CONHECIMENTO DE ARQUITETURA DE PRODUTO COMO ELEMENTO CHAVE PARA A MANUTENÇÃO DA CAPACIDADE INOVADORA DE UMA EMPRESA – O CASO DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
DOI: | 10.3895/S1808-04482007000200006 |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/69 |
Resumo: | O Conhecimento de arquitetura de produto pode ser definido como o conhecimento requerido para unir diferentes módulos e componentes em um sistema coerente, com funcionalidade integrada. Este conhecimento seria fundamental para transformar em especificações funcionais de produtos os desejos e necessidades do mercado consumidor e assim, manter a capacidade de uma empresa inovar em determinado mercado, a partir de um dado paradigma tecnológico. Através de um estudo de caso sobre o desenvolvimento de um dos veículos populares mais vendidos no Brasil, este trabalho procura discutir como este conhecimento influencia a manutenção da capacidade de inovar de uma montadora de veículos. A conclusão é de que o conhecimento de arquitetura ainda é uma competência exclusiva das montadoras. É através desta competência que a montadora continua capaz de detectar as necessidades e desejos do mercado e traduzi-las especificações de um produto que as atenda. E os fornecedores, dentro desse mesmo paradigma tecnológico, não possuiriam essa competência. |
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CONHECIMENTO DE ARQUITETURA DE PRODUTO COMO ELEMENTO CHAVE PARA A MANUTENÇÃO DA CAPACIDADE INOVADORA DE UMA EMPRESA – O CASO DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVAO Conhecimento de arquitetura de produto pode ser definido como o conhecimento requerido para unir diferentes módulos e componentes em um sistema coerente, com funcionalidade integrada. Este conhecimento seria fundamental para transformar em especificações funcionais de produtos os desejos e necessidades do mercado consumidor e assim, manter a capacidade de uma empresa inovar em determinado mercado, a partir de um dado paradigma tecnológico. Através de um estudo de caso sobre o desenvolvimento de um dos veículos populares mais vendidos no Brasil, este trabalho procura discutir como este conhecimento influencia a manutenção da capacidade de inovar de uma montadora de veículos. A conclusão é de que o conhecimento de arquitetura ainda é uma competência exclusiva das montadoras. É através desta competência que a montadora continua capaz de detectar as necessidades e desejos do mercado e traduzi-las especificações de um produto que as atenda. E os fornecedores, dentro desse mesmo paradigma tecnológico, não possuiriam essa competência.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Mello, Adriana Marotti deMarx, Roberto2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/6910.3895/S1808-04482007000200006Revista Gestão Industrial; v. 3, n. 2 (2007)1808-044810.3895/S1808-044820070002reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/69/66Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2008-11-03T17:41:25Zoai:periodicos.utfpr:article/69Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2008-11-03T17:41:25Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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