambiental, dentre elas, a responsabilidade social corporativa, aplicada dentro de uma postura estratégica. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é identificar o posicionamento estratégico utilizado por uma destilaria de álcool, com vistas à responsabilidade social corporativa. Para o alcance desse objetivo, utilizou-se o modelo Estrutura-Conduta-Performance-Ambiental de Abreu (2011). Foi realizada uma pesquisa descritiva e de campo onde se realizou um estudo de caso numa destilaria de álcool no Estado da Paraíba. As técnicas utilizadas na pesquisa foram: pesquisa bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas e observação não-participante. Os resultados constataram uma conduta ambiental intermediária da empresa e que, quando se correlaciona essa conduta ambiental com as pressões da estrutura da indústria, a empresa encontra-se num posicionamento estratégico ambiental oportunista. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Barbosa, Maria de Fátima NóbregaCândido, Gesinaldo Ataíde2012-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/115610.3895/S1808-04482012000200005Revista Gestão Industrial; v. 8, n. 2 (2012)1808-044810.3895/S1808-044820120002reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1156/833https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/1156/122Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-22T19:31:51Zoai:periodicos.utfpr:article/1156Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2012-08-22T19:31:51Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO EM AGROINDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA NO ESTADO DA PARAÍBA
title POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO EM AGROINDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA NO ESTADO DA PARAÍBA
spellingShingle POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO EM AGROINDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA NO ESTADO DA PARAÍBA
Barbosa, Maria de Fátima Nóbrega
G Estratégica e Organizacional
title_short POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO EM AGROINDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA NO ESTADO DA PARAÍBA
title_full POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO EM AGROINDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA NO ESTADO DA PARAÍBA
title_fullStr POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO EM AGROINDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA NO ESTADO DA PARAÍBA
title_full_unstemmed POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO EM AGROINDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA NO ESTADO DA PARAÍBA
title_sort POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO EM AGROINDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA NO ESTADO DA PARAÍBA
author Barbosa, Maria de Fátima Nóbrega
author_facet Barbosa, Maria de Fátima Nóbrega
Cândido, Gesinaldo Ataíde
author_role author
author2 Cândido, Gesinaldo Ataíde
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Maria de Fátima Nóbrega
Cândido, Gesinaldo Ataíde
dc.subject.por.fl_str_mv G Estratégica e Organizacional
topic G Estratégica e Organizacional
description Nos últimos anos, os aspectos relacionados aos problemas ambientais e à utilização dos recursos naturais passaram a ser uma preocupação das empresas tanto em termos de oportunidade para melhorar a sua forma de atuação, como oportunidade de negócios, como contribuir para a sustentabilidade. Neste sentido é que surgem os modelos e as ferramentas de gestão ambiental, dentre elas, a responsabilidade social corporativa, aplicada dentro de uma postura estratégica. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é identificar o posicionamento estratégico utilizado por uma destilaria de álcool, com vistas à responsabilidade social corporativa. Para o alcance desse objetivo, utilizou-se o modelo Estrutura-Conduta-Performance-Ambiental de Abreu (2011). Foi realizada uma pesquisa descritiva e de campo onde se realizou um estudo de caso numa destilaria de álcool no Estado da Paraíba. As técnicas utilizadas na pesquisa foram: pesquisa bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas e observação não-participante. Os resultados constataram uma conduta ambiental intermediária da empresa e que, quando se correlaciona essa conduta ambiental com as pressões da estrutura da indústria, a empresa encontra-se num posicionamento estratégico ambiental oportunista.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1156
10.3895/S1808-04482012000200005
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1156
identifier_str_mv 10.3895/S1808-04482012000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1156/833
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/1156/122
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 8, n. 2 (2012)
1808-0448
10.3895/S1808-044820120002
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237644104335360