ESTUDO DE CASO DOS IMPACTOS DA CRISE GLOBAL NOS CRITÉRIOS COMPETITIVOS ESTRATÉGICOS DE EMPRESAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rui, Charles
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Reche, Ricardo Antonio, Bizotto, Beatriz Lucia Salvador, Lazarrotto, Evandro, Costa, Carlos Alberto, Camargo, Maria Emília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/406
Resumo: No segundo semestre de 2008 iniciou a crise econômica que provocou a influência nos resultados organizacionais de diversas empresas. Os gestores tiveram que ser ágeis em análise, para decidir em quais critérios competitivos as empresas estavam ameaçadas e definir estratégias para estas permanecerem no mercado globalizado. O objetivo desta pesquisa foi diagnosticar quais foram as ações adotadas por duas empresas no período de crise, sob a ótica dos critérios competitivos repensando suas estratégias de operação. A metodologia utilizada foi classificada como pesquisa exploratória (estudo de caso) através de entrevistas com questões semi-estruturadas. Para esta pesquisa utilizou-se os cinco critérios competitivos abordados por Paiva et al (2004). Como objetos desta pesquisa foram selecionadas duas empresas exportadoras: uma do segmento de alimentos e outra de autopeças. Os resultados mostraram que apesar das diferenças de natureza e atuação destas empresas, as mesmas apresentaram ações com grau de significância comum e por já terem estratégias definidas antes do período da crise foram afetadas superficialmente.
id UTFPR-5_789d475a95e26609a0a6bd5d238c4f7b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/406
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling ESTUDO DE CASO DOS IMPACTOS DA CRISE GLOBAL NOS CRITÉRIOS COMPETITIVOS ESTRATÉGICOS DE EMPRESASNo segundo semestre de 2008 iniciou a crise econômica que provocou a influência nos resultados organizacionais de diversas empresas. Os gestores tiveram que ser ágeis em análise, para decidir em quais critérios competitivos as empresas estavam ameaçadas e definir estratégias para estas permanecerem no mercado globalizado. O objetivo desta pesquisa foi diagnosticar quais foram as ações adotadas por duas empresas no período de crise, sob a ótica dos critérios competitivos repensando suas estratégias de operação. A metodologia utilizada foi classificada como pesquisa exploratória (estudo de caso) através de entrevistas com questões semi-estruturadas. Para esta pesquisa utilizou-se os cinco critérios competitivos abordados por Paiva et al (2004). Como objetos desta pesquisa foram selecionadas duas empresas exportadoras: uma do segmento de alimentos e outra de autopeças. Os resultados mostraram que apesar das diferenças de natureza e atuação destas empresas, as mesmas apresentaram ações com grau de significância comum e por já terem estratégias definidas antes do período da crise foram afetadas superficialmente.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Rui, CharlesReche, Ricardo AntonioBizotto, Beatriz Lucia SalvadorLazarrotto, EvandroCosta, Carlos AlbertoCamargo, Maria Emília2011-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/40610.3895/S1808-04482011000100002Revista Gestão Industrial; v. 7, n. 1 (2011)1808-044810.3895/S1808-044820110001reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/406/631Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2011-04-15T15:29:09Zoai:periodicos.utfpr:article/406Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2011-04-15T15:29:09Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DE CASO DOS IMPACTOS DA CRISE GLOBAL NOS CRITÉRIOS COMPETITIVOS ESTRATÉGICOS DE EMPRESAS
title ESTUDO DE CASO DOS IMPACTOS DA CRISE GLOBAL NOS CRITÉRIOS COMPETITIVOS ESTRATÉGICOS DE EMPRESAS
spellingShingle ESTUDO DE CASO DOS IMPACTOS DA CRISE GLOBAL NOS CRITÉRIOS COMPETITIVOS ESTRATÉGICOS DE EMPRESAS
Rui, Charles
title_short ESTUDO DE CASO DOS IMPACTOS DA CRISE GLOBAL NOS CRITÉRIOS COMPETITIVOS ESTRATÉGICOS DE EMPRESAS
title_full ESTUDO DE CASO DOS IMPACTOS DA CRISE GLOBAL NOS CRITÉRIOS COMPETITIVOS ESTRATÉGICOS DE EMPRESAS
title_fullStr ESTUDO DE CASO DOS IMPACTOS DA CRISE GLOBAL NOS CRITÉRIOS COMPETITIVOS ESTRATÉGICOS DE EMPRESAS
title_full_unstemmed ESTUDO DE CASO DOS IMPACTOS DA CRISE GLOBAL NOS CRITÉRIOS COMPETITIVOS ESTRATÉGICOS DE EMPRESAS
title_sort ESTUDO DE CASO DOS IMPACTOS DA CRISE GLOBAL NOS CRITÉRIOS COMPETITIVOS ESTRATÉGICOS DE EMPRESAS
author Rui, Charles
author_facet Rui, Charles
Reche, Ricardo Antonio
Bizotto, Beatriz Lucia Salvador
Lazarrotto, Evandro
Costa, Carlos Alberto
Camargo, Maria Emília
author_role author
author2 Reche, Ricardo Antonio
Bizotto, Beatriz Lucia Salvador
Lazarrotto, Evandro
Costa, Carlos Alberto
Camargo, Maria Emília
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rui, Charles
Reche, Ricardo Antonio
Bizotto, Beatriz Lucia Salvador
Lazarrotto, Evandro
Costa, Carlos Alberto
Camargo, Maria Emília
description No segundo semestre de 2008 iniciou a crise econômica que provocou a influência nos resultados organizacionais de diversas empresas. Os gestores tiveram que ser ágeis em análise, para decidir em quais critérios competitivos as empresas estavam ameaçadas e definir estratégias para estas permanecerem no mercado globalizado. O objetivo desta pesquisa foi diagnosticar quais foram as ações adotadas por duas empresas no período de crise, sob a ótica dos critérios competitivos repensando suas estratégias de operação. A metodologia utilizada foi classificada como pesquisa exploratória (estudo de caso) através de entrevistas com questões semi-estruturadas. Para esta pesquisa utilizou-se os cinco critérios competitivos abordados por Paiva et al (2004). Como objetos desta pesquisa foram selecionadas duas empresas exportadoras: uma do segmento de alimentos e outra de autopeças. Os resultados mostraram que apesar das diferenças de natureza e atuação destas empresas, as mesmas apresentaram ações com grau de significância comum e por já terem estratégias definidas antes do período da crise foram afetadas superficialmente.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/406
10.3895/S1808-04482011000100002
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/406
identifier_str_mv 10.3895/S1808-04482011000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/406/631
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 7, n. 1 (2011)
1808-0448
10.3895/S1808-044820110001
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237644500697088