Transporte ferroviário de cargas: estudo comparativo dos modelos existentes e proposições para o caso brasileiro
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/8823 |
Resumo: | Cada vez mais se buscam soluções para a eficiência logística no Brasil e o modal ferroviário de transporte caracteriza-se como uma opção ainda pouco utilizada. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar e propor melhorias para o setor ferroviário brasileiro através de um estudo comparativo acerca dos modelos de administração ferroviária utilizados em nível mundial. Realizou-se uma análise da eficiência dos diferentes modelos ferroviários encontrados na literatura, através da sua aplicação em diferentes países. O método utilizado na presente pesquisa foi o da Análise Envoltória de Dados (DEA), que compara entidades que realizam tarefas similares e se diferenciam pelos recursos utilizados. Com isso, identificou-se que as ferrovias brasileiras têm um desempenho satisfatório considerando os recursos que utilizam. Portanto, a melhoria desse setor no Brasil não precisa necessariamente passar pela mudança do modelo administrativo utilizado atualmente. |
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Transporte ferroviário de cargas: estudo comparativo dos modelos existentes e proposições para o caso brasileiro3.10.01.01-7 Planejamento e Organização do Sistema de TransporteTransporte Ferroviário; Modelos; EficiênciaCada vez mais se buscam soluções para a eficiência logística no Brasil e o modal ferroviário de transporte caracteriza-se como uma opção ainda pouco utilizada. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar e propor melhorias para o setor ferroviário brasileiro através de um estudo comparativo acerca dos modelos de administração ferroviária utilizados em nível mundial. Realizou-se uma análise da eficiência dos diferentes modelos ferroviários encontrados na literatura, através da sua aplicação em diferentes países. O método utilizado na presente pesquisa foi o da Análise Envoltória de Dados (DEA), que compara entidades que realizam tarefas similares e se diferenciam pelos recursos utilizados. Com isso, identificou-se que as ferrovias brasileiras têm um desempenho satisfatório considerando os recursos que utilizam. Portanto, a melhoria desse setor no Brasil não precisa necessariamente passar pela mudança do modelo administrativo utilizado atualmente.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Rosa, Alice MichelonBergmann Borges Vieira, Guilherme2019-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/882310.3895/gi.v15n2.8823Revista Gestão Industrial; v. 15, n. 2 (2019)1808-044810.3895/gi.v15n2reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/8823/6371Direitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-15T14:05:06Zoai:periodicos.utfpr:article/8823Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2020-04-15T14:05:06Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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