O estresse térmico visto como um risco ocupacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Victor Cupertino
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Luiz Eduardo Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/8418
Resumo: Com a existência de riscos ocupacionais específicos, as questões de saúde e segurança do trabalhador passam a ser um elemento de destaque na gestão do negócio, sendo um diferencial competitivo para as indústrias. Dentre os inúmeros riscos ocupacionais existentes, o estresse térmico foi objeto deste estudo, pois tal estricção pode interferir no rendimento da produção e expor o trabalhador ao risco de acidentes, doenças ocupacionais e morte. Para que se pudesse compreender como o fator térmico influi em diversas áreas da produção – industrial e intelectual –, foram apresentados estudos de diversos pesquisadores brasileiros sobre o tema, bem como seus resultados. Observou-se que, com o avanço das pesquisas, muitos estudos foram realizados não só em câmaras climatizadas, mas também em situações reais do cotidiano, com pessoas desempenhando suas atividades rotineiras. Através de tais pesquisas, foi possível observar que o homem, sendo um animal homeotérmico, precisa manter sua temperatura constante, sofrendo influência direta da temperatura do ambiente em que se encontra. O risco de graves doenças provocadas pelo calor pode ser diminuído por meio de várias medidas para combatê-las, como a aclimatação ao calor, controle da exposição ao estresse térmico e manutenção da hidratação. Antes de qualquer índice ou norma, defende-se que todas as organizações devem enxergar o estresse térmico como um risco ocupacional de fato, buscando as condições que mais satisfaçam o homem com relação às suas sensações térmicas, trazendo maior disposição para o trabalho e a consequente melhoria da qualidade de vida.
id UTFPR-5_828e2f5567f3710ffc171e76176d16c5
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8418
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling O estresse térmico visto como um risco ocupacionalEngenharias; Engenharia de ProduçãoConforto térmico; Estresse térmico; Risco ocupacionalCom a existência de riscos ocupacionais específicos, as questões de saúde e segurança do trabalhador passam a ser um elemento de destaque na gestão do negócio, sendo um diferencial competitivo para as indústrias. Dentre os inúmeros riscos ocupacionais existentes, o estresse térmico foi objeto deste estudo, pois tal estricção pode interferir no rendimento da produção e expor o trabalhador ao risco de acidentes, doenças ocupacionais e morte. Para que se pudesse compreender como o fator térmico influi em diversas áreas da produção – industrial e intelectual –, foram apresentados estudos de diversos pesquisadores brasileiros sobre o tema, bem como seus resultados. Observou-se que, com o avanço das pesquisas, muitos estudos foram realizados não só em câmaras climatizadas, mas também em situações reais do cotidiano, com pessoas desempenhando suas atividades rotineiras. Através de tais pesquisas, foi possível observar que o homem, sendo um animal homeotérmico, precisa manter sua temperatura constante, sofrendo influência direta da temperatura do ambiente em que se encontra. O risco de graves doenças provocadas pelo calor pode ser diminuído por meio de várias medidas para combatê-las, como a aclimatação ao calor, controle da exposição ao estresse térmico e manutenção da hidratação. Antes de qualquer índice ou norma, defende-se que todas as organizações devem enxergar o estresse térmico como um risco ocupacional de fato, buscando as condições que mais satisfaçam o homem com relação às suas sensações térmicas, trazendo maior disposição para o trabalho e a consequente melhoria da qualidade de vida.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Rosa, Victor CupertinoLima, Luiz Eduardo Melo2019-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/841810.3895/gi.v15n2.8418Revista Gestão Industrial; v. 15, n. 2 (2019)1808-044810.3895/gi.v15n2reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/8418/6366Direitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-11T11:36:12Zoai:periodicos.utfpr:article/8418Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2019-07-11T11:36:12Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O estresse térmico visto como um risco ocupacional
title O estresse térmico visto como um risco ocupacional
spellingShingle O estresse térmico visto como um risco ocupacional
Rosa, Victor Cupertino
Engenharias; Engenharia de Produção
Conforto térmico; Estresse térmico; Risco ocupacional
title_short O estresse térmico visto como um risco ocupacional
title_full O estresse térmico visto como um risco ocupacional
title_fullStr O estresse térmico visto como um risco ocupacional
title_full_unstemmed O estresse térmico visto como um risco ocupacional
title_sort O estresse térmico visto como um risco ocupacional
author Rosa, Victor Cupertino
author_facet Rosa, Victor Cupertino
Lima, Luiz Eduardo Melo
author_role author
author2 Lima, Luiz Eduardo Melo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Victor Cupertino
Lima, Luiz Eduardo Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharias; Engenharia de Produção
Conforto térmico; Estresse térmico; Risco ocupacional
topic Engenharias; Engenharia de Produção
Conforto térmico; Estresse térmico; Risco ocupacional
description Com a existência de riscos ocupacionais específicos, as questões de saúde e segurança do trabalhador passam a ser um elemento de destaque na gestão do negócio, sendo um diferencial competitivo para as indústrias. Dentre os inúmeros riscos ocupacionais existentes, o estresse térmico foi objeto deste estudo, pois tal estricção pode interferir no rendimento da produção e expor o trabalhador ao risco de acidentes, doenças ocupacionais e morte. Para que se pudesse compreender como o fator térmico influi em diversas áreas da produção – industrial e intelectual –, foram apresentados estudos de diversos pesquisadores brasileiros sobre o tema, bem como seus resultados. Observou-se que, com o avanço das pesquisas, muitos estudos foram realizados não só em câmaras climatizadas, mas também em situações reais do cotidiano, com pessoas desempenhando suas atividades rotineiras. Através de tais pesquisas, foi possível observar que o homem, sendo um animal homeotérmico, precisa manter sua temperatura constante, sofrendo influência direta da temperatura do ambiente em que se encontra. O risco de graves doenças provocadas pelo calor pode ser diminuído por meio de várias medidas para combatê-las, como a aclimatação ao calor, controle da exposição ao estresse térmico e manutenção da hidratação. Antes de qualquer índice ou norma, defende-se que todas as organizações devem enxergar o estresse térmico como um risco ocupacional de fato, buscando as condições que mais satisfaçam o homem com relação às suas sensações térmicas, trazendo maior disposição para o trabalho e a consequente melhoria da qualidade de vida.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/8418
10.3895/gi.v15n2.8418
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/8418
identifier_str_mv 10.3895/gi.v15n2.8418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/8418/6366
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 15, n. 2 (2019)
1808-0448
10.3895/gi.v15n2
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237645031276544