AS REDES DE COOPERAÇÃO COMO UM MECANISMO PARA O APRIMORAMENTO DOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO SETOR CALÇADISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holanda, Lucyanno Moreira Cardoso de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Guedes, Isabela Assis, Vasconcelos, Ana Cecília Feitosa de, Cândido, Gesinaldo Ataíde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/104
Resumo: O atual contexto organizacional é caracterizado pela mutação constante, concorrência cada vez mais acirrada e a necessidade das organizações buscarem os mecanismos e ações mais adequadas para o alcance de maior competitividade. Nesta perspectiva, o novo parâmetro para análise organizacional tem sido o conhecimento, o qual pode ser gerenciado, buscando a sua adequação para a estrutura, formas de funcionamento e as estratégias empresariais. Com este intuito, surgem vários conceitos e modelos facilitadores para as práticas da Gestão do Conhecimento que pode ser potencializado através de um contexto físico, virtual e mental que é denominado pelos japoneses de ba. Nesses espaços o conhecimento é criado, compartilhado e utilizado, o que proporciona um aumento nos níveis de solicitude entres as pessoas. Partindo desse pressuposto, o artigo mostra a percepção dos gestores atuantes no setor calçadista em Campina Grande – PB acerca da sua atuação em redes de cooperação e a existência de ba organizacionais e seus benefícios, o que contribui para a criação de um ambiente de interação de aprendizado coletivo. O estudo caracteriza-se como exploratório, com a utilização de técnicas qualitativas para coleta e análise dos dados. Os resultados apontam que a existência de características de redes de cooperação no setor tem contribuído para a formação e existência de ba organizacionais, de várias formas, com destaque para participação em feiras e exposições, viagens conjuntas; reuniões informais e ocorridas junto às instituições de apoio e utilização mais intensiva de recursos de tecnologia de informação e de comunicação.
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