Personalização e padronização em serviços profissionais: um estudo de caso em uma empresa de consultoria de gestão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
DOI: | 10.3895/gi.v12n2.3801 |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3801 |
Resumo: | As empresas de consultoria de gestão são caracterizadas como intensivas em conhecimento, com alto nível de interação com os clientes, alto grau de discrição dos funcionários, alta complexidade das atividades desenvolvidas e alto grau de personalização. Portanto, são caracterizadas como prestadoras de serviços personalizados ou pouco padronizados. A despeito desta caracterização, algumas empresas deste setor expandiram de maneira intensa por meio da criação de um portfólio delimitado de produtos ou soluções. Esta forma de atuação coloca em questão a forma como estas empresas são classificadas. Portanto, o presente artigo busca compreender o clássico trade-offentre a personalização e a padronização de serviços para empresas deste tipo. Para tanto, utilizando-se do estudo de múltiplos casos, três casos de aplicação de uma mesma solução foram analisados em relação à dezessete parâmetros selecionados. Verificou-se que o serviço é desenvolvido para atender às necessidades e especificações de cada um de seus clientes de modo personalizado, entretanto o modo de implementação da solução é padronizado. Constatou-se que a personalização de serviços pode ser vista como um resultado da combinação de produtos e processos, sendo alguns deles padronizados e outros personalizados. |
id |
UTFPR-5_4b886c0a79cde65fd445a4b634332a4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/3801 |
network_acronym_str |
UTFPR-5 |
network_name_str |
Revista Gestão Industrial |
spelling |
Personalização e padronização em serviços profissionais: um estudo de caso em uma empresa de consultoria de gestãoGestão de Operações em ServiçosPlanejamento, Projeto e Controle de Sistemas de ProduçãoAs empresas de consultoria de gestão são caracterizadas como intensivas em conhecimento, com alto nível de interação com os clientes, alto grau de discrição dos funcionários, alta complexidade das atividades desenvolvidas e alto grau de personalização. Portanto, são caracterizadas como prestadoras de serviços personalizados ou pouco padronizados. A despeito desta caracterização, algumas empresas deste setor expandiram de maneira intensa por meio da criação de um portfólio delimitado de produtos ou soluções. Esta forma de atuação coloca em questão a forma como estas empresas são classificadas. Portanto, o presente artigo busca compreender o clássico trade-offentre a personalização e a padronização de serviços para empresas deste tipo. Para tanto, utilizando-se do estudo de múltiplos casos, três casos de aplicação de uma mesma solução foram analisados em relação à dezessete parâmetros selecionados. Verificou-se que o serviço é desenvolvido para atender às necessidades e especificações de cada um de seus clientes de modo personalizado, entretanto o modo de implementação da solução é padronizado. Constatou-se que a personalização de serviços pode ser vista como um resultado da combinação de produtos e processos, sendo alguns deles padronizados e outros personalizados. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Vieira, Daniela FragaGontijo, Julia MiragliaTorres Júnior, Noel2016-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/380110.3895/gi.v12n2.3801Revista Gestão Industrial; v. 12, n. 2 (2016)1808-044810.3895/gi.v12n2reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3801/2853Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-07T15:19:04Zoai:periodicos.utfpr:article/3801Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2019-10-07T15:19:04Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Personalização e padronização em serviços profissionais: um estudo de caso em uma empresa de consultoria de gestão |
title |
Personalização e padronização em serviços profissionais: um estudo de caso em uma empresa de consultoria de gestão |
spellingShingle |
Personalização e padronização em serviços profissionais: um estudo de caso em uma empresa de consultoria de gestão Personalização e padronização em serviços profissionais: um estudo de caso em uma empresa de consultoria de gestão Vieira, Daniela Fraga Gestão de Operações em Serviços Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção Vieira, Daniela Fraga Gestão de Operações em Serviços Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção |
title_short |
Personalização e padronização em serviços profissionais: um estudo de caso em uma empresa de consultoria de gestão |
title_full |
Personalização e padronização em serviços profissionais: um estudo de caso em uma empresa de consultoria de gestão |
title_fullStr |
Personalização e padronização em serviços profissionais: um estudo de caso em uma empresa de consultoria de gestão Personalização e padronização em serviços profissionais: um estudo de caso em uma empresa de consultoria de gestão |
title_full_unstemmed |
Personalização e padronização em serviços profissionais: um estudo de caso em uma empresa de consultoria de gestão Personalização e padronização em serviços profissionais: um estudo de caso em uma empresa de consultoria de gestão |
title_sort |
Personalização e padronização em serviços profissionais: um estudo de caso em uma empresa de consultoria de gestão |
author |
Vieira, Daniela Fraga |
author_facet |
Vieira, Daniela Fraga Vieira, Daniela Fraga Gontijo, Julia Miraglia Torres Júnior, Noel Gontijo, Julia Miraglia Torres Júnior, Noel |
author_role |
author |
author2 |
Gontijo, Julia Miraglia Torres Júnior, Noel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Daniela Fraga Gontijo, Julia Miraglia Torres Júnior, Noel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de Operações em Serviços Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção |
topic |
Gestão de Operações em Serviços Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção |
description |
As empresas de consultoria de gestão são caracterizadas como intensivas em conhecimento, com alto nível de interação com os clientes, alto grau de discrição dos funcionários, alta complexidade das atividades desenvolvidas e alto grau de personalização. Portanto, são caracterizadas como prestadoras de serviços personalizados ou pouco padronizados. A despeito desta caracterização, algumas empresas deste setor expandiram de maneira intensa por meio da criação de um portfólio delimitado de produtos ou soluções. Esta forma de atuação coloca em questão a forma como estas empresas são classificadas. Portanto, o presente artigo busca compreender o clássico trade-offentre a personalização e a padronização de serviços para empresas deste tipo. Para tanto, utilizando-se do estudo de múltiplos casos, três casos de aplicação de uma mesma solução foram analisados em relação à dezessete parâmetros selecionados. Verificou-se que o serviço é desenvolvido para atender às necessidades e especificações de cada um de seus clientes de modo personalizado, entretanto o modo de implementação da solução é padronizado. Constatou-se que a personalização de serviços pode ser vista como um resultado da combinação de produtos e processos, sendo alguns deles padronizados e outros personalizados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3801 10.3895/gi.v12n2.3801 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3801 |
identifier_str_mv |
10.3895/gi.v12n2.3801 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3801/2853 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial; v. 12, n. 2 (2016) 1808-0448 10.3895/gi.v12n2 reponame:Revista Gestão Industrial instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Gestão Industrial |
collection |
Revista Gestão Industrial |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistagi@utfpr.edu.br |
_version_ |
1822179253559492608 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.3895/gi.v12n2.3801 |