INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE PREACTOR COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/84 |
Resumo: | A Engenharia de Produção é a menos tecnológica, porém a mais completa das engenharias, pois além de estudar as tecnologias básicas, relaciona-se com várias outras áreas, tais como estratégia, economia e finanças, englobando um conjunto maior de conhecimentos e habilidades. Visando integralizar as teorias ensinadas em sala de aula pelos professores do 7º período do curso de graduação em Engenharia de Produção, utilizou-se o software Preactor. Os alunos são divididos em grupos e com a orientação de duas professoras, os estudos de casos são desenvolvidos durante o semestre acadêmico. A experiência dessa metodologia é relatada nesse trabalho como fonte de auxílio para outros professores que passam por situações e anseios semelhantes. As conclusões principais obtidas neste trabalho são a possibilidade da (tão desejada) prática da interdisciplinaridade aliada à percepção do aluno e ao reconhecimento das empresas do potencial dos alunos de graduação do curso de engenharia de produção |
id |
UTFPR-5_826275b075bc370b8ba3f7eaf8e49221 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/84 |
network_acronym_str |
UTFPR-5 |
network_name_str |
Revista Gestão Industrial |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE PREACTOR COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOA Engenharia de Produção é a menos tecnológica, porém a mais completa das engenharias, pois além de estudar as tecnologias básicas, relaciona-se com várias outras áreas, tais como estratégia, economia e finanças, englobando um conjunto maior de conhecimentos e habilidades. Visando integralizar as teorias ensinadas em sala de aula pelos professores do 7º período do curso de graduação em Engenharia de Produção, utilizou-se o software Preactor. Os alunos são divididos em grupos e com a orientação de duas professoras, os estudos de casos são desenvolvidos durante o semestre acadêmico. A experiência dessa metodologia é relatada nesse trabalho como fonte de auxílio para outros professores que passam por situações e anseios semelhantes. As conclusões principais obtidas neste trabalho são a possibilidade da (tão desejada) prática da interdisciplinaridade aliada à percepção do aluno e ao reconhecimento das empresas do potencial dos alunos de graduação do curso de engenharia de produçãoUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Cardoso, Patrícia Alcântara2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/8410.3895/S1808-04482007000100009Revista Gestão Industrial; v. 3, n. 1 (2007)1808-044810.3895/S1808-044820070001reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/84/81Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2008-11-05T16:32:50Zoai:periodicos.utfpr:article/84Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2008-11-05T16:32:50Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE PREACTOR COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
title |
INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE PREACTOR COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
spellingShingle |
INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE PREACTOR COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Cardoso, Patrícia Alcântara |
title_short |
INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE PREACTOR COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
title_full |
INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE PREACTOR COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
title_fullStr |
INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE PREACTOR COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
title_full_unstemmed |
INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE PREACTOR COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
title_sort |
INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE PREACTOR COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
author |
Cardoso, Patrícia Alcântara |
author_facet |
Cardoso, Patrícia Alcântara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Patrícia Alcântara |
description |
A Engenharia de Produção é a menos tecnológica, porém a mais completa das engenharias, pois além de estudar as tecnologias básicas, relaciona-se com várias outras áreas, tais como estratégia, economia e finanças, englobando um conjunto maior de conhecimentos e habilidades. Visando integralizar as teorias ensinadas em sala de aula pelos professores do 7º período do curso de graduação em Engenharia de Produção, utilizou-se o software Preactor. Os alunos são divididos em grupos e com a orientação de duas professoras, os estudos de casos são desenvolvidos durante o semestre acadêmico. A experiência dessa metodologia é relatada nesse trabalho como fonte de auxílio para outros professores que passam por situações e anseios semelhantes. As conclusões principais obtidas neste trabalho são a possibilidade da (tão desejada) prática da interdisciplinaridade aliada à percepção do aluno e ao reconhecimento das empresas do potencial dos alunos de graduação do curso de engenharia de produção |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/84 10.3895/S1808-04482007000100009 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/84 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1808-04482007000100009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/84/81 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial; v. 3, n. 1 (2007) 1808-0448 10.3895/S1808-044820070001 reponame:Revista Gestão Industrial instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Gestão Industrial |
collection |
Revista Gestão Industrial |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistagi@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237643587387392 |