Personalização e padronização em serviços profissionais: um estudo de caso em uma empresa de consultoria de gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Daniela Fraga
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gontijo, Julia Miraglia, Torres Júnior, Noel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3801
Resumo: As empresas de consultoria de gestão são caracterizadas como intensivas em conhecimento, com alto nível de interação com os clientes, alto grau de discrição dos funcionários, alta complexidade das atividades desenvolvidas e alto grau de personalização. Portanto, são caracterizadas como prestadoras de serviços personalizados ou pouco padronizados. A despeito desta caracterização, algumas empresas deste setor expandiram de maneira intensa por meio da criação de um portfólio delimitado de produtos ou soluções. Esta forma de atuação coloca em questão a forma como estas empresas são classificadas. Portanto, o presente artigo busca compreender o clássico trade-offentre a personalização e a padronização de serviços para empresas deste tipo. Para tanto, utilizando-se do estudo de múltiplos casos, três casos de aplicação de uma mesma solução foram analisados em relação à  dezessete parâmetros selecionados. Verificou-se  que o serviço é desenvolvido para atender às necessidades e especificações de cada um de seus clientes de modo personalizado, entretanto o modo de implementação da solução é padronizado. Constatou-se que a personalização de serviços pode ser vista como um resultado da combinação de produtos e processos, sendo alguns deles padronizados e outros personalizados. 
id UTFPR-5_4b886c0a79cde65fd445a4b634332a4a
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/3801
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling Personalização e padronização em serviços profissionais: um estudo de caso em uma empresa de consultoria de gestãoGestão de Operações em ServiçosPlanejamento, Projeto e Controle de Sistemas de ProduçãoAs empresas de consultoria de gestão são caracterizadas como intensivas em conhecimento, com alto nível de interação com os clientes, alto grau de discrição dos funcionários, alta complexidade das atividades desenvolvidas e alto grau de personalização. Portanto, são caracterizadas como prestadoras de serviços personalizados ou pouco padronizados. A despeito desta caracterização, algumas empresas deste setor expandiram de maneira intensa por meio da criação de um portfólio delimitado de produtos ou soluções. Esta forma de atuação coloca em questão a forma como estas empresas são classificadas. Portanto, o presente artigo busca compreender o clássico trade-offentre a personalização e a padronização de serviços para empresas deste tipo. Para tanto, utilizando-se do estudo de múltiplos casos, três casos de aplicação de uma mesma solução foram analisados em relação à  dezessete parâmetros selecionados. Verificou-se  que o serviço é desenvolvido para atender às necessidades e especificações de cada um de seus clientes de modo personalizado, entretanto o modo de implementação da solução é padronizado. Constatou-se que a personalização de serviços pode ser vista como um resultado da combinação de produtos e processos, sendo alguns deles padronizados e outros personalizados. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Vieira, Daniela FragaGontijo, Julia MiragliaTorres Júnior, Noel2016-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/380110.3895/gi.v12n2.3801Revista Gestão Industrial; v. 12, n. 2 (2016)1808-044810.3895/gi.v12n2reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3801/2853Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-07T15:19:04Zoai:periodicos.utfpr:article/3801Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2019-10-07T15:19:04Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Personalização e padronização em serviços profissionais: um estudo de caso em uma empresa de consultoria de gestão
title Personalização e padronização em serviços profissionais: um estudo de caso em uma empresa de consultoria de gestão
spellingShingle Personalização e padronização em serviços profissionais: um estudo de caso em uma empresa de consultoria de gestão
Vieira, Daniela Fraga
Gestão de Operações em Serviços
Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção
title_short Personalização e padronização em serviços profissionais: um estudo de caso em uma empresa de consultoria de gestão
title_full Personalização e padronização em serviços profissionais: um estudo de caso em uma empresa de consultoria de gestão
title_fullStr Personalização e padronização em serviços profissionais: um estudo de caso em uma empresa de consultoria de gestão
title_full_unstemmed Personalização e padronização em serviços profissionais: um estudo de caso em uma empresa de consultoria de gestão
title_sort Personalização e padronização em serviços profissionais: um estudo de caso em uma empresa de consultoria de gestão
author Vieira, Daniela Fraga
author_facet Vieira, Daniela Fraga
Gontijo, Julia Miraglia
Torres Júnior, Noel
author_role author
author2 Gontijo, Julia Miraglia
Torres Júnior, Noel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Daniela Fraga
Gontijo, Julia Miraglia
Torres Júnior, Noel
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de Operações em Serviços
Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção
topic Gestão de Operações em Serviços
Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção
description As empresas de consultoria de gestão são caracterizadas como intensivas em conhecimento, com alto nível de interação com os clientes, alto grau de discrição dos funcionários, alta complexidade das atividades desenvolvidas e alto grau de personalização. Portanto, são caracterizadas como prestadoras de serviços personalizados ou pouco padronizados. A despeito desta caracterização, algumas empresas deste setor expandiram de maneira intensa por meio da criação de um portfólio delimitado de produtos ou soluções. Esta forma de atuação coloca em questão a forma como estas empresas são classificadas. Portanto, o presente artigo busca compreender o clássico trade-offentre a personalização e a padronização de serviços para empresas deste tipo. Para tanto, utilizando-se do estudo de múltiplos casos, três casos de aplicação de uma mesma solução foram analisados em relação à  dezessete parâmetros selecionados. Verificou-se  que o serviço é desenvolvido para atender às necessidades e especificações de cada um de seus clientes de modo personalizado, entretanto o modo de implementação da solução é padronizado. Constatou-se que a personalização de serviços pode ser vista como um resultado da combinação de produtos e processos, sendo alguns deles padronizados e outros personalizados. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3801
10.3895/gi.v12n2.3801
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3801
identifier_str_mv 10.3895/gi.v12n2.3801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3801/2853
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 12, n. 2 (2016)
1808-0448
10.3895/gi.v12n2
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237642150838272