A gestão de facilities na manutenção de uma instituição pública
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/8968 |
Resumo: | O presente artigo se propôs a investigar qual a importância da gestão de facilidades para a manutenção do bem público em uma instituição de ensino superior (UFPE). A Facility Management trata-se da gestão patrimonial e dos serviços de suporte à atividade de uma instituição, sendo um campo multidisciplinar, considerado atual em relação ao gerenciamento e manutenção de edifícios (MAURÍCIO, 2011). Assim, foi realizado um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco, especificamente no âmbito da manutenção predial. O instrumento de coleta de dados utilizado na investigação foi o questionário, o qual foi aplicado aos administradores, técnicos, gestor/fiscais de contrato e a empresa terceirizada. Os resultados demonstraram que a gestão de facilidades é essencial para a UFPE, principalmente para a manutenção do bem público, embora não seja realizada de maneira adequada pela instituição analisada, demonstrando falha de alinhamento das equipes interna (Administradores, técnicos, gestor e fiscais) e externa (empresa terceirizada). |
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A gestão de facilities na manutenção de uma instituição públicaAdministração; Gestão; Engenharia da ProduçãoGestão de facilities; Manutenção; Administração públicaO presente artigo se propôs a investigar qual a importância da gestão de facilidades para a manutenção do bem público em uma instituição de ensino superior (UFPE). A Facility Management trata-se da gestão patrimonial e dos serviços de suporte à atividade de uma instituição, sendo um campo multidisciplinar, considerado atual em relação ao gerenciamento e manutenção de edifícios (MAURÍCIO, 2011). Assim, foi realizado um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco, especificamente no âmbito da manutenção predial. O instrumento de coleta de dados utilizado na investigação foi o questionário, o qual foi aplicado aos administradores, técnicos, gestor/fiscais de contrato e a empresa terceirizada. Os resultados demonstraram que a gestão de facilidades é essencial para a UFPE, principalmente para a manutenção do bem público, embora não seja realizada de maneira adequada pela instituição analisada, demonstrando falha de alinhamento das equipes interna (Administradores, técnicos, gestor e fiscais) e externa (empresa terceirizada).Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Barbosa, Ana Maria da SilvaJerônimo, Taciana de barrosRamos, Patrícia Tatiana FerreiraSantos, Juliana Karla Rodrigues de Souza2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/896810.3895/gi.v16n3.8968Revista Gestão Industrial; v. 16, n. 3 (2020)1808-044810.3895/gi.v16n3reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/8968/7901Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-16T15:37:38Zoai:periodicos.utfpr:article/8968Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2020-11-16T15:37:38Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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