INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE PREACTOR COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Patrícia Alcântara
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/84
Resumo: A Engenharia de Produção é a menos tecnológica, porém a mais completa das engenharias, pois além de estudar as tecnologias básicas, relaciona-se com várias outras áreas, tais como estratégia, economia e finanças, englobando um conjunto maior de conhecimentos e habilidades. Visando integralizar as teorias ensinadas em sala de aula pelos professores do 7º período do curso de graduação em Engenharia de Produção, utilizou-se o software Preactor. Os alunos são divididos em grupos e com a orientação de duas professoras, os estudos de casos são desenvolvidos durante o semestre acadêmico. A experiência dessa metodologia é relatada nesse trabalho como fonte de auxílio para outros professores que passam por situações e anseios semelhantes. As conclusões principais obtidas neste trabalho são a possibilidade da (tão desejada) prática da interdisciplinaridade aliada à percepção do aluno e ao reconhecimento das empresas do potencial dos alunos de graduação do curso de engenharia de produção
id UTFPR-5_826275b075bc370b8ba3f7eaf8e49221
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/84
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE PREACTOR COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOA Engenharia de Produção é a menos tecnológica, porém a mais completa das engenharias, pois além de estudar as tecnologias básicas, relaciona-se com várias outras áreas, tais como estratégia, economia e finanças, englobando um conjunto maior de conhecimentos e habilidades. Visando integralizar as teorias ensinadas em sala de aula pelos professores do 7º período do curso de graduação em Engenharia de Produção, utilizou-se o software Preactor. Os alunos são divididos em grupos e com a orientação de duas professoras, os estudos de casos são desenvolvidos durante o semestre acadêmico. A experiência dessa metodologia é relatada nesse trabalho como fonte de auxílio para outros professores que passam por situações e anseios semelhantes. As conclusões principais obtidas neste trabalho são a possibilidade da (tão desejada) prática da interdisciplinaridade aliada à percepção do aluno e ao reconhecimento das empresas do potencial dos alunos de graduação do curso de engenharia de produçãoUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Cardoso, Patrícia Alcântara2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/8410.3895/S1808-04482007000100009Revista Gestão Industrial; v. 3, n. 1 (2007)1808-044810.3895/S1808-044820070001reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/84/81Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2008-11-05T16:32:50Zoai:periodicos.utfpr:article/84Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2008-11-05T16:32:50Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE PREACTOR COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
title INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE PREACTOR COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
spellingShingle INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE PREACTOR COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Cardoso, Patrícia Alcântara
title_short INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE PREACTOR COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
title_full INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE PREACTOR COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
title_fullStr INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE PREACTOR COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
title_full_unstemmed INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE PREACTOR COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
title_sort INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE PREACTOR COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
author Cardoso, Patrícia Alcântara
author_facet Cardoso, Patrícia Alcântara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Patrícia Alcântara
description A Engenharia de Produção é a menos tecnológica, porém a mais completa das engenharias, pois além de estudar as tecnologias básicas, relaciona-se com várias outras áreas, tais como estratégia, economia e finanças, englobando um conjunto maior de conhecimentos e habilidades. Visando integralizar as teorias ensinadas em sala de aula pelos professores do 7º período do curso de graduação em Engenharia de Produção, utilizou-se o software Preactor. Os alunos são divididos em grupos e com a orientação de duas professoras, os estudos de casos são desenvolvidos durante o semestre acadêmico. A experiência dessa metodologia é relatada nesse trabalho como fonte de auxílio para outros professores que passam por situações e anseios semelhantes. As conclusões principais obtidas neste trabalho são a possibilidade da (tão desejada) prática da interdisciplinaridade aliada à percepção do aluno e ao reconhecimento das empresas do potencial dos alunos de graduação do curso de engenharia de produção
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/84
10.3895/S1808-04482007000100009
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/84
identifier_str_mv 10.3895/S1808-04482007000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/84/81
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 3, n. 1 (2007)
1808-0448
10.3895/S1808-044820070001
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237643587387392